MOTO COMPARATIVO: BMW G310 R x YAMAHA MT-03

Alô, motors!!!

De volta com mais um comparativo, desta vez, de duas motos de uma categoria que vem crescendo vertiginosamente, que é a das nakeds na faixa das 300 cilindradas.
Então, pus na roda a BMW G310 R e a Yamaha MT-03, duas excelentes motocicletas, com diferenças pequenas entre uma e outra.


Design

Vamos começar pela aparência geral. A moto da BMW tem uma pegada roadster, com acabamento urbano e contemporâneo, não primando muito por detalhes no desenho do tanque ou das faixas adesivas. A carenagem lateral, onde está impresso o "R" na BMW, cobre o radiador, ao mesmo tempo que direciona o ar para a peça, o que ajuda no condicionamento da temperatura. Já na MT-03, essa carenagem não existe e o radiador torna-se visível, mas, nada que atrapalhe na performance da moto. Os desenhos do tanque, da carenagem de farol e o protetor do cárter tiveram mais preocupação por parte dos engenheiros da Yamaha, que pensaram certamente num layout mais futurista e visual esportivo. Se é a primeira impressão que fica, eis que a MT-03 parece impressionar mais.

BMW G310 R


YAMAHA MT-03

Dimensões

A G310 R é levemente mais curta e compacta, com um entre-eixos de 1.374 mm, contra 1.390 mm da MT-03. Em termos de comprimento total, a MT-03 possui 2,09 mts, enquanto a BMW, 2,05 mts. Em altura, a BMW fica um pouquinho acima, com 1,08 mt, e a Yamaha com 1,03 mt. Também no assento, a Yamaha é 0,05 mt mais baixa, medindo 780 mm contra 785 mm da BMW.
As capacidades dos respectivos tanques também são diferentes. Enquanto a G310 R tem capacidade para 11 litros de gasolina, sendo 1 litro de reserva, a MT-03 possui capacidade maior, de 14 litros, sendo 3 para a reserva. Em consumo de combustível, a MT-03 pode variar entre 16 e 22 km/l - a média, então, é de 19 km/l. A G310 R pode chegar a incríveis 30,6 km/litro!!!!! Nessa questão, tão importante nos dias de hoje, a BMW ganha disparada!
Em ordem de marcha, seus pesos são: 158,5 kg da BMW e 168 kg da Yamaha.



Motores

Vamos à parte, talvez, mais interessante de um comparativo. Quem sai na frente e quem fica pra trás? Em termos de motor, há números que fazem a diferença entre uma moto e outra.
A BMW G310 R possui um monocilíndrico de 313 cm³ que gera até 34 cv de potência a 9.200 rpm e torque de 2,85 kgf.m a 7.500 rpm. Já a MT-03 é dotada de 321 cm³ em dois cilindros, que geram 42 cv de potência a 10.000 rpm e torque de 3,01 kgf.m a 9.000 rpm. A BMW que nos desculpe, mas a Yamaha sai e chega melhor, nesse quesito.


Motor da MT-03: bicilíndrico, 321 cc e 42 cv.

Motor da G310 R: monocilíndrico de 313 cc e 34 cv de potência.

Consumo e autonomia [editado e atualizado]

Falando-se em autonomia, isto é, quantos quilômetros cada uma delas percorre com o tanque cheio, levando-se em conta seus consumos médios, não se diferem tanto: a Yamaha MT-03, com seu tanque de 14 litros, tem uma autonomia de aproximadamente 280 km, enquanto que a BMW G310R, com um tanque para 11 litros, chega aos 290 km. Portanto, por litro a BMW faz mais, chegando à média de 26 km/l contra 20,8 km/k da MT-03. 

Preços [atualizados em 12/12/21]

É lógico que, no final das contas, pesa também na escolha do modelo o valor que tem que ser pago, não é? Mas, antes disso, veja este outro comparativo:

Preço médio do seguro (Zero KM)* - G310 R       = R$ 1.815,00
                                                             MT-03        = R$ 1.990,00

(* Preços de seguros variam conforme seguradora, corretor, cidade, idade e sexo do piloto principal, entre outros parâmetros).

Devido a diferenças em impostos de cada estado, fica difícil saber o valor do IPVA mais a licença dos modelos.

O preço sugerido da MT-03 é de R$ 25.490,00; já a da G310 R é de 21.900,00.

No mais, um forte abraço, motors! Espero ter ajudado na decisão. :)

Galeria de fotos:










Comentários

  1. Gostei das duas, mas ainda estou em dúvidas! kkk

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  2. Matéria muito boa, gostei das duas mas ainda estou em dúvidas! kkk

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  3. Como o cara faz um comparativo e não coloca o consumo de combustível. Alguém me explica

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    1. Poxa, Lexx121, realmente foi uma falha grande de minha parte. Desculpa a todos. Tomo sua crítica construtiva como sugestão e vou atualizar a postagem, blz? Valeu e motoabraço!

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