COMPARATIVO: YAMAHA NMAX 160 ABS x HONDA PCX 160

 COMPARATIVO: YAMAHA NMAX 160 ABS x HONDA PCX 160


Saudações, motors!

A Honda mal lançou a PCX 160, em atualização à de 150 cilindradas, e o Louco por Motos já correu pra
trazer esse comparativo para você, que pretende adquirir um desses modelos ou até mesmo pensa em trocar o seu scooter.

A nova Honda PCX 160 foi lançada recentemente no Brasil - setembro de 2022 -, um ano de meio depois de já estar rodando nas


ruas do Japão. Vem para competir diretamente com a NMAX 160, da Yamaha, que já está no mercado desde 2017. A comparação se refere aos modelos 2022.

Visual, Iluminação e Painel

Visualmente, se o leigo não prestar bastante atenção, de longe irá pensar que se trata do mesmo motociclo. Mas, pára por aí. A carenagem da PCX possui linhas mais vincadas e futuristas, enquanto a NMax ainda mantém suas linhas mais discretas. 

Farol da PCX 160: integrado à seta, não é Full-LCD.

Farol da NMAX é menos exótico, o que permitiu 
uma bolha maior.


O conjunto óptico da PCX é um pouco mais chamativo, remetendo ao desenho de uma asa tecnológica, de linhas retas, em cujas pontas estão as setas. Estas, inclusive, não são de LED, como o resto do conjunto óptico da PCX. Já na NMAX, que é Full-LED, o farol dianteiro é mais mais curvilíneo e um mais discreto. No final das contas, a PCX acaba apresentando um visual mais moderno do que a NMAX.

Ambos os scooters possuem carregadores 12v, o que é uma mão na roda para os dias de hoje.

Tomada 12v da Yamaha NMAX 160

Local da tomada 12v da Honda PCX 160


Painel da NMAX 160

Que me desculpe a Yamaha, mas a Honda caprichou mais.

O painel da Honda PCX 160 é uma evolução em comparação com sua antecessora, enquanto o painel da NMAX 160 parece não ter sido objeto de preocupação por parte da Yamaha. Ambos são totalmente digitais, porém, o da PCX tem um formato mais "widescreen" e é escuro, tipo black out. Já o da NMAX é menor, proporciona uma visualização até certo ponto dificultada e mantém sua configuração original.

As linhas da Honda PCX são um pouco mais futuristas.
Créd. imagem: motociclismoonline.com.br

A Yamaha NMAX tem as linhas levemente mais discretas.

Rodas, pneus e freios

Ambos os scooters possuem rodas de liga de alumínio, sendo que a Honda PCX traz um design diferenciado. Enquanto na NMAX, ambas as rodas são de 13", na PCX a dianteira é de 13" e, a traseira, de 14 polegadas. Apesar da pequena diferença no número, ela é grande no momento de encontrar um buraco, por exemplo. 

Honda PCX 160

Yamaha NMAX 160

A não ser no aro, os pneus de ambos os scooters compartilham as mesmas medidas, que são: 110/70 na dianteira e 130/70 na traseira, e também são tubeless.

Os freios em ambos os modelos são a disco e ABS, mas com a diferença que a NMAX conta com discos em ambas as rodas, e a PCX somente na dianteira. Ponto para a NMAX.

Motor e tecnologia 

O motor da NMAX 160  é um monocilíndrico de 155 cm³, de refrigeração líquida e equipado com tecnologia VVA (do inglês Variable Valve Actuation, ou Válvula de Atuação Variável). Pode gerar até 15,4 cv de potência e 1,4 kgfm de torque.

Motor da Yamaha NMAX. 155 cm³ e 15,4 cv

Motor da Honda PCX 160: 156,9 cm³ e 16 cv. 

Já a Honda PCX 160 vem equipada com um motor com tecnologia própria, denominada "eSP+", que é a sigla para enhanced Smart Power Plus, que no fundo é um sistem que proporciona mais potência ao scooter. Seu monocilíndrico OHC possui 156,9 cm³, pode produzir até 16 cv de potência e 1,5 de torque, portanto, saindo na frente da NMAX.

Outro grande diferencial na Honda PCX é a presença da tecnologia HSTC - Honda Selectable Torque Control -, que controla automaticamente a rotação das rodas por meio de sensores, o que garante mais segurança ao piloto.

Ambas possuem o sistema Smart Key, em que basta a presença do dono para darem partida. A Honda ainda conta com o sistema Idling Stop, em que a moto se desliga sozinha para economizar combustível. 

Smartkey da NMAX 160

Smartkey da PCX 160


Tanque e autonomia

A capacidade do tanque da Yamaha NMAX é de 7,1 litros, com uma autonomia média de 284 km, ou 40 km/litro. Já o tanque da Honda PCX é de 8 litros, com uma autonomia média de 356 km, ou 44,5 km/litro. Ambas usam somente gasolina como combustível. Não são flex.

Preços

No site da Honda, o preço sugerido para a PCX 160 é de R$ 17.400,00, sem contar frete e outras taxas e comissões pertinentes. Ja a NMAX tem sugestão de R$ 19.690,00 no site da Yamaha. Os valores são de outubro de 2022.

Diz aí qual delas mais te agradou. É importante a sua participação, valeu? 

Megaobrigado e motoabraço!


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Fontes: 
https://www.motociclismoonline.com.br/testes/honda-pcx-160-ainda-mais-bonito-potente-e-confiavel/
https://www3.yamaha-motor.com.br/nmax-160-abs/product/30036
http://www.fenabrave.org.br/portalv2/Conteudo/emplacamentos
https://veiculos.fipe.org.br/
https://www.google.com.br/
https://moto.com.br





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