COMPARATIVO: YAMAHA FAZER 250 x HONDA CB 250F TWISTER

COMPARATIVO: YAMAHA FAZER 250 x HONDA CB 250F TWISTER

Salve, motors de todo o Brasil e também do exterior (por incrível que pareça, há brasileiros em outros países que acompanham este blog). Todos muito bem?

Este artigo traz uma boa comparação entre duas urbanas bastante vendidas aqui, nas terras tupiniquins: a Yamaha Fazer 250 e a Honda CB 250F Twister. Afinal, qual delas é melhor comprar*?



Design

Antes de mais nada, gostaria de salientar que "gosto é gosto e não se discute". Acho que todos nós temos isso como premissa, né? Apesar de muitos se esforçarem para te convencer ao contrário (ou ao gosto deles). 

Fig. 2. A linhas de design da Fazer
Olhando rapidamente, ambas seguem a mesma linha de design: naked, carenagens
pequenas, escape com o bojo mais largo, rodas de liga leve, pneus sem câmera e visual esportivo. E acho que é só. As diferenças passam a ser vistas ao se aproximar dessas motos e dar atenção aos detalhes.

Numa analogia meio esquisita, eu diria que a CB 250F está com 3 meses de academia, enquanto a Fazer 250 já tá se aproximando dos 12 meses. Ela é mais "bruta" do que a da Honda, dando até a impressão de ser uma moto de motor maior. Tanto que, em peso (seco), a Yamaha Fazer possui 12 kg a mais que a CB 250F


Fig. 3. Linhas de design da CB 250F Twister

- 149 kg contra 137 kg. A Yamaha, com comprimento de 2.015 mm, é ligeiramente mais estreita do que a CB 250F, que possui 2.065 mm (traduzidos em metros: 2,01 contra 2,06). Em termos de largura, a Fazer possui 770 mm, e a CB, 753 mm. Na altura, a Honda também "ganha", com seus 1.072 mm contra 1.070 mm da Yamaha. 

Motor

Agora, vem a parte mais desejada por todo motoqueiro: o coração da máquina, o motor. Ambas possuem 250 cc (para ser mais exato: 249,5 cc), porém, qual das duas leva a melhor, no final, contabilizando-se todas as características?

Fig. 4. Motor da Yamaha Fazer 250

Os dois modelos são bicombustíveis, ou seja, flex. Seus motores são monocilíndricos, 4 tempos, e utilizam comandos simples para controlar a abertura e o fechamento das válvulas de admissão e escape (SOHC). Enquanto a Yamaha é bivalvulada, a Honda conta com 4 válvulas: ou seja, enquanto Fazer possui resposta de torque mais rápida, a CB 250 conta com um melhor desempenho posterior. 

Fig. 5. Motor da CB 250F Twister


Em termos de potência e torque, de acordo com as características técnicas dessas motos, a CB 250F está ligeiramente à frente, como mostra a tabela a seguir:

Por esta tabela, é fácil deduzir qual das duas motos se dá melhor em velocidade final.

Por esta tabela, vimos que a CB 250F entrega mais potência e mais torque com menos giro de motor, o que pode ter um resultado significativo no final, tanto em velocidade quanto em economia.

Outro fator que influencia bastante neste tipo de resposta é o câmbio: enquanto a Fazer possui 5 marchas, a CB 250 conta com mais uma, dando mais "espaço" para o motor trabalhar e, consequentemente, melhor desempenho.

A capacidade do cárter não influencia, lógico, na velocidade ou no desempenho, contudo, conta na hora da troca. A Fazer usa somente 1,35 litro de óleo (recomendado: 10W-40), enquanto que o bojo da CB 250 é um pouco mais guloso: 1,8 litro (recomendado: 10W-30). 

Consumo

Agora, vem o mais interessante: apesar dos números, a CB 250F consome mais combustível do que a Fazer.  

Fig. 6. A Fazer é mais econômica do que a CB 250F

Enquanto a Honda, com sua capacidade para 16,5 litros de combustível, tem uma autonomia por volta de 400 km, a Yamaha chega aos 490 km, com um tanque de 14 litros. Isso quer dizer que a Fazer pode fazer 35 km/l, enquanto que a CB 250F, 25 km/l, se tiver uma média excelente.

Eletrônica et all

As partes elétricas - e tudo o que elas envolvem - dessas queridas urbanas não deixam a desejar, apesar das diferenças entre os modelos.

Fig. 7. Painel monocromático da Fazer

 Primeiramente, vamos comparar os painéis. O   painel nada mais é do que a forma com que a   moto tem para se comunicar com seu piloto,   pois a partir dele é que sabemos em que   velocidade estamos, quanto já rodamos   (odômetro), a quantos giros está o motor, se há   ou não combustível suficiente, entre outras   informações.

