Elétricas, a sensação do momento. Mas, quais as vantagens e desvantagens?

Elétricas, a sensação do momento. Mas, quais as vantagens e desvantagens?

Salve, motors! Tudo bem com vocês?

Bom, a febre do momento são as scooters e motos elétricas. No Brasil, então, tornou-se quase uma obrigação da maioria dos que tem veículos - e até mesmo, moto que bebe mais do que o dono - optar por alternativas que deem uma diminuída no orçamento de casa. 



De quebra, pode-se dizer que as scooters e motos elétricas trazem, sim, muita economia no final do mês, já que enfrentamos preços abusivos nas bombas de combustíveis, especialmente, se o proprietário a usa  com mais frequência para ir trabalhar.

Mas sempre há o outro lado da moeda. Sempre existe a parte que te faz pensar o quão compensa investir na economia, sabendo, claro, que há boas chances das contas caírem bem, no final da soma.

As vantagens

Silenciosa


O ruído emitido pelo motor elétrico é incomparavelmente menor do que o de combustão. O único barulho que se ouve, quando ela está em movimento, vem do atrito dos pneus com o asfalto. Nesse trânsito caótico e barulhento, nada melhor que colaborar na diminuição da poluição sonora, não? 

Respeito ao meio-ambiente

A preferência e consequente expansão dos motores elétricos, tanto dos veículos de quatro rodas quanto dos de duas, é de suma importância ao meio-ambiente, pelo simples fato de não queimar combustíveis fósseis e, consequentemente, não emitir poluentes no ar. A preservação ambiental é algo que temos que nos preocupar desde sempre.

Pilotagem confortável

A sensação de leveza que essas pequenas elétricas proporcionam partem, a princípio do


motor que, movido à bateria, não possui componentes mecânicos que ficam se tocando a todo instante, gerando o tremido das motos a combustão. Como a maioria possui câmbio automático e elétrico, basta à pessoa acelerar e não titubear, e pronto. Fácil demais.

Fácil de pilotar

As scooters, por si, já são veículos muito fáceis de pilotar, mas no caso das elétricas, isso é elevado a um nível maior, devido a fatores como o câmbio automático, leveza e dimensões. As motos não se diferem muito, principalmente, na questão do tipo de câmbio, mas também são mais leves. São um pouco mais altars, porém, nada que meta medo em um iniciante, por exemplo. 

Economia

O fator economia - e nem sempre, beleza - é o que mais chama a atenção do propenso comprador. Com o preço dos combustíveis beirando à insanidade, ter um veículo que ao menos o leve e o traga do trabalho é mais que justificável. Porém, não há como dizer com precisão que você vá economiar "x" reais no final do mês, pois muitas variáveis determinam essa quantia, que vão desde os modelos de scooter ou moto, até o valor cobrado no Kw/hora da concessionária de energia de seu Estado. No entanto, você nunca vai gastar com energia o que gasta com o combustível, disso pode estar certo.




Manutenção barata

Os valores que hoje pagamos na manutenção das nossas motocas não estão moleza, não é?


Peças caras, mão-de-obra ídem, sem falar na constância de tarefas, como a troca de óleo. Esse último item, então, não faz parte da rotina dos proprietários de veículos elétricos. Exige menos presença nas oficinas e a mão-de-obra é mais barata, bem como, algumas peças e acessórios. O imposto também é outro item que desonera os custos com o veículo, por ser mais baixo.

As desvantagens

Vamos, agora, olhar por outro prisma: as desvantagens em se ter uma scooter ou moto elétrica - que não são muitas, afinal.

O lado negativo do silêncio

Se por um lado o silêncio é uma das vantagens das elétricas, por outro pode trazer algumas consequências desagradáveis, por mais irônico que isso pareça. Mas, o barulho produzido


pelos motores a combustível acaba sendo um alerta para pedestres e motoristas, já que indica a presença de uma moto ou scooter por perto. Os motores elétricos, pelo contrário, não dão esse aviso.

Baixa velocidade

Os acostumados a andarem "no doze" podem sentir uma certa agonia, numa elétrica. A potência delas não bate com as scooters e motos atuais, apesar de alguns modelos de motos elétricas já serem um pouco mais velozes, mas não se comparam às movidas a combustíveis.

Autonomia

As elétricas, com os modelos que o mercado dispõe, pelo menos, foram desenhadas estritamente para uso urbano. Não rola irmos de uma cidade a outra, já que a automonia média dos modelos é de apenas 50 km. Portanto, viajar, a não ser que seja bem próximo e você conte com uma bateria sobressalente, é algo impensável. 




Chuva

A maioria dos modelos de motos e scooters elétricas não são chegadas a chuvas mais fortes. Testes feitos por alguns conhecedores e curiosos mostraram que a água que vem tanto de cima como das poças formadas no trecho, podem afetar temporariamente o funcionamento do veículo. Chuvas fracas, nem tanto, mas viu que o tempo tá feio demais, melhor procurar um lugar seguro.

Foto: https://scootereletricagoiania.com.br/


Atualizando: há diferentes fatores que podem ou não limitar scooters e motos nas chuvas. E alguns cuidados devem ser tomados. Tenha em mente que elas são resistentes às chuvas, mas não imunes ao aguaceiro. Como disse antes, chuvas torrenciais não rolam, até mesmo pela quantidade de água que acumula e fica empoçada e um tanto quanto suja - imagine isso entrando no compartimento da bateria. Então, evitar as poças d'água é imprescindível. Há veículos com níveis maiores e menores de proteção contra a água, mas todos eles possuem um nível de resistência à água. Não fosse assim, como é que faríamos para lavá-las, não é?

Tudo o que vamos fazer tem seus prós e contras. No caso das scooters e motos elétricas, a primeira pergunta para o interessado em comprar uma é: "Qual será a utilidade de uma elétrica pra mim?". Se é somente para ir e voltar do trabalho, se é para passeio ou somente mostrar para as pessoas que é "uma pessoa ligada à ecologia". 

Versão em vídeo:




Se preferir assistir no Youtube:  Clique aqui.



Motoabraço e até o próximo post.




Fontes:

https://e-motors.mobi/blog/scooter-eletrica-o-que-e-vantagens/

https://scootereletricagoiania.com.br/sem-categoria/quanto-custa-carregar-uma-scooter-eletrica-aprenda-a-calcular/






Comentários

Postagens mais visitadas