TRIUMPH TIGER 800 2019: ÍCONE SOBRE DUAS RODAS
Salve, galera motociclista!!
Considerada um dos modelos mais procurados na Triumph, a
bigtrail Tiger 800 ganhou fãs por todo o Brasil, devido a vários detalhes,
entre eles, a beleza e a tecnologia empregada na moto.
O modelo 2019 chegou melhorado em ergonomia, segurança,
conforto e economia, sem falar do aparato tecnológico, que são chaves
importantes na hora de decidir pela compra de uma motocicleta, e esses itens
têm de sobra na Tiger 800.
A primeira Tiger
A britânica Triumph é antiga. Ela completou seu centenário,
oficialmente, em 2002, mas há rumores de que ela já era ativa, na produção de
bicicletas, ainda no final do século XIX, com a chegada de um alemão na
Inglaterra, naquela época: Siegfried Bettmanm.
Impressionado com o número de bicicletas na capital inglesa,
Bettmann, que já era fabricante de máquinas de costura, resolveu inovar e
melhorar a mobilidade dos britânicos, incorporando um pequeno motor (fabricado
pela belga Minerva, de 2,25 hp) às suas bicicletas que, com o quadro reforçado,
passaram a ganhar as ruas de Londres em 1902, com um modelo denominado “Nº 1”
(Number One).
Este feito colocou a Triumph na lista de desejos daqueles
que não queriam mais andar a pé ou depender dos transportes públicos. Após a
Grande Depressão – considerado o mais longo período de recessão econômica do
séc. XX -, e passando por momentos de grande dificuldade (quase precisando
fechar as portas), a Triumph arriscou em colocar nas ruas um modelo mais
popular, de 494 cc e que chamou de Modelo P. Custava apenas 42 Libras e, por
isso, vendeu cerca de 20 mil unidades em um só ano.
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Tiger 100. A moto mais veloz de sua época. |
Somente em 1937, sob a direção de Jack Sangster, a Triumph
lançaria um novo modelo que viria surpreender os fãs da marca: a Speed Twin,
que veio a ser conhecida como Tiger 100. O que mais impressionava neste modelo
era a velocidade que alcançava: 160 km/h. Segundo a própria Triumph, essa moto dominou
o tópico ‘velocidade’ até a chegada da CB 750, da Honda, em 1969.
Tiger 800: ícone sobre duas rodas
A Triumph, hoje, é uma empresa mundialmente bem conceituada,
isso não resta dúvida. 0 design e a tecnologia empregados atualmente em suas
motocicletas são fatores que merecem prêmios.
Os seis modelos que compõem a família Tiger 800 são hoje
verdadeiros ícones da categoria bigtrail - urbana e adventure. São eles:
Tiger 800 XR – modelo de entrada, tem preço
sugerido (no site) de R$ 43.190,00;
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Tiger 800 XR |
Tiger 800 XRx – um pouco mais robusta do que sua
irmã XR, custa R$ 48.890,00;
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Tiger 800 XRx |
Tiger 800 XRx Low Seat – é a mesma XRx, porém, alguns
milímetros mais baixa, e compartilha o mesmo preço;
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Tiger 800 XR Low |
Tiger 800 XRT – botões ergonômicos e joystick de 5 posições, é a top das XR. Preço sugerido de R$ 54.890,00;
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Tiger 800 XRT |
Tiger 800 XCx – esta é tecnologicamente mais equipada
que as anteriores, como a presença dos modos de pilotagem, e custa R$ 51.390,00;
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Tiger 800 XCx. |
Tiger 800 XCA – assentos aquecidos são alguns dos itens que
acompanham esse modelo top de linha, que custa R$ 55.890,00.
A dirigibilidade nessas motos é algo surpreendente. Nas
rodovias em boas condições, é como estar conduzindo uma orquestra sinfônica, ou
tocando um rock pesado, dependendo da pegada que você tiver.
O Motor da Tiger
Todos os modelos compartilham o mesmo DOHC tricilíndrico em
linha de 800 cilindradas, com 95 cv de potência a 9.250 rpm. Com torque de 79 Nm
@ 7.850 rpm, trata-se de uma moto de grande força e condizente com seu porte.
