quarta-feira, 11 de junho de 2025

COMPARATIVO: HONDA CB 300F TWISTER x BAJAJ DOMINAR 400



 COMPARATIVO: HONDA CB 300F TWISTER x BAJAJ DOMINAR 400

Quem leva a melhor?


Salve, motors! Como vai essa força motriz?

Ambas as motos são excelentes opções em suas respectivas categorias, mas atendem a públicos e propósitos ligeiramente diferentes. Vamos mergulhar nos detalhes para te ajudar a escolher a melhor para o seu estilo de pilotagem. 

Honda CB 300F Twister

A Honda CB 300F Twister 2025 chegou ao mercado como uma evolução da antiga CB 250F Twister, trazendo um design mais agressivo e algumas melhorias importantes. Ela se posiciona como uma naked urbana com vocação para uso diário e pequenas viagens.

Estilo e Design

Com um visual mais moderno e esportivo, a CB 300F Twister adota linhas mais angulosas e um farol full LED que lhe confere uma identidade marcante. O tanque tem um desenho robusto e a rabeta é afilada, contribuindo para uma estética de moto maior. As cores disponíveis para 2025 incluem vermelho, preto e azul, com grafismos atualizados.

Iluminação Full Led na Honda CB 300F


 Motor

Equipada com um motor OHC, monocilíndrico, de 293,5 cc, flex (gasolina/etanol), arrefecido a ar. A potência máxima é de 24,5 cv a 7.500 rpm (gasolina) e 24,7 cv a 7.500 rpm (etanol). O torque máximo é de 2,61 kgf.m a 5.500 rpm (gasolina) e 2,67 kgf.m a 5.500 rpm (etanol) O câmbio é de 6 velocidades e conta com embreagem assistida e deslizante, que proporciona trocas de marcha mais suaves e evita o travamento da roda traseira em reduções bruscas.

Motor de 293,5 cilindradas da CB 300F


 Tecnologias Embarcadas e Detalhes

* Painel 100% digital: Completo, com indicador de marchas, consumo médio e instantâneo.

* Iluminação Full LED: Farol, lanterna e piscas são todos em LED, garantindo excelente visibilidade e durabilidade.

* Freios: Disponível nas versões "CBS (Combined Brake System)" e "ABS (Anti-lock Braking System)". A versão ABS oferece maior segurança, especialmente em frenagens de emergência.

* Suspensão: Garfo telescópico convencional na dianteira (130 mm de curso) e monoamortecedor na traseira (120 mm de curso).

* Pneus: Pirelli Diablo Rosso III, nas medidas 110/70R 17 (dianteiro) e 150/60R 17 (traseiro), que oferecem boa aderência.

* Peso: Cerca de 140 kg (peso seco), tornando-a leve e ágil para o uso urbano.


Bajaj Dominar 400 

A Bajaj Dominar 400 chegou ao Brasil para agitar o segmento das motos de média cilindrada, oferecendo um pacote muito robusto e completo, com foco em viagens e performance. Ela é a "Sport Tourer" da Bajaj.

Estilo e Design

A Dominar 400 possui um design mais encorpado e imponente, característico de uma Sport Tourer. O conjunto óptico é **full LED**, com um farol principal que se


destaca. Ela conta com um **display LCD bipartido**, sendo o principal no painel e um secundário no tanque, que exibe informações adicionais. A moto transmite a sensação de ser mais "moto", com um porte físico maior.
As cores incluem Savanna Green, Canyon Red e Charcoal Black.

 

Motor

Seu motor é um monocilíndrico, DOHC, de 373,27 cc, **refrigerado a líquido** e com 3 velas de ignição, derivado da KTM 390 Duke, mas ajustado para uma entrega de potência mais linear. A potência máxima é de **40 cv a 8.800 rpm** e o torque máximo é de **3,569 kgf.m a 6.500 rpm**. A transmissão é de 6 velocidades e também conta com **embreagem assistida e deslizante**. Essa motorização entrega um desempenho superior à CB 300F, especialmente em rodovias.

Motor de 373,3 cilindradas da Dominar 400


 

Tecnologias Embarcadas e Detalhes

* Painel LCD Bipartido: Um painel principal completo e um painel secundário no tanque que mostra informações como consumo, odômetro parcial, etc.

* Iluminação Full LED: Todos os itens de iluminação são em LED, incluindo farol e lanterna.

* Freios ABS de canal duplo: Um dos grandes destaques, proporcionando excelente segurança nas frenagens, tanto na roda dianteira quanto na traseira.

* Suspensão dianteira invertida (USD): Garfo invertido de 43 mm na dianteira, que oferece maior rigidez e melhor desempenho dinâmico, especialmente em curvas. A traseira conta com monoamortecedor com nitrox.

