sábado, 27 de agosto de 2022

COMPARATIVO: Kawasaki Versys 300 x Honda XRE 300

COMPARATIVO: Kawasaki Versys 300 x Honda XRE 300



Salve, motociclista! Tudo bem com você?

Vamos a mais um comparativo de motos aqui no blog. Desta vez, foram selecionadas as pequenas trails Versys 300, da Kawasaki, e XRE 300, da Honda.

São duas motocicletas realmente muito bonitas e versáteis em trechos urbanos, mas que deixam a desejar em alguns pontos, claro, mesmo porque, seus motores foram preparados para situações mais leves, e não estradas ou terrenos muito brutos, especialmente, se estiver com garupa.



Começando pelos motores

Ambas vêm com motor DOHC 4 tempos, 4 válvulas por cilindro e levam o número 300 pra indicar suas cilindradas, mas não se engane logo de cara. Enquanto a Versys possui reais 296 cm3 distribuídos em seu bicilíndrico, a XRE da Honda vem com 291,6 cm3 em seu motor de um cilindro só. Motores bicilíndricos fornecem à moto uma melhor estabilidade, pois vibram menos, exigem giros menores e costumam ser mais econômicos.

Os tipos de cárter são: semiúmido na Versys, que fornece uma lubrificação forçada e é comum nas motos da Kawasaki, e úmido na XRE, tipo de lubrificação mais comumente encontrado nas motocicletas.




Apesar dos cilindros da Versys serem menores que o da XRE (62 mm contra 79 mm), ela oferece um tanto considerável a mais de potência: 40 cv contra 25,6 cv da XRE a 7500 RPM. A XRE só fornece um torque um pouco maior, de 2,8 kgf.m a 6000 RPM contra 2,6 kgf.m a 10000 RPM da Versys. 

Enquanto a Versys 300 conta com câmbio de 6 marchas, a XRE vai bem com sua cinco. Ambas possuem embreagens multidisco banhadas a óleo, mas a Versys ainda conta com o sistema deslizante, que oferece uma troca de marchas mais suave. Elas compartilham também o sistema de transmissão por corrente.

Painel da XRE 300 2022

Novidade na Kawasaki Versys.

Suspensão e pneus

As suspensões dianteiras das duas se diferem um pouco. São telescópicas mas, enquanto a da Versys tem curso de 130 mm, a da XRE é de 245 mm. As suspensões traseiras também são levemente diferentes: a XRE é de 225 mm e a Versys é de 148 mm, com regulagem.

Os freios dianteiro e traseiro são ABS, lembrando que o dianteiro da XRE tem três pistões, contra dois da Versys. Os pneus da XRE têm as seguintes medidas: dianteiro 90/90-21 e traseiro, 120/80-18.  A Versys tem seu pneu dianteiro 100/90-19 e o traseiro, 130/80-17.




Consumo

Em relação ao assento, a XRE apresenta maior altura: 860 mm contra 845 da Versys. Porém, em altura geral, a Versys vence o páreo: 1390 mm contra 1181 mm da XRE.

A Versys ganha também em capacidade de tanque de combustível. São 17 litros contra 12,4 da XRE. Porém, a Honda ganha em economia: enquanto ela faz média de 30 km/l, a da Kawa faz 24,5 km/l. No final, entretanto, com tanque cheio a vantagem volta para a Versys, com autonomia de 415 km, enquanto a XRE alcança 372 km. Ambas são bicombustível.



Preço. A parte mais arrepiante. Os valores foram consultados nos respectivos sites - Honda e Kwasaki - e correspondem ao mês de agosto de 2022. A XRE modelo Adventure está com preço sugerido de R$ 23.670,00 e a Versys é sugerida a R$ 33.810,00. 




Comente aí embaixo sua opinião a respeito dessas duas motos. Você possui alguma delas? E se não, sendo sua praia, você compraria qual dos modelos? 

Motoabraço e até o próximo post.


Link para assistir no Youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=wmmLDuK0WsI








domingo, 14 de agosto de 2022

A HONDA APRESENTA SUAS NOVAS CB300

 A HONDA APRESENTA SUAS NOVAS CB300

Salve, motors!

