HONDA CB1000R NEO SPORTS CAFE: APOSTANDO NO PRIMEIRO LUGAR
Fala, galera do bem! Tudo bacana com vocês?
A Honda CB1000R Neo Sports Cafe é uma nova aposta da fabricante Honda nos conceitos "inovação, alto desempenho e estilo". Se pararmos um pouquinho pra pensar, é bem capaz de chegar em primeiro lugar. Vamos aos detalhes.
É importante salientar que a nova CB1000R é uma motocicleta completamente modelada, não herdando nada da anterior, CB1000. Além disso, é mais leve e mais potente. Por isso, é realmente uma novidade da Honda. Não é dotada de carenagens, portanto, trata-se de uma naked.
Até há, de fato, uma aleta lateral, feita em alumínio, situada em ambos os lados do robusto radiador, cuja função é dispersar o ar que vem da frente da moto, o que evita que o calor do motor vá diretamente para as pernas do piloto.
O farol dianteiro tem uma pegada retrô, contudo, traz moderna iluminação por leds e ainda um "anel" de luz diurna, que circunda quase todo o farol. Só esse detalhe já é matador! A lanterna traseira também é em led e possui um inovado design.
qualquer forma, a Honda garante que ele traz mais leveza à motocicleta, bem como, faz parte do conjunto de itens que determinam uma melhor pilotagem.
O entre-eixos da CB1000R é um pouco maior do que de sua antecessora: 1452 mm. Quanto à altura relativa banco x solo, é de 830 mm. Já a distância mínima do solo é de 138 mm (da base do escapamento ao chão).
O câmbio é mecânico e de 6 velocidades, com embreagem deslizante. Esse tipo de embreagem é bastante utilizado em motos de grande porte, hoje em dia. Também conhecido por "antiblocante", ela não permite que a roda traseira trave quando, em alta velocidade, o piloto precise reduzir as marchas de forma urgente.
Literalmente, o escapamento da CB1000R merece destaque em um só tópico: além de bonito, ele traz uma engenharia magnífica. A saída é 4-2-1-2, ou seja, do motor quadricilíndrico, saem 4 tubos que se unem em 2, em uma câmera, e dentro do bojo de saída, se torna 1 só tubo. Já na ponteira, o mesmo é novamente dividido em duas saídas. E não pense que isso foi feito "na sorte", porque não foi. Em toda essa engenharia há uma complexidade de cálculos, tudo para auxiliar na potência, na economia e no conjunto funcional de toda a motocicleta. Tanto que é altamente recomendável ao proprietário não customizar, ou seja, não personalizar o escapamento da Neo Sports, a não ser que homologado e aprovado pela Honda. Mas, nem precisa: o ruído que ele gera é muito atraente - sem falar, lógico, que está dentro das especificações da lei.
A suspensão traseira é cuidada por um amortecedor mono-shock de 131 mm de curso, que permite ajuste de pré-carga em até 10 posições! (Tem casal que não conhece mais que 4... rsrsrs). É bom frisar que a mola está ligada à balança sem link, ou seja, uma espécie de braço que liga uma peça à outra, existente em vários modelos de motocicletas.
O painel de instrumentos é multicolorido, totalmente digital e completo: odômetro, velocidade, conta-giros, relógio, indicação do status da moto, média de consumo atual e final da viagem, modo de pilotagem atualmente selecionado, entre outras informações. Alguns recursos configuráveis no painel, como o odômetro, o modo de pilotagem e outros, são facilmente modificados pelo condutor pressionando dois botões situados nos comandos do lado esquerdo do guidão, junto ao botão da seta, do farol e do pisca alerta.
A CB1000R é ainda agraciada por sistemas de controle de torque, acelerador eletrônico e modos de pilotagem. Este último possui 4 modos: standard, rain, sport e user (configuração do usuário). Cada modo trabalha a configuração de três elementos: tração, freio motor e potência. De acordo com as combinações de cada um no modo escolhido, é que a moto irá se comportar. No modo user, quem define as configurações é o piloto.
A Honda CB1000R Neo Sports Cafe é uma nova aposta da fabricante Honda nos conceitos "inovação, alto desempenho e estilo". Se pararmos um pouquinho pra pensar, é bem capaz de chegar em primeiro lugar. Vamos aos detalhes.
Design
Vamos começar por aqui. A Honda trabalhou num visual retrô, mas ao mesmo tempo, usou linhas futuristas no desenho da CB1000R. Adotando um conceito Neo Sports Café, trouxe à motocicleta uma identidade única, que já hipnotiza nossos olhares logo à primeira vista. O termo "Café" fica por conta desse estilo rebuscado nas tradicionais Café Racers europeias.É importante salientar que a nova CB1000R é uma motocicleta completamente modelada, não herdando nada da anterior, CB1000. Além disso, é mais leve e mais potente. Por isso, é realmente uma novidade da Honda. Não é dotada de carenagens, portanto, trata-se de uma naked.
Até há, de fato, uma aleta lateral, feita em alumínio, situada em ambos os lados do robusto radiador, cuja função é dispersar o ar que vem da frente da moto, o que evita que o calor do motor vá diretamente para as pernas do piloto.
