COMPARATIVO 300 cc: KAWASAKI Z300 x YAMAHA MT-03

Louco por Motos - Comparativo 300 cc: Kawasaki Z300 x Yamaha MT-03
E aí, motors? Em primeiro lugar, quero desejar a todos um FELIZ 2019, que os resultados de todos os seus esforços comecem a surgir este ano, com muita harmonia e saúde a todos!

Bom, o primeiro artigo do ano é este comparativo de motocas que estão conquistando uma fatia de mercado muito grande, no Brasil: as urbaninhas semicarenadas de 300 cilindradas, Kawasaki Z300 e Yamaha MT-03.

Fig. 1. Kawasaki Z300


Fig. 2. Yamaha MT-03

Design

A Kawasaki Z300 buscou inspiração em suas irmãs maiores, como a Z1000, pra compor esse visual agressivo que carrega, com um conceito que a própria marca define como "massa à frente e rabeta minimalista". Seu farol confirma essa "agressividade", sendo ele mesmo envolvido por uma carenagem frontal compacta, que somados ao corpo musculoso e atlético, dão também um arzinho futurista à máquina.

Fig. 3 e 4. Muita coisa se diferencia na aparência dos modelos,
mas a agressividade é um dos elementos que as marca.


O visual impactante da Yamaha MT-03, assim como suas irmãs da série MT, possui design único, mas percebe-se também uma leve inspiração em uma de suas irmãs maiores, a nova R1, de 1000 cc.
Evidentemente mais curta, a MT-03 mesmo assim demonstra ser moto para velocidade, âmbito no qual ela não decepciona, devido ao estreitamento da frente para a rabeta.

Figs. 4 e 5. As rabetas das motos: em cima, da MT-03; embaixo, da Z300.


No geral, ambas possuem design com certa agressividade (mais na Z300 do que na MT-03) e visual bem conceitual e levemente futurístico.

Motor

Ambos os motores das motos apresentadas são bicilíndricos, sendo que, em cilindradas, a Kawasaki dispõe de 296 cc e a Yamaha MT-03, 321 cc. Em potência, a Z300 libera 39 cv a 11.000 TPM, enquanto sua concorrente anda um pouco à frente, liberando 42 cv a 10.750 RPM. O torque da MT-03 é também um pouco mais alto, de 3,01 kgf.m a 9.000 RPM, contra os 2,8 kgf.m a 10.000 RPM da Z300.



As diferenças, na prática, são poucas, mas a Yamaha trouxe o conceito MT, de multitorque, não foi à toa (em breve, tratarei sobre essa e outras siglas em uma nova postagem). A resposta na aceleração é praticamente imediata, na MT-03, fazendo com que a gente sinta o "empuxo" da moto. Não que a Z300 não tenha um bom torque, pelo contrário, ela também tem uma sensível força.



A refrigeração em ambos os modelos é líquida, o que traz mais facilidade de trabalho aos motores, sistema DOHC e 8 válvulas. No caso da Kawasaki, os cilindros de alumínio e pistões leves ajudam na performance geral da moto.

Painéis de instrumentos

As motos de hoje vêm todas com alguns toques modernos de tecnologia. E isso não é diferente nesta classe de motos médias. Nos painéis de instrumentos é que temos uma ideia mais ampla das novidades. E, mais uma vez, a Yamaha tem destaque nas funções; já a Z300 tem um visual mais bonito no painel.

Fig. 8. Painel da Z300.

Fig. 9. Painel da MT-03: menos chamativo e mais completo.

O painel da Z300 é compacto e mais "limpo". Possui contagiros analógico no centro, sendo que o velocímetro digital fica no canto direito. Em torno destes, leds de alerta para neutro, farol alto, setas e outros.

Já o painel da MT-03 é multifuncional, sendo o contagiros analógico, um relógio digital compartilhando o espaço. O velocímetro é digital e traz diversas informações, como a marcha em que se encontra, mais o Shift-Light, um recurso que indica ao piloto que "a moto está pedindo marcha".

Freios ABS


Os modelos Z300 e MT-03 possuem versões com e sem ABS. As dotadas desta tecnologia, claro, oferecem controle preciso nas frenagens. Em tempo: nos modelos 2019, as MT-03 contam com ABS de série nas duas rodas.

Fig. 10. Freios ABS são opcionais na Z300. Na MT-03, são itens
de série.

Ciclística


Ambos os modelos foram desenhados para oferecer agilidade e segurança em trechos urbanos, porém, na estrada, demonstraram ainda certo conforto, especialmente, para o piloto, devido à posição de pilotagem e a leveza das motos. Já o mesmo não pode ser dito para o carona, já que seus bancos traseiros são estreitos e não permitem outras posições, a não ser completamente ereto ou "debruçado" sobre as costas do piloto (em viagens longas, péssima ideia ir como garupa).

Pilotá-las não exige muita experiência, mas pilotá-las com certa experiência, o resultado é muito satisfatório, claro. Pilotos mais exigentes encontram nesses modelos uma ótima ciclística, tanto em retas quanto em curvas. O torque extra existente na MT-03, entretanto, parece trazer mais segurança nas saídas de curvas e retomadas de velocidade.

Conclusão


Só mesmo pilotando as duas motos pra saber o que escolher, no final das contas. Em termos de preço, são praticamente a mesma coisa; em termos de consumo, idem. Mas, ao pilotar um modelo e outro é que vemos as diferenças, tanto em conforto quanto em performance. Na minha humilde opinião, se alguém de vocês fosse me dar de presente uma delas, eu escolheria a Yamaha MT-03 de olhos fechados, sem me importar com a cor (rsrsrs). Em situação de estrada, em 6ª marcha, lado a lado não se sente a diferença, pra quem olha de fora. Mas, em uma redução para retomar a velocidade, a MT-03 sai ligeiramente na frente.

Especificações técnicas
As especificações de cada modelo podem ser conferidas nos seguintes links:

KAWASAKI Z300

YAMAHA MT-03

Motoabraço e até a próxima postagem.




Comentários

  1. Excelente texto, percebi que as diferenças são poucas entre os dois modelos. Só me resta a duvida sobre valor de manutenção dos dois modelos. Mas creio que a a MT03 seja mais acessível por ser Yamaha.

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