Por uns quatro anos, desde que foi lançada em 2009, a CB 300 protagonizou o que seria um erro de engenharia por parte da Honda. O cabeçote costumava rachar devido à relação tamanho da vela x espaço no cabeçote. Mas isso são águas passadas e, desde o modelo 2013, a coisa foi refeita e a moto tem entregado bons resultados aos seus donos.


Já os modelos 2022 e 2023 prometem muito. A CB 300R 2022, lançada na Europa em junho passado, está completamente reformulada e não lembra em nada suas antecessoras. Ela ganhou atualização no motor, o garfo agora é Showa e possui embreagem deslizante, entre outras mudanças.

 O motor de quatro cilindros de 286 cc tem agora 31 cv a 9000 rpm e 2,76 kgfm de torque a 7.750 rpm. O modelo 2015, por exemplo, contava com 291 cc e produzia potência de 26,5 cv a 7.500 rpm. O torque de ambos se comparam. No final das contas, o novo motor acaba em vantagem por usar uma tecnologia melhor, até mesmo em economia. A refrigeração é líquida. 

O câmbio possui 6 marchas e a embreagem é assistida e deslizante. A embreagem deslizante (também conhecida como limitador de torque traseiro) possui um mecanismo de roda livre integrado, cujo principal ação é diminuir os efeitos da frenagem do motor em desaceleração. Evitam o excesso de rotação do motor e saltos da roda traseira (ou ruído), especialmente sob frenagem brusca¹. Em outras palavras, ela evita que a roda traseira trave em reduções rápidas e sequenciais, quando a moto está em alta velocidade e/ou com o giro alto.

Seu estilo agora é puro naked, o que conferiu à CB 300R um visual bem street racing. A amortecedor traseiro possui cinco níveis de ajuste de pré-carga e o garfo dianteiro, da marca Showa, é invertido e garante grande absorção de impacto, oferecendo maior segurança.

Em relação à linha da roda traseira, o banco ficou mais afastado para o centro da moto, ao passo que foi feita uma extensão no paralama traseiro, até a placa. Não é o tipo de moto que se instala um baú, nem pensar. 

O preço da CB 300R na Europa está na casa de 4.900 Euros que, convertidos hoje (dia 14/08/22), daria quase R$ 26.000. Vindo para o Brasil, porque virá em breve, prepare-se para desembolsar algo como uns 30 a 32 mil. 

O modelo 2023 - CB 300F

Enquanto isso, na Índia, a Honda apresentou o novo modelo da CB, com estilo streetfigghter, a CB 300F. 



Sem data para desembarcar em terras tupiniquins, a 300F é uma versão menor da CB 500F, e a Honda pretende entrar em luta direta com as rivais BMW GS 310R e a KTM 290 Duke. Pra aguentar esse páreo, a Honda deve saber o que está fazendo.



O modelo está equipado com o novo motor SOHC de 293 cc, refrigerado a óleo, de quatro válvulas que rende 24,5 cv de potência a 7.500 rpm e um torque de 2,61 kgfm @ 5.500 rpm. E vem acoplado ao câmbio manual, de seis marchas e uma embreagem deslizante.


As rodas de liga leve possuem 17 polegadas, garfos dianteiros invertidos, além de suspensão traseira 
de cinco níveis. Os freios são sustentatos por dois discos simples, um traseiro e outro dianteiro e são ABS. 

Além do mais, a moto conta com controle de tração, conjunto óptico 100% em LED, painel digital, tanque de combustível para 14 litros, painel completo, contando com tecnologia de controle de voz do smartphone da Honda, no modelo Deluxe Pro.

Na Índia, essa moto é encontrada a INR 225.900 (rúpias indianas), que no Brasil equivale a pouco mais de R$ 14.400,00. É, mas não vá se empolgando, porque, além de não ter data de vir para o Brasil, importá-la não sairia por menos de R$ 30 mil. 

Comente aí o que você achou dos novos modelos da CB 300. Motoabraço e até o próximo
artigo.

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Versão em vídeo:


 

Se preferir assistir no Youtube, clique aqui.








Links:

https://carros.ig.com.br/motos/2022-01-24/honda-lanca-linha-2022-de-sua-naked-cb300r.html?Foto3

¹ https://motornet.com.br/noticia/guia-sobre-a-embreagem-deslizante

https://carros.ig.com.br/motos/2022-08-10/honda-lanca-nova-geracao-da-cb300f-com-estilo-mais-esportivo.html?

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