Olá, motors!! Certamente, todos já ouviram falar da marca italiana Ducati e, provavelmente, a vinculam àquelas "monsters" que ela fabrica. Com certeza, grandes motos e motores! Mas, alguém aqui já conheceu a Scrambler 800? Se não, pensem numa pequena nervosinha... Pois é, com seu motor bicilíndrico em L, de 803 cc e força de 75 cv, essa garotinha atinge cerca de 208 km/h (devido ao limitador que vem nela) e tem uma aderência incrível, oferecendo maneabilidade com maior segurança possível. A Scrambler é apresentada em 6 versões: Desert Sled, Café Racer, Sixty 2, Icon, Classic e Full Throttle, o que demonstra sua versatilidade desde o momento da concepção de seus modelos. No Brasil, a primeira a embarcar foi a Icon, seguida pela Classic. As demais ainda estão por vir, de acordo com a aceitação do mercado. Todas elas compartilham as mesmas características mecânicas, contudo, as diferenças recaem sobre suspensões, tipos de pneus, design dos escapes, entre outros detalhes, além dos estilos.
Fig. 1. Ducati Scrambler Full Throtle
Customização
A Scrambler já é uma moto customizada por si só. Mas, cada modelo possui acessórios e possibilidades diferentes de customização. Ao customizar uma motocicleta, o proprietário está dando um toque pessoal a ela, como que dizendo: "esta foi feita pra mim!", ou adaptando-a às exigências do terreno, por exemplo.
Fig. 3. Uma Scrambler customizada.
Ducatti Scrambler Classic
Esta versão é para quem valoriza os detalhes e o estilo dos anos 1970, sem comprometer o prazer de pilotar e a funcionalidade de uma motocicleta moderna. Seus detalhes são exclusivos e refinados, como a frente de alumínio e para-lamas traseiros, as rodas raiadas e o banco marrom com inserções em formato de diamante. Nas cores Laranja Sunshine e Sugar White.
Fig. 4. Lado direito da Classic
Fig. 5. Lado esquerdo da Classic
Ducatti Scrambler Full Throttle
Versão inspirada no universo Flat Track*, com fortes referências às motocicletas de corrida em pistas ovais, ela vem equipada com escape Termignoni, especialmente desenhado para competições, mas homologado para uso em estradas; banco projetado para corridas e guidão baixo de seção variável. Moto perfeita para uso urbano, porém, com as características competitivas.
Fig. 7. Lado direito da Full Throttle
Ducatti Scrambler Icon
A Scrambler Icon caracteriza-se por sua confortável posição de pilotagem; pelo tanque em aço no formato "teardrop", com painéis laterais de alumínio intercambiáveis; guidão amplo, farol com lente de vidro e luz-guia de LED e rodas Dual Sport. A altura de 790 mm do banco garante conforto para o piloto e o passageiro. O acabamento dos protetores da correia em alumínio, o protetor térmico e a borda intercambiável do característico painel de instrumentos de LCD enriquecem o estilo da moto. Disponível em 3 cores: Amarelo '62, Vermelho Ducati, Silver Ice.
Fig. 9. A Icon vista pela direita.
Fig. 10. Icon vista pela esquerda.
Fig. 9. Traseira esquerda da Icon
Ducatti Scrambler Urban Enduro
A versão Urban Enduro é a companheira ideal para superar obstáculos urbanos com agilidade, mas também para chegar a novos lugares percorrendo caminhos menos explorados. O banco marrom com sulcos, forrado com tecidos técnicos, oferece conforto ergonômico de primeira classe. Os protetores do garfo, o protetor do reservatório de óleo do motor e a grade do farol protegem as partes essenciais da motocicleta em seções off-road, ao passo que a barra transversal enrijece o amplo guidão. Outras referências ao mundo off-road incluem o para-lamas alto em fibra plástica e as rodas raiadas. Na cor Verde Selvagem.
Preços
Falar de valor - de qualquer coisa - no Brasil, parece até piada, não é? E altos valores agregados a motocicletas é o que não faltam. Com as Scramblers isso também não é diferente. Vamos lá: a partir de R$ 38.900,00, modelo Icon. Não é uma moto tão barata, como também, pelo fator custo x benefício, não é das mais caras.