  Tanto a Honda quanto a Yamaha não deixaram de lado tais informações em seus painéis de Led. Contudo, na minha singela opinião, a CB 250F conta com um painel mais bonito, talvez, pelas cores aplicadas no fundo. O painel da Fazer é de fundo monocromático com os caracteres e marcadores em preto. Só não é pior porque a Yamaha trocou a sépia pelo cinza claro. O que difere - e achei até bacana pra caramba! - no painel da Fazer é o marcador de combustível, que simula um mostrador de ponteiro analógico.

Fig. 8. O painel da CB é mais chamativo.

Não tem jeito, em termos de faróis, os engenheiros de ambas as fabricantes não perderam a linha "transformers" que vem sendo aplicada em diversas motos, especialmente, as  esportivas e as urbanas que as "imitam". Para ornamentá-los melhor, eles são envoltos e sustentados por uma carenagem frontal, que acaba colaborando para o desenho final dos faróis. Enquanto a CB 250F Twister tomou emprestado o farol da Hornet 600, a Fazer parece ter mais originalidade. Ambas utilizam lâmpadas de Led, tantos nos faróis dianteiro e traseiro, como nas setas.


Fig. 9. Farol da Fazer

Fig. 10. Farol da CB 250F


As baterias são de 12V, contudo, a Fazer é de 6Ah, enquanto que a CB, 5Ah. No final, isso não faz grande diferença.

Aros e Freios

A Fazer vem equipada com os ótimos pneus Pirelli Sport Demon, nas medidas 100/80-17 na dianteira e 140/70-17 na traseira, ambos sem câmera, evidentemente. Os freios da Fazer são ABS, mas de disco simples, cada um. 

Já a CB 250F Twister vem também com pneus Pirelli, modelo Diablo Rosso, nas medidas 110/70-17 na dianteira e 140/70-17 na traseira, e assim como na Fazer, ambos são tubeless (sem câmera). Ambos os freios são ABS com acionamento hidráulico.

Preços

Conforme pesquisa, o preço básico sugerido pelos fabricantes dessas motos no lançamento delas era:

Yamaha Fazer 250            R$ 17.690,00 (ano/mod. 2021)

Honda CB 250F Twister    R$ 16.690,00 (ano/mod. 2021)


Conclusão

Não gosto (muito) de deixar minha opinião, mas, sinceridade... eu ficaria com a mais cara. Não por ser mais cara, ou por ser Yamaha, mas pelo conjunto da obra. Como não estou aqui para ser piloto de corrida, muito menos, dentro dos limites urbanos, a Fazer parece oferecer melhor pilotagem, ótima aderência, conforto (estável e bem semelhante em ambas) e, principalmente, melhor autonomia. 

Fica por sua conta a escolha, pois a briga Yamaha x Honda é eterna. Motoabraço e fiquem todos na paz.





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* As comparações foram feitas sobre motos "zero km", ambas modelo 2021, com todas as suas configurações de fábrica. 

Comentários

  1. Sem dúvidas Yamaha é muito mais bonita e confortável que a Honda em todos modelos

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  2. A FZ, tá muito mais interessante. Moto muito show.

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  3. A Yamaha dá show nos desenhos e construção.

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  4. Seja mais imparcial no seu artigo, deu pra ver que você gosta muito da Fazer, mas como você escreveu gosto ise discute, eu percebi que você desprezou a Twister e enfatizou a Fazer ainda com informações erradas. A começar que Twister não faz 25 com um litro, eu consigo fazer nela até 40 com um litro e minha média é 35 com um litro, outra coisa é que no cárter dela não vai 1,8 litros de óleo, vai somente 1,5 litros. Antes de tudo você deve ser imparcial.

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    1. Obrigado por comentar, Thiago. Bom, me desculpe se pareci parcial, mas na verdade fui atrás de artigos publicados em revistas e também conversei com alguns proprietários. E batendo a real, eu ficaria muito feliz com qualquer uma delas, pois são motos extremamente boas e cada uma com uma ou outra particularidade melhor. Motoabraço!

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  5. boa noite a todos! independente de escolha ,as motos sao otimas!! tenho uma CB TWISTER 2020 e digo pra vcs ..: a moto e surpreendente!! consumo,dirigibilidade,conforto e muito bonita..em media 36,5 km/lt c/garupa entre 90 a 100km/h!!! ate hj,o q posso reclamar e a falta do pe central e marcador de marcha. quanto ao conjunto,a moto e bem agil e muito flexivel no transito ..! leve e muito esperta nas aceleracoes..! ja possui um CBX TWISTER 2005 e m identifiquei com a twister. mas pode ter certeza,CB TWISTER E FZ25 sao duas motos TOP da linha 250.

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