HD PANAMERICA: BILHETE DE ENTRADA NO MUNDO ADVENTURE PARA A HARLEY DAVIDSON

HD PANAMERICA: BILHETE DE ENTRADA NO MUNDO ADVENTURE PARA A HARLEY DAVIDSON

Todo o mundo conhece ou já ouviu falar sobre a marca Harley-Davidson. Não
precisa nem ser motociclista e, mesmo que saiam sons parecidos com "rarley-dêiss", ou "rárli-dêisson",  não há aquele que nunca tenha ouvido falar. Bom, a famosa e centenária marca é mais conhecida pelo estilo de suas motocicletas, que podem ser customizadas e caracterizadas a fim de combinar com o estilo de seu proprietário. 
Mas, de olho nas oportunidades e apostando num espaço no mercado de motos, a Harley-Davidson acaba de lançar, lá fora, a Panamerica 1250 cc, uma adv musculosa e que, segundo o próprio site diz, "combina com fogueira de acampamento, desejo de viajar e coragem". Ainda segundo eles, "é a nossa multiferramenta de duas rodas feita para durar, projetada para explorar e desenvolvida para 100% de desempenho".
De fato, a Panamericana, até mesmo pela sua robustez, aparenta ser uma moto muito forte e preparada para terrenos diversificados. Desde suas primeiras motos clássicas, a marca sempre primou pela aventura, pelo doce sabor de viajar em uma motocicleta forte e robusta e, agora, no mundo Adventure, ela não poderia deixar essas premissas de lado. 

Aposta no Marketing

Como sempre faz, a Harley-Davidson não economizou no marketing de sua big trail. Para tanto, fez uma série de vídeos, dentre os quais tendo o ator Jason Mamoa (Aquaman) como apresentador, para divulgar a nova motocicleta. Se vai ter resultado, só o tempo dirá e, claro, a presença da moto no cotidiano. Mas, dado à sua origem, não é de se duvidar que ela fará sucesso.



Infelizmente, ela não será lançada em terras tupiniquins, pelo menos até segunda ordem, e não consegui informações sobre o porquê. 
Mas, dá para se imaginar que, no Brasil, a marca tem se dado bem com suas clássicas. É muito comum se ver uma Harley pelas ruas e estradas brasileiras, hoje em dia. Virou quase que febre. Já o mercado de trails no Brasil é dominado pela BMW, com suas R 1250 GS e a F 850 GS em 1º e 2º lugar de vendas, respectivamente (dados de 2020), de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores)1, seguido pelas Triumphs Tiger 800 e 900 cc, ocupando o 3º e 4º lugares, torna-se um mercado bastante competitivo e, talvez, não seja a hora de investir por aqui. Uma suposição.

Motor

A Panamerica não decepciona. Possui motor bicilíndrico com quatro válvulas por cilindro e arrefecido a líquido, gerando até 152 cv de potência. Um dos diferenciais na motocicleta, segundo a marca, está no novo comando de válvulas variável, que permite um bom torque mesmo em baixas rotações, sem prejudicar a potência nas altas.



O Revolution Max 1250 produz um torque máximo de 12,95 kgf.m a 6.750 rpm. Seus 152 cv são conseguidos aos 9.000 giros rpm. Possui 6 machas e sua transmissão é por corrente.

Feita para a aventura

Apesar de ser uma big trail, a Panamerica foi feita mesmo para a aventura dos fãs da marca (ou para os novos fãs), que desejavam unir a paixão pela aventura a


uma máquina que não sofresse tanto em terrenos mais difíceis - já que enfiar uma Road King, ou uma Dyna, em uma estrada de chão não é lá tão agradável, não é? Além do mais, não podemos comparar as nossas estradas de chão com as americanas, na maioria dos casos.
Os freios Brembo dispensam maiores comentários, e são os mesmos que compõem o sistema de frenagem da Panamerica. Eles proporcionam uma sensação macia e progressiva nas frenagens e, associados ao sistema ABS, ativado a partir de um botão no guidão da moto, também garantem uma melhor estabilidade e segurança na hora de frear.

Sendo assim, a Harley desenvolveu a "Pan" sobre um quadro compacto, com o motor fazendo parte da estrutura, e utilizou suspensões de curso longo, proporcionando uma pilotagem ereta e confortável. 


O pneu dianteiro é 120/70R19, enquanto o traseiro, 170/60R17 da marca/modelo Michellin Scorcher Adventure, criado especialmente para esta moto.

Tecnologia


Como não poderia deixar de ser, a moto traz consigo alguns gadgets eletrônicos muito interessantes, como painel digital e conexão bluetooth. Por meio do sistema RDRS (sigla para Reflex Defensive Rider Systems, ou Sistema de Reflexo Defensivo para o Piloto, em portuga), que é um conjunto de tecnologias aplicadas à moto, o piloto tem uma pilotagem mais segura e uma experiência única. 



Seu painel é uma tela colorida de 6,8", digital e que fornece diversas informações, que vão desde o odômetro e velocímetro padrões, até conexão bluetooth para smartphones baseados no Android (e não na Apple, ao contrário das tourings da HD), informações sobre o clima, seleção de modo de pilotagem, entre vários outros mimos.




Ela deverá ser apresentada no próximo EICMA, previsto para novembro de 2021 e, como já disse, a nós brasileiros só nos resta esperar para ter esta moto por aqui.
Valor estimado: US$ 17 mil a versão standard e US$ 20 mil, a special. 

Para assistir aos vídeos promocionais (em inglês), clique no link: https://bit.ly/3ouenj1

Imagens: Divulgação

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1. Fonte: motoo.com.br (https://www.motoo.com.br/big-trails-bmw-domina-com-r-1250-gs-e-f-850-gs/)

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