COMPARATIVO: HONDA GOLDWING 1800 x SUZUKI BOULEVARD M1800R
E aí, pessoal? Tudo 100%?
Então, essa postagem traz um comparativo com duas das maiores motocicletas do mundo, comercialmente falando. Vamos conhecer um pouco mais sobre as cruisers Suzuki Boulevard M1800R Boss em comparação com a Honda GL 1800 F6B Goldwing. A F6B, apesar de rara no Brasil, foi a escolhida por ser mais parecida em estilo com a Boulevard, mais jovem e despojado, além do motor com tamanho bem aproximado.
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Uma M1800R descansando à sombra. :) Que belezura, não? |
Sem dúvida, trata-se de duas motos customs para pessoas com poder aquisitivo melhorado, pois, além dos seus preços, há também a manutenção, que pode ser comparada à de carros importados.
Motor
A Boulevard M1800R possui motor DOHC 4 tempos, bicilíndrico com 8 válvulas e refrigerado a líquido. São 1.783 cilindradas e 125 hp a 6.200 rpm, que geram um torque máximo de 16,31 kgmf a 3.200 rpm.
A Boulevard conta com sistema de lubrificação do tipo cárter seco, que é o tipo de lubrificação que ocorre exclusivamente por pressão em suas peças móveis. O câmbio possui 5 velocidades e seu sistema de partida é elétrico e sua injeção e ignição são eletrônicas.
Já a Honda Goldwing F6B possui motor OHC, 4 tempos, com 6 cilindros (!) e com refrigeração também líquida. São, na verdade, 1.832 cc produzindo 118 cv a 5.500 rpm e 17 kgmf a 4.000 rpm. Um motor mais forte, mas que seria deixado para trás pela da Suzuki. A M1800R pode alcançar tranquilamente os 235 km/h, enquanto a F6B, uns 230 km/h, devido até mesmo seu peso, cerca de 40 kg a mais. Evidentemente, tais dados são questionáveis, já que a prática poderia mostrar outros resultados.
Suspensão e Freios
Quanto a suspensão dianteira, a Boulevard conta com suspensão dianteira do tipo telescópica invertida de amortecimento hidráulico e mola helicoidal. A traseira é do tipo balança articulada, tipo link de monoamortecimento hidráulico e mola helicoidal. Ambos os freios são do tipo disco ventilado, sendo que o dianteiro é duplo.
A suspensão dianteira da Goldwing é do tipo garfo telescópico de 140 mm, o que já lhe confere um ótimo posicionamento e equilíbrio, devido ao tamanho da moto. A traseira possui amortecimento ProLink co ProArm de 105 mm, que proporciona segurança e conforto incontestáveis. O freio dianteiro é a disco duplo flutuante, D-CBS e ABS, com diâmetro de 296 mm. O traseiro é do mesmo tipo, porém, com diâmetro de 316 mm.
Pesos & Medidas
Quando você se depara com essas duas motos ao mesmo tempo, vê que a Honda tem mais porte, até mesmo pelo seu sistema de carenagens, que é mais robusto. Mas, tecnicamente, as medidas confirmam uma diferença considerada pequena entre a maioria das propriedades. Veja:
BOULEVARD M1800R HONDA GOLDWING F6B
347 kg | Peso | 387 kg |
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2.480 mm | Comprimento Total | 2.629 mm |
875 mm | Largura Total | 945 mm |
1.113 mm | Altura Total | 1.455 mm |
1.710 mm | Distância entre eixos | 1.690 mm |
130 mm | Distância do solo | 125 mm |
705 mm | Altura do Assento | 740 mm |
130/70 R18 M/C (63V), sem câmara | Pneu Dianteiro | Radial, sem câmara. 130/70R 18M/C (63H) BRIDGESTONE G709 RADIAL |
240/40 R18 M/C (79V), sem câmara | Pneu Traseiro | Radial, sem câmara. 180/60R 16M/C (74H) BRIDGESTONE G704 RADIAL |
19,5 litros | Capacidade do tanque | 25,5 litros |
3,6 litros (com troca de filtro) | Óleo do Motor | Após desmontagem 4,6 litros, Após troca do filtro de óleo 3,7 litros, Após drenagem 3,6 litros |
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Painel "pelado", mas completinho, da Boulevard. |
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Painel super-mega-ultra-simples da F6B. :) |
Preço
Sem sombra de dúvida, a Suzuki Boulevard leva vantagem sobre o preço. Enquanto a Honda comercializa sua cruiser (mas, que cruiser!) por cerca de 92 mil reais, a Suzuki te dá uma Boulevard por meros 55.000 - em ambos os casos, não estou contando com descontos, nem com taxas disso e aquilo, geralmente encontradas pelas revendas e financeiras.De qualquer forma, se viajar de moto já é bom, sobre essas Gran-Turismos é ainda mais satisfatório, tamanho o conforto. É bom salientar que o modelo F6B foi lançado para comemorar os 40 anos da GoldWing, em 2014.
Motoabraço e tudo de bom pra vocês!
As duas parecem ser muito boas, mas acho que se eu tivesse que escolher uma, ficaria com a da Suzuki Motos, me agradou mais!!
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