Olá, galera, desculpem-me pelo sumiço - outros afazeres têm tomado bastante meu tempo. Este post tem um caráter bem mais curioso do que técnico. Aliás, não falaremos sobre esse ponto, agora. Criatividade é uma das características mais marcantes do homem moderno, e ela pode ser conferida em diferentes âmbitos da vida, sejam profissionais, científicos, ou de quaisquer outras áreas. No motociclismo, isso não poderia ser diferente. Vemos, inclusive, muita criatividade nas choppers e em outros estilos de motos modificadas. Mas, o que temos aqui é diferente. Vai além dos padrões. Confira algumas das motos mais estranhas do mundo!
Evidentemente, trata-se de um trabalho artístico, feito por vários profissionais, que usaram uma BMW especialmente preparada para receber todo esse aparato. E mais: ela anda normalmente e a bateria pode, sim, ser tocada. Louca, não?
Esta obra de arte foi publicada em uma página do Facebook chamada The Drummer’s Database, a qual não estava disponível, no momento dessa postagem. Os russos também têm a sua versão, e não perde, em termos que funcionalidade/motor/beleza.
[crédito]
2. Fury Road, o melhor estilo Mad Max
São motocicletas especialmente desenvolvidas para aventuras no deserto escaldante ou, no mínimo, nas dunas de alguma praia nordestina. Elas foram completamente inspiradas na franquia Mad Max, e só não fazem o que fazem no filme, porque ainda não chegamos no Apocalipse. A construção dessas motos é uma espécie de vale-tudo da customização pesada.
Bom, tem doido pra tudo nesse mundo, mesmo! E isso pode ser visto num campeonato anual de "coisas estranhas" que rola nos EUA. Em uma das competições, eis que aparece esse triciclo-sapato-de-salto-alto-motorizado, que deve ter dado trabalho aos jurados.
Essa já é bastante conhecida. Também desenvolvida para apresentações em feiras, foi montada manualmente e exigiu uma equipe bastante dedicada, além de vários dias e noites de trabalho.
Essas imagens também já rodaram muito pela Web, como um fato realmente curioso. Uma das maiores motocicletas - se é que podemos chamá-la assim - do mundo, serve para apresentações do tipo "destroy car", e ela realmente consegue tal proeza. Coisa de americano.
Da esquisitice - e, teoricamente, da impossibilidade de parar "em pé" - para o mercado, o monociclo é um tipo de veículo bastante procurado pelos mais aventureiros e/ou excêntricos. Um dos mais famosos nos EUA é fabricado por Kerry McLean, que protagonizou um dos piores acidentes já vistos com esse tipo de veículos. Deve-se levar um tempinho, até acostumar-se com uma roda só.
O vídeo a seguir mostra o teste e o acidente ocorrido com McLean. Ele se machucou bastante, mas sobreviveu.
8. Anaconda
Isso não é uma moto comum, é uma Limotosine. Isso, uma moto-limousine! Bastante estranha, no início, e projetada por um motor de 1.600 cc - o motor que se vê na frente é falso, segundo o proprietário da Anaconda, Smokey McGill, de Nevada, EUA. A moto foi feita como resultado de um desafio dos amigos de McGill, que diziam ser impossível. A Harley Anaconda consegue carregar até 10 passageiros, incluindo o piloto. Vejam o vídeo de demonstração a seguir.
9. Barão Vermelho
Parece que as pessoas não se contentam e querem dar às suas motocicletas um "algo a mais", especialmente, quando a moto é propensa a customização. É o caso da Red Baron, uma motocicleta de origem alemã, cujo motor é uma perfeita adaptação de um radial aeronáutico - em suma, motor de avião. A Red Baron, que serviu de modelo para outros "aviões de estradas", possuía um motor radial Rotec R3600, de 150 HP e 9 cilindros.
Cada louco com sua mania. Mas, sendo apaixonado por motos, tudo pode acontecer. Um loucão construiu uma moto feita de madeira e ferro-velho. Não consegui mais informações a respeito, sobre onde e quem a fez, mas, na minha opinião, trata-se da moto mais esquisita que já vi no mundo!