CEMITÉRIO DE MOTOS: LUGAR PARA CRIATIVOS

E aí, motors?

Você já pensou em visitar um "cemitério de motos"? Então, é o lugar perfeito para aqueles de criatividade inquieta, capazes de olhar para alguns 'bagulhos' e perceber que pode ganhar muito com isso; ou mesmo exibir uma criação própria e exclusiva.

São vários os lugares com esse tipo de cemitério, onde motos são abandonadas por seus donos e por motivos diversos. Um deles é quando o proprietário não tem mais dinheiro para pagá-la ou mantê-la, e as financeiras tomam (geralmente, essas vão para leilão). Outro motivo, mais constante. é quando o proprietário não teve como pagar os impostos devidos e, então, órgãos de trânsito prendem o veículo e, como enchem de taxas, a pessoa acaba desistindo de pegá-la de volta.
Cemitério colombiano: mais de 7 mil motos catalogadas em 2014.

Na maioria das vezes, tais motos ficam quase que eternamente em pátios enormes, dividindo espaço com centenas ou milhares de outras, formando até um cenário pós-apocalíptico.

Um dos maiores cemitérios de moto conhecidos fica em Barranquilla, na Colômbia. Em 2014, eram contadas mais de 7 mil motos, na maioria em estado de calamidade pública, abandonadas ali pelos motivos já citados. Normalmente, são motos que ficaram no pátio da Secretaría Distrital de Movilidad (órgão semelhante ao "nosso" Detran), em Bogotá, por mais de cinco anos e, como não foram procuradas, são transferidas para o cemitério. E lá definham.
Cemitério de Barranquilla, na Colômbia.

Cemitério de Barranquilla, na Colômbia.

Cemitério de Barranquilla, na Colômbia.


Outro pátio de grandes proporções pode ser encontrado na Tailândia, com motos na mesma situação das do pátio colombiano. É lamentável ver tantas "preciosidades" largadas nesses locais - especialmente, para os apaixonados por motos, claro.
Pequeno "jardim" no cemitério tailandês

Na Tailândia, diversos são os modelos - dos mais raros aos mais comuns - encontrados.

Os mais criativos montam suas motos a partir de quadros originais.

Uma das peças a comprar é o quadro. A partir dele, você faz a sua moto.

Modelos mais "novos" também são encontrados para comprar na Tailândia.


E no Brasil? Há tais cemitérios?

No Brasil, não há oficialmente um cemitério de motos, mas sim ferros-velhos espalhados por diversas cidades, onde há de tudo: de fogões a carros, de carrinhos de bebê enferrujados a motocicletas. Além disso, os pátios das empresas de leilões também guardam verdadeiras relíquias (que só podem ser compradas como estão), e também os pátios dos Detrans da vida, onde muitas motos ficam até se desmancharem (e sem possibilidade de serem negociadas, completas ou em parte, até que vão para leilões).

Em Sorriso-MT, há um ferro-velho onde o interessado pode negociar essas partes, já que todo o "estoque" é prensado para ser vendido a empresas de reciclagem. Se conhece outros lugares assim no Brasil, deixe seu comentário. A gente agradece. :)

Cemitério em Sorriso-MT. Todo o material que existe aqui, é prensado.

É possível negociar algumas partes com o proprietário.

Tá bom, mas o que um cemitério tem a ver com criatividade?

Em um lugar como esse, se houver a oportunidade, é possível comprar peças de todos os tipos e montar sua própria motocicleta. Claro, isso dependerá da criatividade, paciência e de um pouco de dinheiro, mas normalmente resulta em algo legal.

Tudo bem, que nossa cultura tem um pé bastante atrás em relação a esse tipo de mercado, mas tem gente que até arrepia ao ver uma "chopper" ou uma cafe racer montada. E a criatividade pode ir além, dando vida a verdadeiras relíquias.
Uma Suzuki GT550 Cafe Racer: montada no Brasil, por brasileiros.

Uma boa dica é adquirir um bom quadro (por 20% do preço normal, ou menos), algumas peças ainda aproveitáveis (retrovisores, pedais, rodas, guidões, coroas, pinhões etc.) e começar a montar a sua máquina, com seu estilo e respeitando seus limites. Estilos retrôs são os mais buscados quando se faz uma moto DIY (Do It Youserlf, ou "Faça Você Mesmo", em português).

Ter um motor só esperando pelo quadro é bom, mas encontrar e comprar um que satisfaça suas necessidades também não é difícil, nem no Brasil. Aqui, o chato fica por conta da documentação, pois é necessário documentar a "nova" motocicleta, para não parar em outro pátio.

Portanto, se você é motociclista e criativo, não perca esse tipo de oportunidade, quando aparecer. Podem surgir, inclusive, bons negócios pra você.

No mais, motoabraço e paz nas ruas e estradas!

Créditos Fotos:
- Cemitério colombiano: Giovanny Escudero, El Heraldo.
- Cemitério tailandês: Sanook album
- Cemitério de Sorriso: MT Notícias Net
- Foto da Suzuki "montada": Eduardo Pantoja, Project Cars

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