O farol dianteiro tem uma pegada retrô, contudo, traz moderna iluminação por leds e ainda um "anel" de luz diurna, que circunda quase todo o farol. Só esse detalhe já é matador! A lanterna traseira também é em led e possui um inovado design.
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Veja os detalhes do farol dianteiro. |
O Chassi
O chassi é do tipo 'diamond frame' monocoluna, construído em aço supercompacto, o que não é bem uma novidade, já que a Honda utilizou esse tipo de material em outras motos de sua fabricação. Dequalquer forma, a Honda garante que ele traz mais leveza à motocicleta, bem como, faz parte do conjunto de itens que determinam uma melhor pilotagem.
O entre-eixos da CB1000R é um pouco maior do que de sua antecessora: 1452 mm. Quanto à altura relativa banco x solo, é de 830 mm. Já a distância mínima do solo é de 138 mm (da base do escapamento ao chão).
O Motor
A fábrica de potência da Neo Sports é um motor de duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC), 16 válvulas e 4 cilindros em linha. Aqui, sim, há uma herança: o motor é derivado (não o mesmo, mas com mecânica semelhante) da RR Fireblade, outra moto de muito sucesso da Honda, não mais fabricada. São 998 cm³ de pura força, que produzem até 141,4 cv de potência a 10.500 rpm e torque de 10,2 kgf.m a 8000 rpm. Ah, sim, mais uma coisa a respeito do torque: ela não o perde, mesmo em baixas velocidades com marcha mais alta. Ela não fica "pipocando", como acontece na maioria dos veículos nestas condições (marcha mais alta, baixa velocidade).O câmbio é mecânico e de 6 velocidades, com embreagem deslizante. Esse tipo de embreagem é bastante utilizado em motos de grande porte, hoje em dia. Também conhecido por "antiblocante", ela não permite que a roda traseira trave quando, em alta velocidade, o piloto precise reduzir as marchas de forma urgente.
Escape: um tópico à parte

Segurança
Por ser uma moto muito versátil, ela traz consigo freios ABS, marca Tokico, sendo duplo flutuante de 310 mm de diâmetro na dianteira e de 4 pistões nas pinças; na traseira, um disco único de 256 mm, sistema ABS e pinça de 2 pistões. Os freios são bastante eficientes. E a segurança não para por aí: a nova CB1000R traz consigo um sistema de alerta de frenagem, onde sensores acendem os piscas para chamar a atenção de quem vem atrás, principalmente, em freadas mais repentinas.Suspensão
A suspensão dianteira da CB1000R não pode nem ser chamada, simplesmente, de suspensão, mas sim, de "sistema de suspensão". É da marca Showa, invertida, 120 mm de curso e detém uma característica exclusiva: os lados são assimétricos. Enquanto no lado esquerdo estão contidos o óleo e as válvulas (conjunto hidráulico), com ajustes na velocidade de compressão e retorno, o lado direito contém, praticamente, a mola, ou seja, o conjunto mecânico da suspensão, com ajustes na pré-caga desta mola. Doido, né??A suspensão traseira é cuidada por um amortecedor mono-shock de 131 mm de curso, que permite ajuste de pré-carga em até 10 posições! (Tem casal que não conhece mais que 4... rsrsrs). É bom frisar que a mola está ligada à balança sem link, ou seja, uma espécie de braço que liga uma peça à outra, existente em vários modelos de motocicletas.
Tecnologia
Temos visto cada vez mais modelos saindo das fábricas que só faltam falar, não é? E com a CB1000R, isso não é diferente. Os aparatos aplicados a esta moto, pode-se dizer, são os mimos da tecnologia de ponta. A começar pelo sensor de frenagem que, como já disse, acende os piscas em sinal de alerta para os outros veículos próximos.
A CB1000R é ainda agraciada por sistemas de controle de torque, acelerador eletrônico e modos de pilotagem. Este último possui 4 modos: standard, rain, sport e user (configuração do usuário). Cada modo trabalha a configuração de três elementos: tração, freio motor e potência. De acordo com as combinações de cada um no modo escolhido, é que a moto irá se comportar. No modo user, quem define as configurações é o piloto.
Preço
Por ser uma motocicleta com alto grau tecnológico aplicado, dizer que R$ 58.690,00 é um preço amargo, é besteira. Amargo pra nós, que somos pobres. [rsrsrs] Brincadeiras à parte, quem sou eu pra dizer o que é caro ou barato, por aqui? O fato é que o valor de revenda, associado ao valor agregado que essa moto traz, talvez encontre-se em um patamar aceitável de preço.Conclusão
Que moto linda da porrrr.... Apesar de não ser o meu estilo, não há como negar que a nova Honda CB1000R Neo Sports Café é uma moto de primeira categoria. Conforto, beleza no design, tecnologia, versatilidade, potência... tudo num lugar só!?! Ainda não tive a chance de fazer um test-ride nela, mas, assim que chegar a Goiânia, farei isso. Só pra confirmar o que me foi passado por outros "analistas de motos", pois, como um deles disse: "Pilote-a pra sentir." :) Ok, assim o farei.Ficha Técnica
A ficha técnica da garota:
Fotos: divulgação
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