segunda-feira, 1 de junho de 2009

Como "Amaciar" o Motor

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Muita gente sabe, outros tantos ignoram e outros, ainda, nem dão bola para o período de "amaciamento" do motor. Afinal, o que é, por que e como amaciar o motor de sua moto?

O que é o "amaciamento"?
O amaciamento do motor consiste no ajuste entre as peças internas do motor e coligadas. Tais peças são: pistão, anéis, cilindros e também virabrequim, bielas, comando de válvulas e até engrenagens do câmbio.
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Interior do motor em "V"



Por que amaciar?
Nas motos recém-saídas da fábrica, as peças ainda novas possuem pequenas rugosidades em certas partes que precisam ser alisadas para dar melhor encaixe e diminuir o desgaste por atrito. Para que isso ocorra, não é necessário levar a moto ao mecânico e pedir para que ele as alise. Isso acontece com o tempo e com o uso que o proprietário faz de sua moto, onde as peças, elas mesmas, vão se ajustando com o próprio atrito.

Como amaciar o motor?
Principalmente, nos primeiros 1.000 km, não abuse da moto. Mas, não é legal, por outro lado, andar parecendo uma tartagura no cio. Assim, ela será uma moto frouxa. Procure, no entanto, não exagerar nas rotações do motor, procurando sempre respeitar seus limites. Em motos equipadas com conta-giros, é fácil reconhecer esses limites, devido às medidas impressas no mostrador e, naquelas que não contam com tal equipamento, é necessário saber a hora certa de trocar a marcha (especialmente, em alta) tendo, como referência, o ronco do motor - ele próprio parece "pedir" a troca.
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Interior de um motor: o "amaciamento" diminui o atrito desgastante entre as peças



Não há mal algum em viajar com sua moto durante o período de amaciamento. Basta reconhecer e respeitar os limites, como já foi dito. Quanto mais tempo, numa viagem, você manter a moto numa marcha só (a mais alta, é claro), melhor será o amaciamento. Isso garantirá um desempenho muito melhor de sua motocicleta, além de gerar maior economia de combustível, futuramente.
No mais, para garantir o amaciamento perfeito, mantenha sempre o óleo dentro do prazo de validade - que varia por km rodado e qualidade do óleo - e sempre no nível correto.

72 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela matéria, ficou muito boa :)

jean disse...

ronaldo

Lucas disse...

muito bom..

Anônimo disse...

Eu ja li mts comentarios sobre amaciamento que diziam quase o contrario desse mas esse é o que me pareceu mais coerente e correto. mt bom!!!

Anônimo disse...

__ Muito bom o comentario, gostei, vou começar amaciando minha Fazer 2011 .
obrigado.
Tomaz

Anônimo disse...

Otima materia,fiz o motor da minha twister e mesmo respeitando esses limites ela deu problema,
não sei se foi a retifica ou o que :S

rafael locateli disse...

bom comentario vou amaciar minha bandit 2011

Anônimo disse...

gostei cara escelente comentario valeu boas dicas

Anônimo disse...

Cara comprei uma apache 150cc ela anda bem, e a minha duvida seria como amaciar o motor! valeu, vc me esclareceu muito . umm forte abraço, e seu blog ta show!!!!

Anônimo disse...

Texto bem resumido, o que não se torna cansativo de ler. Mais o texto da site motoline esta mais explicativo e ao contrario deste (texto), ele naum recomenda viajar e nem levar garupa e que os motores de proprietários super cautelosos tambem amaciarão cedo ou tarde e naum ficarão frouxos por isso. Bem.....Prefiro o texto da motoline!!!!!!!!!!!

jorge disse...

estou na espera da minha factor k.
essa materia me ajudou e muito!
obrigado.

Anônimo disse...

esse cara sabe nem o q que é moto

Anônimo disse...

bom comentario minha hayabusa tem 730 km so que so ando na alta mais andarei com menas frequencias de acleragem bruscas

Anônimo disse...

muito boa essa materia tirou minha duvidas, esta claro essas dicas valew.

Anônimo disse...

obrigado por poder esclarecer essa duvida, eu comprei uma brós 2011 2012, 0km eu não estico macha passo as machas no tempo certo, mais coando chega na 5 macha ela da 120 rapidinho estou muito satisfeito com a brós 2011 2012, e por você ter ajuda dome.

Anônimo disse...

valeu mesmo , vou começar a amaciar o motor da minha B-King 2012 já, vlw

Anônimo disse...

gostei da dica vou amaciar a juma minha bros que ja esta com 2000 km rodados e eu ainda não dei uma forçada legal no motor mais valeu pela dica

Anônimo disse...