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O motor para os seis modelos é o mesmo. |
Possui sistema de aceleração ride-by-wire, que suaviza a
entrega de potência e a resposta do acelerador é muito mais rápida. Apesar de
ser um motorzão, é econômico, chegando a fazer 27,4 km/l. Por falar nisso, o
tanque é de 19 litros, o que pode chegar até 520 km de autonomia.
Com refrigeração a líquido, 12 válvulas, a Tiger 800 é uma
moto potente e que permite ao piloto mais expert usar de seus atributos
seguramente.
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As XCs são excelentes off-road. |
Computador de bordo
As Tigers são dotadas de um computador de bordo bastante
funcional em seu painel, que indicam: velocidade, tacometria, posição da
marcha, medidor de combustível, indicador de serviço, temperatura ambiente e
relógio.
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O painel TTF não está presente na versão XR. |
Nos modelos XRx, XCT, XCx e XCA há mais funcionalidades, tais como: tempo de viagem,
velocidade média, consumo médio de combustível, consumo instantâneo e
autonomia.
Esses três modelos contam ainda com mapas diferenciados de aceleração:
- Rain map: ajusta a aceleração em solos molhados
ou escorregadios;
- Road map: modo padrão, linear e perfeito para as condições diárias normais;
- Sport map: dá uma resposta mais clara e ágil, retirando a necessidade de aceleração;
- Off-Road map: resposta ideal para terrenos irregulares ou pistas de terra.
Todos os modelos contam com o TTC (Controle de Tração Triumph), sistema que previne o giro inesperado da roda traseira, ao cortar o torque do motor para evitar a perda de aderência com o solo. Motos de alto torque sem esse sistema costumam dar uns tombinhos bestas em seus pilotos e mexendo nos bolsos.
O TTC possui 3 configurações: ROAD, otimizado para boas estradas e rodovias; OFF-ROAD, para terrenos off-road; e OFF, sistema desligado para uso urbano.
Para completar, com exceção da XR, os modelos são equipadas com o Cruise Control, o piloto automático, que é um sistema que permite uma condução mais confortável, ao mesmo tempo em que gera um bom consumo de combustível.
Sobre o painel, com exceção do modelo XR, os demais vêm equipados com o TTF, cuja tela assemelha-se à dos smartphones. As informações são vistas em ótima resolução e tamanho ideal para o piloto.
- Road map: modo padrão, linear e perfeito para as condições diárias normais;
- Sport map: dá uma resposta mais clara e ágil, retirando a necessidade de aceleração;
- Off-Road map: resposta ideal para terrenos irregulares ou pistas de terra.
Todos os modelos contam com o TTC (Controle de Tração Triumph), sistema que previne o giro inesperado da roda traseira, ao cortar o torque do motor para evitar a perda de aderência com o solo. Motos de alto torque sem esse sistema costumam dar uns tombinhos bestas em seus pilotos e mexendo nos bolsos.
O TTC possui 3 configurações: ROAD, otimizado para boas estradas e rodovias; OFF-ROAD, para terrenos off-road; e OFF, sistema desligado para uso urbano.
Para completar, com exceção da XR, os modelos são equipadas com o Cruise Control, o piloto automático, que é um sistema que permite uma condução mais confortável, ao mesmo tempo em que gera um bom consumo de combustível.
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O Cruise Control é também conhecido por "piloto automático" |
Sobre o painel, com exceção do modelo XR, os demais vêm equipados com o TTF, cuja tela assemelha-se à dos smartphones. As informações são vistas em ótima resolução e tamanho ideal para o piloto.
Conclusão
Com suas rodas de aros largos – 19” na XR e na XRx
Low, e 21” nos demais modelos -, e altura perfeita, é uma motocicleta feita
para proporcionar ótimo desempenho off-road
e conforto nas longas viagens. O conjunto da obra dá essa resposta.
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Rodas Aro 19" na XR e na Low, e 21" nas demais. |
Motoabraço!
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Tiger 800: uma das melhores bigtrails do Brasil. |
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