SW-T600, o Maxi Scooter da Honda

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Infelizmente, galera, por enquanto, está à venda somente na Europa. Mas, assim mesmo, vamos conhecer essa coisinha linda que a Honda está colocando nas ruas do velho continente.
Com motor de 2 cilindros, 582 cm³ e 51 cv de potência, a SW-T600 se destaca pelo requinte e sofisticação, com o design seguindo as linhas de seu antecessor, o SW-T400 (também não lançado por aqui). Com traços bem modernos, o SW-T600 é bastante imponente sem abusar de suas dimensões - 250 kg, medindo 2,29 mts de comprimento, mas com motorzão de maior capacidade cúbica, como vimos. Na verdade, trata-se de uma atualização do motor 400, mas, parece que o fabricante acertou na ideia, já que está sendo muito bem aceito por lá. Para viagens longas, é simplesmente perfeito, tamanho o conforto e segurança que o maxi scooter oferece.


Conforto

E, por falar em conforto, esse foi um item de grande preocupação por parte dos engenheiros da Honda. Suas linhas e seus equipamentos, o desenho das carenagens, junto ao pára-brisa, faz o fluxo de ar ‘correr’ pela moto, aproveitando melhor sua aerodinâmica e minimizando a resistência. O painel é completo: formado por velocímetro, marcadores de gasolina e nível de óleo. Uma tela de LCD informa o consumo do combustível e ainda, se preciso, alerta sobre mau funcionamento do câmbio e problemas na transmissão CVT, que é feita por correia em V.
Pensando em oferecer um maior conforto ao piloto, o assento é baixo - a apenas 75,5 cm do solo. Há, também, um encosto para a coluna, separando piloto e garupa, e ainda permite que a costas do condutor fique reta, melhorando sua postura ao pilotar o scooter. Embaixo do assento, há espaço suficiente para acomodar dois capacetes fechados ou uma mochila grande. Em seu interior, já uma pequena lâmpada, que se acende sempre que o banco for aberto, para facilitar a visualização do interior do compartimento. E mais: porta trecos com chave compõe o anteparo do escudo frontal do SW-T600.

Motor

Diferentemente de outros scooters, que são equipados com pequenos motores de um cilindro, o SW-T600 é bicilíndrico, capaz de produzir 51 cv a 7500 rpm e 5,61 kgfm a 6.000 rpm. Ele ainda possui 8 válvulas, refrigeração líquida e duplo comando no cabeçote (DOHC). O motor do SW-T600 é alimentado por injeção eletrônica (PGM-FI), garantindo baixo consumo de combustível. O SW-T600 tem uma boa arrancada na cidade e ainda garante uma viagem tranquila nos finais de semana. Seu tanque de combustível, com capacidade para 16 litros, resulta em uma boa autonomia.

Ciclística

O SW-T600 traz na dianteira garfo telescópico de 41 mm de diâmetro e 120 mm de curso. Na traseira, um duplo amortecedor com cinco ajustes na pré carga da mola. No trem dianteiro, o maxi-scooter japonês conta ainda com roda de 14 polegadas e disco simples de 276 mm, mordido por uma pinça de pistão triplo. Já na traseira, roda aro 13" e disco de 240 mm, com pinça de pistão duplo. Os freios do SW-T600 são combinados, ou seja, freios dianteiro e traseiro são acionados de forma conjunta, otimizando a frenagem. Além disso, a Honda disponibiliza uma versão (topo de linha) com freios ABS.

Preço

Hoje, no Brasil, o SW-T600 teria como principal concorrente o Suzuki Burgman 650. Também dotado de motor de dois cilindros, o da Suzuki gera 55 cv de potência de potência máxima. Na Europa, o novo modelo da Honda custa 8.800 Euros. Já no Brasil, a J. Toledo/Suzuki vende seu confortável maxi-scooter por R$ 37.900,00.
Esperemos, contudo, que uma ótima novidade como esta venha parar em terras tupiniquins, afinal, galera brasileira curte muito viajar em duas rodas. Ainda mais, com tanto conforto.

Comentários

  1. olá!
    vivo em Lisboa e possuo um JEEP GRAND CHEROKEE Turbo de 3100 CC.
    gasta gasóleo para xuxu!!!
    é mesma nesta SCOOTER que estou a pensar!
    tenho que saber o preço cá, pois com a CRISE não dá para deslocar de JEEP!!!
    obrigado por este post!

    agmcarlos@gmail.com

    Carlos
    .

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  2. Aqui em Portugal a SW-T600 custa 7.900 euros (sem sistema ABS) ou 8.400 euros (com sistema ABS).
    Ao câmbio de hoje (08/04/2011) estamos a falar de valores em torno de 18.000 Reais (sem sistema ABS) ou 19.100 reais (com sistema ABS).

    O preço desse tipo de motos (maxi-scooters) aí no Brasil está simplesmente absurdo!! :-((

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  3. É, meu amigo anônimo, aqui no Brasil temos que conviver e, de forma triste e forçada, aceitar as altas taxas que o governo nos impõe. O Brasil é um país muito bonito, naturalmente, mas, se tratando de política e políticos, não deve ser muito diferente da Bolívia e de alguns países de política corrupta existentes no continente africano. Lamentável, mas, é assim. Abraço.

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