Comprei uma Fazer 250, segui as instruções do manual, e nos primeiros 150km andei até os 5000 giros (4000 a 5000) e até os 300km até os 6000 giros (4000 a 6000), mas já amciei ela numa viagem de 320km, os primeiros dela. Ainda não tenho certeza da real necessidade de amaciar os motores, pois muitas coisas que aconteciam no passado, tipo 19XX viram regra, mas com a evolução das maquinas ferramentas que usinam os motores e engrenagens, e a evolução dos materiais usados, que atualmente tem muito mais precisão do que as antigas, talvez e somente talvez não seja mais necessário a prática do amaciamento

Anônimo disse...

minha hornet chega o proximo mes sera que tem algum problema trocar o escapamento dela e amaciar o motor como vc diz sera que mais na frente dar algum defeito?

Mozart Forasteiro disse...

Amacie o motor, primeiro. Depois, preocupe-se em trocar o escapamento da moto, pois, com escape diferenciado, fora dos padrões originais, altera também o comportamento do motor. Motoabraço.

bruno carioca disse...

A minha factor esta com 200km rodados estou querendo trocar o escapamento.se eu troca perco a garantia dela? Qual a quilometragem certa para fazer a troca do escapamento.

Mozart Forasteiro disse...

Caro Bruno. Sua resposta está em sua pergunta: sim, qualquer alteração que você fizer em sua moto, antes do prazo da garantia de fábrica, estará condenando esta garantia. Espere mais um pouco e, finalizado o prazo, tudo bem.

Anônimo disse...

Ok, minha moto novo (factor ed 125cc) estava com 162km e fiz uma viagem na mesma com destino de 77km e após algumas horas retornei ao ponto de saida, durante a viagem alcancei a velocidade de quase 120km com garupa por pouco tempo lógico,eu queria saber se devido a baixa km rodada se posso de prejudicado o periodo de amaciamento.

Mozart Forasteiro disse...

O "segredo" do amaciamento está mesmo na forma que você usa o motor. O fato de você ter alguém na garupa, em si, não traz problemas ao processo, contudo, a forma com que você pilotou, sim, é o que vem influenciar. Se soube usar as marchas no tempo correto, se nas subidas você ter usado a 4ª, por exemplo, e não a 5ª, deixando o motor mais frouxo, enfim, ter feito bom uso do motor, mas, claro, sem exagerar. Motoabraço e obrigado por vir ao Louco por Motos.

Anônimo disse...

Muito bom......valewww...

C0elh0 disse...

http://www.motonline.com.br/amaciamento/
E essa matéria? Quem está errado? :S

Mozart Forasteiro disse...

Bem observada a matéria da motonline, não vou entrar em mérito de discussão. Mas, 30 anos entre uma moto e outra não me fariam falar coisa à toa. :)

kevin mitnick disse...

legal a matéria.. vou amaciar minha shineray 50 street...

Lucas disse...

alguém ai sabe me dizer se vale a pena comprar uma cb300r ?
to muito afim de comprar uma.

Welligton Nacimento disse...

gostei estou com uma cg 150 ex quero que ela atinja pelo menos os 130 como eu faço tem algum segredo. como a ingeção eletronica poderar ajudar a atingir essa velocidade?

Welligton Nacimento disse...

se vc tiver minha resposta manda pro meu imail
welligton.tdb111@hotmail.com

Mozart Forasteiro disse...

Ok, Wellington. Só digo que, uma moto que tenha sido bem amaciada e com o motor em perfeitas condições, pode alcançar, sim, os 130 km/h. O mais problemático é manter essa velocidade por muito tempo, pois os motores de 150 cc (não preparados especialmente para competir) não podem sustentar altas rotações por tempo prolongado.

Gênesis Imformática disse...

eu tenho uma lande 250 e quero que ela de o limite maximo dela e eu tento colocar 140 ou 150 enão da ela so vai ate 125,130 e não passa disso . eu so tendo 1 mes com elae o rodei 291 km o que vo6 pode mim informar. ou ajudar.

Anônimo disse...

cara vlw pela dica... eu ja sabia mesmo ahahahahahahahahahahahaha!!! Vou amaciar minha Mobilete de 34cc Réééé... "Tenko"

Anônimo disse...