* Pneus: Medidas 110/70 R17 (dianteiro) e 150/60 R17 (traseiro), do tipo tubeless.

* Entrada USB: Um diferencial para carregar dispositivos eletrônicos durante a viagem.

* Peso: Com cerca de 192 kg em ordem de marcha, ela é significativamente mais pesada que a CB 300F, o que pode ser um ponto a considerar no trânsito urbano, mas confere maior estabilidade em velocidades mais altas.

* Itens de conforto para viagem: A Dominar 400 pode vir com acessórios para viagem, como para-brisa, protetores de mão e motor, bagageiro e apoio lombar para o garupa, dependendo da versão ou acessórios vendidos separadamente.



Preços Sugeridos (Maio/Junho de 2025)

 

Os preços são sugestões e podem variar bastante dependendo da região, frete e negociação na concessionária.

 

* Honda CB 300F Twister 2025:

  CBS: A partir de R$ 24.090.

  ABS: A partir de R$ 25.070.

 

* Bajaj Dominar 400:

   A partir de R$ 26.000.

 

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Conclusão e Recomendação

 

A escolha entre a Honda CB 300F Twister e a Bajaj Dominar 400 depende muito do seu uso principal e prioridades:

 

Honda CB 300F Twister 2025: É a moto ideal para quem busca uma naked ágil, econômica e confiável para o dia a dia na cidade, com um bom desempenho para escapadas no fim de semana. Sua leveza e facilidade de manutenção (devido à ampla rede Honda) são grandes vantagens para quem busca praticidade e baixo custo de uso.


 

Bajaj Dominar 400: Se a sua prioridade é performance, conforto para viagens e um pacote tecnológico mais robusto por um preço competitivo, a Dominar 400 é a escolha certa. Ela oferece mais potência, suspensão dianteira invertida e ABS de canal duplo de série, sendo mais adequada para quem pega estrada com frequência e busca uma experiência de pilotagem mais esportiva e segura em altas velocidades.




Em resumo, se você quer uma moto para o trânsito urbano com versatilidade para a estrada, a CB 300F Twister é uma opção sólida. Se o foco é a estrada, viagens e um desempenho superior, com um custo-benefício interessante, a Dominar 400 se destaca.

 

Comente aí: qual dessas características se alinha mais com o seu perfil de motociclista?

Motoabraço, galera!

 

quinta-feira, 5 de junho de 2025

PNEUS: Como Escolher o Melhor para Sua Moto - e outras Dicas

 PNEUS: Como Escolher o Melhor para Sua Moto - e outras Dicas


Salve, Motors!

Quem dirige ou pilota sabe muito bem da importância dos pneus para seu veículo, especialmente, no quesito segurança.
Por isso, escolher o pneu adequado e saber cuidar dele é crucial, pois, além da segurança, vai determinar o desempenho da moto e também os custos com o veículo no final do mês.
Não se esqueça de que os pneus são os pontos de contato direto entre sua moto e a estrada e influencia na tração, estabilidade e capacidade de frenagem. 
O mercado conta com vários tipos de pneus, desenhados para diferentes estilos de motos e outras características, as mesmas válidas para pneus automobilísticos, respeitando, claro, suas proporções.


Hoje, o mercado de motos oferece uma infinidade de alternativas, mas claro que nem todas são para a sua moto ou, mesmo se servirem, podem não ser adequados ao seu estilo de pilotagem.
Bom, vamos ver, primeiramente, 5 dicas para você escolher melhor os pneus quando for comprá-los:

1. Tipo de Uso
Escolha o pneu adequado ao seu estilo de pilotagem: urbano, touring, esportivo ou off-road. Pneus errados podem comprometer segurança e desempenho.

2. Dimensão Correta
Siga sempre as medidas recomendadas pelo fabricante da moto. Pneus maiores ou menores alteram a estabilidade e podem afetar a leitura do velocímetro.

3. Índice de Carga e Velocidade
Verifique se o pneu suporta a carga e a velocidade máxima da moto. Esses índices encontram-se na lateral da moto e devem ser respeitados.

