Evolução em design, conforto e tecnologia
Salve, Motors!
Hoje vamos falar de uma máquina que está chegando para agitar o segmento de scooters de média cilindrada no Brasil: a nova Dafra Cruisym 300 2025. A Dafra, com seu faro apurado para o mercado de scooters, já havia pavimentado o caminho para as 300 cilindradas com o sucesso do Citycom, antes mesmo de muitos concorrentes. Agora, para 2025, a marca responde com uma atualização significativa, prometendo ainda mais conforto, tecnologia e um visual que, sem dúvida, não passará despercebido. A Cruisym 300 2025 chega para se solidificar como uma opção completa, tanto para o uso diário na cidade quanto para as aguardadas viagens de fim de semana.
![]() |
Imagem: Divulgação. |
Design Aprimorado e Porte Imponente
À primeira vista, a Cruisym 300 2025 se destaca pelo seu design moderno e elegante, com um porte avantajado. A nova geração mantém o estilo arrojado, mas agora com acabamentos ainda mais refinados. Podemos ver uma harmonização de ângulos vivos, com uma elegante combinação de texturas, pintura fosca e detalhes que remetem à fibra de carbono e elementos prateados.
O conjunto óptico é um show à parte, com iluminação Full LED. O foco redondo inferior e as luzes diurnas (DRLs) em diagonal permanecem como uma assinatura visual marcante. O para-brisa, que já era generoso, foi sutilmente redesenhado para otimizar a proteção aerodinâmica. Defletores nas extremidades da carenagem também reforçam o apelo esportivo da scooter. A Cruisym 300 2025 está disponível nas cores azul submarino fosco metalizado ou verde petróleo.
Praticidade e Tecnologia de Ponta
A nova Cruisym 300 não decepciona quando o assunto é praticidade e tecnologia. Ela vem equipada com uma série de recursos que facilitam o dia a dia do motociclista:
- Iluminação em LED.
- Painel Full Digital LCD.
- Controle de Tração.
- Freio ABS nas Duas Rodas.
- Carregador USB + 12V Adicional. No compartimento frontal, o porta-luvas agora oferece duas tomadas USB (uma USB-A e uma USB-C), além da tradicional 12V, um upgrade muito bem-vindo para a conectividade moderna.
Sob o banco, a Cruisym 2025 surpreende: o compartimento foi otimizado para acomodar dois capacetes fechados com maior folga, e ainda sobra espaço para uma jaqueta ou mochila pequena. O tanque de combustível, com capacidade para 12 litros (e 2,5 litros de reserva), garante uma autonomia sólida para longas jornadas.
Conforto Elevado para Piloto e Garupa
A característica de ser uma scooter larga é mantida na Cruisym 2025, transmitindo uma sensação imediata de segurança e presença. A Dafra ouviu o feedback dos pilotos, e o banco continua amplo e extremamente confortável, com excelente espaço para as pernas. Um ponto de melhoria do modelo anterior, o guidão muito próximo ao corpo, foi ajustado. No Cruisym 2025, o guidão foi ligeiramente reposicionado para proporcionar uma pilotagem mais relaxada, otimizando o conforto em qualquer situação e minimizando o contato dos cotovelos com os joelhos do garupa em manobras fechadas.
Desempenho Aprimorado para Todas as Jornadas
O coração da Cruisym 2025 é seu motor monocilíndrico de 278,3 cm³, com 4 válvulas, refrigeração líquida e injeção eletrônica. Enquanto as especificações técnicas gerais apontam para 26 cv de potência máxima a 7.500 rpm e torque de 2,67 kgf.m a 6.750 rpm, a versão aprimorada para 2025 entrega 27 cv de potência máxima. Este motor mantém a rápida resposta ao acelerador, mas agora com uma curva de torque otimizada, tornando as acelerações e retomadas ainda mais vigorosas, mesmo com o scooter pesando pouco mais de 200 quilos em ordem de marcha (o peso seco é de 179 kg).
Além disso, o motor apresenta um refinamento notável no nível de ruído e vibração, proporcionando uma jornada ainda mais agradável e uma suavidade que surpreende. Em estrada, a Cruisym 300 2025 alcança facilmente velocidades de cruzeiro de 120 km/h, com fôlego de sobra para ultrapassagens seguras, e sua velocidade máxima se aproxima dos 140 km/h no painel, confirmando sua aptidão rodoviária.
Ciclística e Suspensão: Melhorias Focadas no Conforto
A ciclística da Cruisym 300 2025 continua bem acertada, mantendo a sensação de leveza e agilidade, apesar de sua aparência robusta. Ela inclina com facilidade nas curvas e "costurar" no trânsito continua sendo uma tarefa simples. As rodas, de liga leve, têm 14 polegadas na dianteira e 13 polegadas na traseira, calçadas com pneus Maxxis PRO, oferecendo segurança tanto na cidade quanto na estrada.
![]() |
Fonte: Motociclismo Online |
A grande novidade e uma melhoria substancial estão nas suspensões. A Dafra ouviu o feedback dos pilotos:
- Os amortecedores dianteiros receberam um novo ajuste de válvulas e maior curso (agora com 100 mm), minimizando os trancos em pavimentos ruins e elevando o conforto.
- Os dois amortecedores traseiros também foram recalibrados, com um curso ligeiramente maior (85 mm) e uma resposta mais progressiva, contribuindo para uma absorção de impactos mais suave e reduzindo a transferência de impactos para as costas do piloto.
O sistema de freios a disco nas duas rodas com ABS permanece competente e eficaz, com bom tato e potência de frenagem precisa. O ABS atua de forma discreta, garantindo segurança em qualquer condição de frenagem.
Preço e Posicionamento no Mercado
A Dafra Cruisym 300 2025 chega ao mercado com o preço sugerido de R$ 34.990,00 + frete*. A Dafra oferece a opção de simulação de consórcio para facilitar a compra. Embora o preço seja um ponto de ponderação para muitos, as melhorias significativas em conforto, tecnologia e desempenho justificam o posicionamento.
A Cruisym 300 2025 não é apenas mais uma opção no segmento; ela se afirma como um desafiante sério, que entrega um conjunto robusto, confortável e tecnológico. É uma excelente escolha para quem busca versatilidade, seja para o deslocamento urbano ou para encarar a estrada com segurança e conforto.
E aí, Motors, o que acharam dessa novidade da Dafra? Deixem seus comentários!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por gentileza, ao entrar com qualquer comentário, que seja sobre motociclismo e/ou sobre o artigo que você leu. Opiniões e críticas construtivas serão bem-vindas, mas não use palavras de baixo calão ou com o intuito de agredir o blogger ou os demais leitores. Obrigado, um abraço e carpe diem. :)