Prezado Mozart "foreigner"(rs),
Parabens pelo blog, e pela maneira polida como responde. Parabens por elevar o nível das discussões na rede. Piloto motos a 40 anos, e acredito que nossa experiencia possa ajudar aos mais novos. Se vc me permite, tem uma reclamação no site "reclame aqui" (informação incorreta, do Manual de Instruções) sobre o momento(velocidade) correto para a troca das marchas. Pois bem: quando o fabricante diz, por exemplo, 1a marcha-47km, esses 47kms(de velocidade) referem-se ao MÁXIMO de velocidade para se efetuar a troca da marcha. A moto em questão, com certeza, não é equipada com conta-giros, caso contrário o proprietário veria o ponteiro do mesmo no limite da "red zone"(faixa vermelha). Há que se ter cuidado ao se espalhar comentários pelas redes sociais. Não é, a meu ver, uma "informação incorreta", e sim uma "informação incompleta". Forte abraço.
Old Rider.

Anônimo disse...

Eu de novo, Mozart,
Só para complementar, aos que estão começando agora, ou aos já iniciados mas ainda sem experiencia suficiente, que exercitem seus sentidos, principalmente o da audição, entrem numa sintonia perfeitamente ajustada com a máquina, procurem ao máximo ter sempre toda atenção possível durante a pilotagem, pois qualquer fração de segundo de distração pode resultar em acidente, e, nesse caso, o maior prejudicado é sempre invariavelmente, o motociclista.
Abraço a todos, e em voce em particular.
The Old Rider

Mozart Forasteiro disse...

Caro amigo, seu motor ainda "está frio", ou seja, os componentes internos ainda não se ajustaram de acordo. Mas, sem querer abusar de sua Lander, ande nos limites sugeridos pelo manual, faça as revisões previstas etc. A partir dos 1000 km é q vc poderá ter respostas melhores de sua moto e aproveitar mais o que ela te oferece. Por enquanto, paciência. Motoabraço.

Mozart Forasteiro disse...

Grande participação, Old Rider! Valeu demais. É sempre muito bom poder contar com pessoas experientes. Motoabraço e obrigado.

Mozart Forasteiro disse...

Valeu, irmão! Pra vc também e, mais uma vez, obrigado. :)

Mozart Forasteiro disse...

Caro Lucas, conheço algumas pessoas que possuem a CB300 e elas não têm reclamado, não. Além de ser uma moto mto bonita, também. Boa sorte e motoabraço.

Mozart Forasteiro disse...

O amaciamento nada mais é do que a fase onde há o ajuste "fino" entre os componentes do motor e, pelo que eu sei, é bom ser feito, apesar de não obrigatório, em todos os veículos, para que, futuramente, não fiquem com motores "frouxos". Você está certíssimo em relação à evolução dos motores, mas, a tecnologia de mãos dadas com certas experiências também ajuda. :) Motoabraço!

Brasilfest Mauricio disse...

Pretendo amaciar minha Bross 2013 ESD que chegará por volta do dia 20. Gostaria de saber se nos primeiros km já posso pegar estrada e roda cerca de 500km contando ida e volta. Tem algum problema eu rodando nos limites da moto e seguindo manual, ou melhor esperar após a revisão dos 1000km? Grato desde já.

Mozart Forasteiro disse...

Caro Maurício, viajar na moto será a melhor maneira pra amaciar o motor, com certeza. Apenas cuide de verificar o nível de óleo, especialmente, antes de sair pra estrada e, claro, nas paradas para o reabastecimento. Fique de olho no conta-giros e respeite os limites da moto.O segredo é mudar de marcha quando a moto pedir, ou seja, não dê aquela "folga" pro motor, mas isso NÃO TEM QUE SER CONSTANTE, ou seja, não precisa "esgoelar" a moto a todo momento. Aproveite as retas, para isso. Na volta de sua viagem, se possível, mande-a para a revisão um pouco antes dos 1000 km, mas não deixe passar dessa quilometragem. Boa viagem e motoabraço.

Anônimo disse...

Prezado Mozart,
Espero que esteja tudo bem contigo. Volto a utilizar seu blog para comentar sobre uma prática, bastante arriscada, que observo entre vários motociclistas, qual seja: parar entre dois veículos no transito. Motocicletas JAMAIS devem permanecer nesta posição, sob pena de serem envolvidas em acidentes. O ideal é ficarem SEMPRE ao lado de veículos, preferencialmente à esquerda dos mesmos.
Uma vez mais, obrigado pela cessão do espaço. Abraço a todos e fiquem com Deus.

The Old Rider

JEFERSON VASQUES disse...