E já que estamos falando nisso, que tal uma conferida nesses dados? Você pode, agora, mesmo, conferir os atributos dos pneus que estão em sua moto, por meio destas informações.
O índice de carga é um número que representa o peso máximo que o pneu pode suportar quando inflado corretamente. Para saber o peso exato, é necessário consultar uma tabela específica. 
Exemplo do código na lateral do pneu: "150/70 R17 69H"
Onde: 150 representa a largura do pneu em milímetros. Neste caso, ele possui 150 mm, ou 15 cm de largura. 70 representa a altura lateral do pneu em milímetros. R17 indica o aro, ou melhor, o diâmetro interno do pneu, que deve coincidir com o da roda. Já o 69H representa o índice de carga e velocidade. Neste caso, o 69 indica que o peso máximo é de 325 kg por pneu, incluindo o peso da moto, e o H significa que o pneu garante estabilidade até os 210 km/h.
Veja esta tabela do índice de carga:
  • 58 ==> 236 Kg
  • 69 ==> 325 Kg
  • 75 ==> 387 Kg
A seguir, a tabela do índice de velocidade, representada pelas letras:
  • P ==> 150 km/h
  • S ==> 180 km/h
  • H ==> 210 km/h
  • V ==> 240 km/h
  • W ==> 270 km/h

4. Composição da Borracha
Pneus mais macios oferecem maior aderência e são ideais para motos esportivas, contudo, desgastam mais rápido. Já compostos mais duros, duram mais e são recomendados para touring (viagens).


5. Data de Fabricação
Atenção para isso: evite pneus antigos, mesmo que estejam em "estado de novo", nunca usado. O fato é que a borracha tem prazo de validade e, quando mais tempo passa, mesmo sem uso, ela endurece, racha e perde a aderência. A data de validade pode ser conferida no código DOT na lateral do pneu.
O código DOT nos pneus é uma série de letras e números que fica na lateral do pneu. Ele possui 13 dígitos e indica quem fabricou o pneu e sua data de fabricação. Os três primeiros números representam qual empresa e fábrica produziu o pneu, e os seis seguintes significam o modelo e a medida do pneu. Na verdade, um grupo de quatro algarismos é que determina a data de fabricação. Por exemplo: se em seu pneu há o número 2524 após o DOT, quer dizer que ele foi fabricado na 25ª semana de 2024.
Uma observação: os pneus mais antigos continham somente 12 dígitos. Neste caso, os primeiros dois números indicam o código da fábrica e país de produção do pneu; os próximos seis números indicam o o modelo e medida do pneu e os quatro número finais são a data de fabricação. 

Este pneu, por exemplo, foi fabricado na 41ª semana de 2008

Agora, veja alguma dicas para manter a vida útil de seus pneus por mais tempo:

1. Calibragem Correta
Mantenha sempre a pressão recomendada pelo fabricante. Pneus murchos desgastam de forma irregular e aumentam o consumo de combustível.

2. Rodízio e Equilíbrio (Balanceamento)
Em motos que permitem a troca dos pneus traseiro e dianteiro, faça o rodízio para uniformizar desgaste, assim como fazem nos carros. Faça o balanceamento regularmente. Apesar de ser moto, saiba que as rodas das motocicletas também perdem a equalização ao longo delas, especialmente devido a terrenos acidentados. O balancemento serve para justamente recuperar essa equalização e equilibrar a distribuição de peso em toda a roda.

3. Evite Excesso de Carga
Peso acima do recomendado força os pneus, acelerando o desgaste e podendo causar falhas estruturais. 

4. De olho no TWI
O TWI - sigla em inglês para "indicador de desgaste de rodagem" - é um indicador, propriamente dito, que fica na banda de rodagem de qualquer pneu. Quando esse indicador começa a se desgastar, é sinal que está na hora de trocar o pneu. De acordo com a Associação Nacional das Indústrias de Pneus - ANIP -, o limite de segurança é de 1,6 mm de profundidade, indicado nos sulcos do pneu. A marcação é uma saliência da borracha e, quando atingida, significa que o pneu já pode ser considerado "careca". 

5 Dicas para Manter os Pneus em Bom Estado por Mais Tempo

  1. Calibragem Correta – Mantenha a pressão recomendada pelo fabricante. Pneus murchos desgastam irregularmente e aumentam o consumo de combustível.
  2. Rodízio e Equilíbrio – Em motos que permitem troca de pneus dianteiro e traseiro, faça o rodízio para uniformizar o desgaste. Equilibre as rodas periodicamente.
  3. Evite Excesso de Carga – Peso acima do recomendado força os pneus, acelerando o desgaste e podendo causar falhas estruturais.
  4. Condução Suave – Acelerações bruscas, frenagens fortes e curvas agressivas reduzem a vida útil dos pneus. Dirigir de forma progressiva ajuda a conservá-los.
  5. Armazenamento e Limpeza – Se a moto ficar parada por longos períodos, mantenha os pneus afastados do solo e evite exposição excessiva ao sol e umidade. Limpe-os regularmente para remover sujeiras abrasivas.
Então, é isso, galera! Por hoje é só. Motoabraço!


COMPARATIVO: HONDA CB 300F TWISTER x BAJAJ DOMINAR 400

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