EMBREAGEM: NÃO ABUSE DELA

E aí, pessoal?

A coisa é séria. Tava conversando com alguns amigos sobre o uso inadequado da
embreagem, já que observo muito, nas ruas, pilotos usarem desnecessariamente a manete, em situações que não seria comum ficarmos apertando-a, e até mesmo acelerando a moto, como se ameaçasse sair voando.

Com o mau uso da embreagem, em pouco tempo o disco começa a desgastar e patinar, fazendo com que a moto custe a sair do lugar, mesmo já com a embreagem liberada. Quando chega a esse estágio, só há uma coisa a fazer: trocar o disco, ou o platô e outros componentes da embreagem, senão todos ao mesmo tempo. Ruim para o bolso. Porém, se ainda não aconteceu à sua motoca, é melhor se prevenir com algumas dicas.

As funções da embreagem

Para começar, a embreagem serve para três coisas, apenas: SAÍDA, TROCA DE MARCHAS e PARADA. Em caso de estar parado no semáforo, por exemplo, não há necessidade de manter acionada a embreagem, isto é, melhor deixar em ponto morto. A não ser que você tenha acabado de parar ali e, estando de 1ª marcha, já sabe que o verde vai abrir.

Durante a troca das marchas, evite agir bruscamente, tanto para cima quanto para reduzir a marcha. O uso adequado requer que você aperte a manete até o fim, para não forçar as engrenagens. E evite ao máximo mudar as marchas sem acionar a embreagem. Você não faz ideia do quão ruim é para o disco.

Quando for parar a moto, evite manter a embreagem acionada enquanto vai reduzindo sem usar o freio motor. O que vem a ser isso, de freio motor? Quando a moto está em uma banguela, de 5ª marcha, por exemplo, e o piloto simplesmente a deixa descer, sem acelerar ou frear, ele está usando o freio motor, o que acaba segurando um pouco a moto, nestas situações.

E isso faz mais bem ao motor do que o caso de reduzir tudo de uma vez, enquanto mantém a embreagem pressionada.  Portanto, ao parar a moto, reduza uma marcha de cada vez, liberando a manete, até que consiga parar totalmente, já no ponto morto e sem pressionar a embreagem desnecessariamente.

Dicas para manter a embreagem

Para manter o tempo de vida da embreagem ao máximo, eis algumas dicas que vão certamente ajudar:

1. Mantenha-se no ponto-morto com a moto parada por períodos mais longos;

2. Na mesma situação, evite ficar acelerando e desacelerando a moto, com embreagem acionada;

3. Evite trocas bruscas das marchas, com manobras não condizentes com a categoria de sua moto, especialmente. Por exemplo: empinar a moto (seu que alguns podem ficar bravos lendo isso aqui) é uma forma de forçar a embreagem na saída;

4. Em caso de bateria fraca, melhor recarregá-la o mais rápido possível, do que dar trancos no motor a todo momento. Isso acarreta outros problemas internos, além de danificar o sistema do câmbio;

5. Evite cortar giros do motor! Com o tempo, além de desgastar os discos, os mesmos vão liberando detritos ferrosos em todo o interior do motor, inclusive, misturando-se ao óleo e, consequentemente, passa a atritar com as peças que deveriam manter-se lubrificadas e limpas de detritos;

6. Evite "brincar" com a embreagem, apertando-a e liberando-a vezes seguidas na primeira marcha, fazendo um "vai-e-vem" com a moto; bem como, evite fazer "rampa" com frequência, a não ser que seja estritamente necessário, dada a situação;

7. Sobrecarga na motocicleta também pode afetar a vida útil da embreagem. Evite estar sempre com a moto "acima do peso";

8. A regulagem é algo importante. Não deixe a manete nem baixa, nem alta demais, mantenha seu limite "equilibrado";

9. Por fim, aplique um lubrificante específico para o cabo, a fim de mantê-lo sempre macio.

Motoabraço e até a próxima!


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