Boa tarde Mozart! Tenho uma CB 500 e ela não passa de 160 km/h, já fiz de tudo já troquei de tudo, a moto está boa pra andar empurra forte em 2ª e 3ª marcha chega a cortar giro, só não tem final... Está com 21.000 km, será que pode ter sido amaciamento??

Rogério da Silva Carvalho disse...

http://fotoemoto.wordpress.com/2012/02/12/os-segredos-do-amaciamento-de-motores/
Galera a maciei minha fazer dessa forma e estou feliz da vida!

VAGNER RODRIGUES disse...

Ola? Hoje minha moto esta cm 122km. É uma factor 125cc. Coloqei 115km por hora na free way só pra testar, ela nao passou disso! Eu fis errado?

VAGNER RODRIGUES disse...

Qanto devo botar na minha moto at os 1.000km?

Mozart Forasteiro disse...

Caro Vagner, isso não é uma regra. A velocidade que vc deve andar em sua moto é a normal. Releia o post e verá que isso deve ser feito ocasionalmente, não a todo momento em que vc monta em sua moto. Ok? E fica de olho no óleo.

Anônimo disse...

ótima postagem!!! estou com uma teneré zerada e estava com receio de viajar com ela. vou sem abusos,sem esticar o cabo e tranquilo. Um grande motoabraço Mozart Forasteiro, parabéns você esclareceu alguns mitos.

Anônimo disse...

Olá Mozart, gostei do teu post, pois, a uma semana atraz comprei minha primeira moto, uma CG 150 Fan 2013/14, como não tenho experiencias com nenhum veiculo (primeiro veiculo \o//) sinto a dificuldade de fazer o certo com minha moto, hj ela está com 80km e ja viajei cm ela, andei com média de 115km/h, em algumas baixadas forcei um pouco cortando giro com 137km/h mas smpre mantendo um ritimo de +- 115km/h, estou fazendo o certo? na cidade não ando com ela morrendo "frouxa" ando numa boa, passando marcha na hr certa sem nenhuma estravagancia, me ajude a fazer o certo!!!! Att. Obg

Felipe Duarte disse...

ei mozart e verdade que para subir um subida e melhor deixar na primeira marcha porque e mais forte??? isso e verdade?????

Mozart Forasteiro disse...

O ideal é, com certeza, não andar com marchas mais altas em baixas velocidades, ou como vc disse, com o motor "frouxo". A sua "média" de velocidade está boa, sim, não se preocupe. Só procure não "esguelar" a moto, pois isso pode, por outro lado, danificar o motor. Motoabraço

Anônimo disse...

Oi comprei fan esdi 150, rodei 40klmetro,dizem k nao pode passar dos 90por hora ate chegar os primeiros klmtros,e verdade isso?

Anônimo disse...

Acho interessante algumas pessoas fazem questão de dizer "a minha moto tal, ou a minha moto pá...", qual a necessidade disso? Acho que o autor foi bem claro e não está se referindo a nenhum modelo em específico então porque a tamanha ignorância e necessidade de aparecer? Só faltou postar com foto grande e telefone isso é ridículo, desde o cara da B King (será?) até o da Fan 125... falta bom senso pra esse povo,
Um abraço.,

Anônimo disse...

Parabéns pela matéria ficou ótimo ?

Jose Luiz disse...

Ajuda eu ae! Comprei um fan 150 esdi e já esta com 500 km rodados. Fiz uma viajem pequena, Mas ai dei umas esticadas e o máximo que ela deu foi 96km isso e normal?

Jose Luiz disse...

Alguem me ajuda! Comprei uma CG fan 150esdi ela já esta com 500km rodados fiz uma viajem de 200 km com ela decidi estica ela algumas vezes mas não entendi porque o maximo que ela deu foi 96 km isso ta normal? Valeu.

Mozart Forasteiro disse...

Se ela tiver limitador de velocidade, sim, é normal... rsrsrs brincadeira. Eu não sei porque sua moto está fazendo somente 96 km/h. Há fatores diversos q podem influenciar, como: direção e velocidade do vento, peso do piloto, condições da estrada, além de fatores mecânicos. Até mesmo a qualidade da gasolina interfere, claro. Tenha um pouco mais de paciência, tente novas "esticadas", mas, sempre respeitando os limites de sua moto, ok?

