COMPARATIVO: YAMAHA NMAX 160 ABS x HONDA PCX 160
COMPARATIVO: YAMAHA NMAX 160 ABS x HONDA PCX 160
Saudações, motors!
A Honda mal lançou a PCX 160, em atualização à de 150 cilindradas, e o Louco por Motos já correu pratrazer esse comparativo para você, que pretende adquirir um desses modelos ou até mesmo pensa em trocar o seu scooter.
A nova Honda PCX 160 foi lançada recentemente no Brasil - setembro de 2022 -, um ano de meio depois de já estar rodando nas
ruas do Japão. Vem para competir diretamente com a NMAX 160, da Yamaha, que já está no mercado desde 2017. A comparação se refere aos modelos 2022.
Visual, Iluminação e Painel
Visualmente, se o leigo não prestar bastante atenção, de longe irá pensar que se trata do mesmo motociclo. Mas, pára por aí. A carenagem da PCX possui linhas mais vincadas e futuristas, enquanto a NMax ainda mantém suas linhas mais discretas.
Farol da PCX 160: integrado à seta, não é Full-LCD. |
Farol da NMAX é menos exótico, o que permitiu uma bolha maior. |
O conjunto óptico da PCX é um pouco mais chamativo, remetendo ao desenho de uma asa tecnológica, de linhas retas, em cujas pontas estão as setas. Estas, inclusive, não são de LED, como o resto do conjunto óptico da PCX. Já na NMAX, que é Full-LED, o farol dianteiro é mais mais curvilíneo e um mais discreto. No final das contas, a PCX acaba apresentando um visual mais moderno do que a NMAX.
Ambos os scooters possuem carregadores 12v, o que é uma mão na roda para os dias de hoje.
Tomada 12v da Yamaha NMAX 160 |
Local da tomada 12v da Honda PCX 160 |
Painel da NMAX 160 |
Que me desculpe a Yamaha, mas a Honda caprichou mais. |
O painel da Honda PCX 160 é uma evolução em comparação com sua antecessora, enquanto o painel da NMAX 160 parece não ter sido objeto de preocupação por parte da Yamaha. Ambos são totalmente digitais, porém, o da PCX tem um formato mais "widescreen" e é escuro, tipo black out. Já o da NMAX é menor, proporciona uma visualização até certo ponto dificultada e mantém sua configuração original.
As linhas da Honda PCX são um pouco mais futuristas. Créd. imagem: motociclismoonline.com.br |
A Yamaha NMAX tem as linhas levemente mais discretas. |
Rodas, pneus e freios
Ambos os scooters possuem rodas de liga de alumínio, sendo que a Honda PCX traz um design diferenciado. Enquanto na NMAX, ambas as rodas são de 13", na PCX a dianteira é de 13" e, a traseira, de 14 polegadas. Apesar da pequena diferença no número, ela é grande no momento de encontrar um buraco, por exemplo.
Honda PCX 160 |
Yamaha NMAX 160 |
A não ser no aro, os pneus de ambos os scooters compartilham as mesmas medidas, que são: 110/70 na dianteira e 130/70 na traseira, e também são tubeless.
Os freios em ambos os modelos são a disco e ABS, mas com a diferença que a NMAX conta com discos em ambas as rodas, e a PCX somente na dianteira. Ponto para a NMAX.
Motor e tecnologia
O motor da NMAX 160 é um monocilíndrico de 155 cm³, de refrigeração líquida e equipado com tecnologia VVA (do inglês Variable Valve Actuation, ou Válvula de Atuação Variável). Pode gerar até 15,4 cv de potência e 1,4 kgfm de torque.
Motor da Yamaha NMAX. 155 cm³ e 15,4 cv |
Motor da Honda PCX 160: 156,9 cm³ e 16 cv. |
Já a Honda PCX 160 vem equipada com um motor com tecnologia própria, denominada "eSP+", que é a sigla para enhanced Smart Power Plus, que no fundo é um sistem que proporciona mais potência ao scooter. Seu monocilíndrico OHC possui 156,9 cm³, pode produzir até 16 cv de potência e 1,5 de torque, portanto, saindo na frente da NMAX.
Outro grande diferencial na Honda PCX é a presença da tecnologia HSTC - Honda Selectable Torque Control -, que controla automaticamente a rotação das rodas por meio de sensores, o que garante mais segurança ao piloto.
Ambas possuem o sistema Smart Key, em que basta a presença do dono para darem partida. A Honda ainda conta com o sistema Idling Stop, em que a moto se desliga sozinha para economizar combustível.
Smartkey da NMAX 160 |
Smartkey da PCX 160 |
Tanque e autonomia
A capacidade do tanque da Yamaha NMAX é de 7,1 litros, com uma autonomia média de 284 km, ou 40 km/litro. Já o tanque da Honda PCX é de 8 litros, com uma autonomia média de 356 km, ou 44,5 km/litro. Ambas usam somente gasolina como combustível. Não são flex.
Preços
No site da Honda, o preço sugerido para a PCX 160 é de R$ 17.400,00, sem contar frete e outras taxas e comissões pertinentes. Ja a NMAX tem sugestão de R$ 19.690,00 no site da Yamaha. Os valores são de outubro de 2022.
Diz aí qual delas mais te agradou. É importante a sua participação, valeu?
Megaobrigado e motoabraço!
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https://www.motociclismoonline.com.br/testes/honda-pcx-160-ainda-mais-bonito-potente-e-confiavel/
https://www3.yamaha-motor.com.br/nmax-160-abs/product/30036
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