BMW S 1000 XR: uma verdadeira motocicleta 3 em 1
A BMW acaba de lançar um modelo “3 em 1” no mercado.
Trata-se da BMW S 1000 XR, uma motocicleta com a dinâmica das esportivas, o
conforto das tourings e a versatilidade de uma adventure. A S 1000 XR é a
primeira motocicleta esportiva de aventura produzida pela BMW, resultado desta
combinação de estilos.
Motor
Seu motor de 4 tempos é um convite à estrada: são 999
cilindradas com potência, 4 cilindros em linha, 16 válvulas com duplo comando, 160
hp a 11.000 rpm e torque máximo de 112 Nm (ou 11,42 kgfm) a 9.250 rpm. A
refrigeração do motor é mista, ou seja, líquido e óleo.
O tanque tem capacidade para 20 litros e, levando em
consideração a autonomia dessas motos crossover, pode rodar cerca de 340 quilômetros
sem abastecer.
A BMW trabalhou o motor da S 1000 XR para deixá-lo mais
linear e favorecer o torque, o que a diferencia da S 1000 RR, que tem uma
proposta mais esportiva (com 199 cv de potência, contra os 160 da XR).
Suspensão eletrônica
Ela conta com mapeamento de potência, em três modos: Rain,
Road e Dynamic. Assim, é possível ter respostas da moto em diferentes condições
de pilotagem. Ela também vem equipada com o sistema Dynamic ESA, que permite
controlar os modos de condução, gerenciando a distribuição de potência do motor
com um simples apertar de botão.
É possível, ainda, ao piloto controlar as ações dos freios
ABS, deixando-o mais, ou menos, ativo, característica que proporciona à S 1000
XR muito mais segurança, especialmente, nas curvas, quando se tornar necessário
frear a moto.
Em resumo, as suspensões da XR oferecem conforto, até mesmo
em estradas ruins e cheias de buracos. Oferecem ótima estabilidade em curvas,
como se fosse uma esportiva (aliás, não fosse o visual dela, seria fácil pensar
que você está pilotando uma esportiva, ao invés de uma crossover).
Facilidades e Tecnologia
A BMW S 1000 XR vem equipada com:
- Piloto Automático e Riding Mode Pro
- Aquecedor de manoplas
- Controle Eletrônico de Suspensão Dinâmico (Dynamic ESA)
- Suporte para GPS
É para a terra?
Não, exatamente. Afinal, meter uma moto de mais de 70 mil
reais na terra beira à sacanagem, certo? (rsrsrs) Bom, falando sério, a
proposta da BMW não é a de fazer da XR uma aventureira, não mais que seu
estilo. De qualquer forma, se precisar rodar em estrada de terra, ela vai bem,
também, desde que o piloto tenha bom senso e não exagere.
Suas rodas são de 17 polegadas, o que ajuda um pouco em
terrenos de chão. Porém, o aro ideal para isso é de 19 ou 21 polegadas.
Conclusão
Uma das reclamações dos pilotos em relação à S 1000 XR é a
vibração sentida nas mãos, especialmente, em altas velocidades. Isso remete um
pouco às esportivas, mas não chega a ser incômodo.
Visual impecável, tecnologia de ponta, motorzão que responde
com fineza (e esperteza), a BMW S 1000 XR atinge bem seus objetivos, que é ser
uma estradeira de respeito com o conforto das aventureiras.
O preço sugerido, por volta de R$ 70 mil, realmente, não é
seu chamariz, mas, quem consegue comprá-la, tem nas mãos não só uma motocicleta,
mas uma “3 em 1” muito bela, potente e que adora viajar.
Motocicleta linda... motos são tudo de bom.
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