Mailson disse...

muito bom ! o mecanico fez o motor da minha moto falou umas parada assim mesmo respeitar 1º 1000km sem empinadas sem peigadaa mas forte forçaa por muito tempo as marchas sem reduzida de marchas em altas velocidadee talss,... vlw

Mailson disse...

olá Jose Luiz sua moto pra cer uma fan 150 ela era pra tar atingindo no minino ums 100 km ja ! por que vc não coloca um escape melhor do que as originais de fabrica tipo uma coiote uma fortuna pro tork ou seja um escape que libere mas com uma preção maior ! e outra vc olhou corrente se tar lubrificada corretamente ou não estar meio frouxa ? isso pode afetar no desempenho de sua moto e lembre que ela ta no periodo de amaciamento ate a 1º troca de oleo e bom respeitar os limites de sua moto ! vlw

Mailson disse...

concordo Mozart Forasteiro ! em relação a amaciamento de motores tem mecanico que sabe fazer um motor eles mesmo dão sua garantia de poder sair da oficina bem afiada podendo fazer longas viagens velocidade e tals eu acredito que o amaciamento so e nessesario pra motores maz antigos (tipo motor com peças novas e tbm peças ja no motor ) ai sim e nessesario um periodo de amaciamento pra poder ajustar e melhora a velocidade de seu motor !!!

Igor Chamusca disse...

Cara comprei um Fan 150, e no amaciamento do motor ja conseguir alcançar 121Km. vc acha que fiz bem ou mau, ainda nem cheguei nos 600km. E depois dos 1000km posso forçar mais o motor dela?

LUIS MUNIZ disse...

Comprei uma Honda 650 F 2015 qual a melhor maneira para amaciar esse motor , sigo a risca o manual mesmo sendo um tedio?

LUIS MUNIZ disse...

Comprei uma Honda 650 F 2015 e ja ouvi varios comentarios de como Amaciar o motor , tenho muitas duvidas sigo a risca o manual que para mim é um saco ter motor e não poder dar uma esticadinha .

Evandro Santos disse...

Gostaria de saber se fazer uma viagem de 450 km de ida e vta seria a melhor maneira de amaciar o motor da minha cb 300 0 km??? Obg o blog está ótimo parabéns.

Evandro Santos disse...

Gostaria de saber se fazer uma viagem de 450 km de ida e vta seria a melhor maneira de amaciar o motor da minha cb 300 0 km??? Obg o blog está ótimo parabéns.

Jesse Piologo disse...

Acho que os caras confundem com amaciar carne, "no pau", sabe.

Wellington Antunes disse...

Gostaria de saber se posso viajar com a fazer 250 com garupa? vou pegar ela 0km e viajar cerca de 44 km.
Parabéns pelo blogger!!

Ary Barbosa disse...

Olá.. bem vamos ao se enteressa. sou amante do motocilismo desde rapaz mas nunca tive oportunidade de ter uma moto para viajar longas distancias, tive muitas motos antigas como a boa Lambreta LI, a Java e a famosa Amazonas 1500 que praticamente ressuscitaram ela nos meados dos anos 90 equipada com o motor 250cc da Suzuki, é clássico brasileiro realmente pois para quem sonha com motos de alto custo como as Haley yamaha e honda, pois a Amazonas classica a AME 250cc, vem com um pedacinho de cada um, garupa,paralama da outra,farol de uma.. muito linda, pena que aqui no brasil, nessa mer.. de republica não valorizam a ideía do brasileiro, sacanagem a gasolina custar 4 reais o litro, se na Bolivia com 4 reais vc enche o tanque e sobra algumas moedas.
Bem amigo, a Suzuki recentemente lançou uma moto na sua linha, a GSR 125cc e se não me engano a 150cc, pretendo comprar uma pois o o preço é bem acessivel para o bolso, e o conceito Suzuki, bate em muitas motos do tipo import´s, que chega á acompanhar as de elite como a Honda e a Yamaha.
No geral pergunto, pretendo viajar 550 km com uma 125cc novinha (Curitiba á Maringá)total 1100 km ida e volta, SERÁ QUE GUENTARIA O TRANCO A 90 KM/HORA??
Agradeço a resposta.. Ary

Josimar Santos disse...

primeiramente parabéns pelo blogger bom comprei uma TiTan 150 e não amaciei o motor queria saber se preciso fazer isso estou em dúvidas.. .

Mozart Forasteiro disse...

@Ary Barbosa, claro que sim. Desde que você a mantenha com o motor corretamente lubrificado, sem problema algum. Aliás, preste atenção nessa questão: a cada quantos km você deve trocar o óleo desta moto? Se está na garantia, sugiro ainda que, ao chegar no destino e qdo retornar, leve-a à concessionária para darem uma conferida em tudo,ok? Boa viagem.