COMPARATIVO: HONDA CB 300F TWISTER x BAJAJ DOMINAR 400
Quem leva a melhor?
Salve, motors! Como vai essa força motriz?
Ambas as motos são excelentes opções em suas respectivas categorias, mas atendem a públicos e propósitos ligeiramente diferentes. Vamos mergulhar nos detalhes para te ajudar a escolher a melhor para o seu estilo de pilotagem.
Honda CB 300F Twister
A Honda CB 300F Twister 2025 chegou ao mercado como uma evolução da antiga CB 250F Twister, trazendo um design mais agressivo e algumas melhorias importantes. Ela se posiciona como uma naked urbana com vocação para uso diário e pequenas viagens.
Estilo e Design
Com
um visual mais moderno e esportivo, a CB 300F Twister adota linhas mais
angulosas e um farol full LED que lhe confere uma identidade marcante. O
tanque tem um desenho robusto e a rabeta é afilada, contribuindo para uma
estética de moto maior. As cores disponíveis para 2025 incluem vermelho, preto
e azul, com grafismos atualizados.
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Iluminação Full Led na Honda CB 300F |
Motor
Equipada
com um motor OHC, monocilíndrico, de 293,5 cc, flex (gasolina/etanol),
arrefecido a ar. A potência máxima é de 24,5 cv a 7.500 rpm (gasolina) e 24,7
cv a 7.500 rpm (etanol). O torque máximo é de 2,61 kgf.m a 5.500 rpm
(gasolina) e 2,67 kgf.m a 5.500 rpm (etanol) O câmbio é de 6 velocidades e
conta com embreagem assistida e deslizante, que proporciona trocas de
marcha mais suaves e evita o travamento da roda traseira em reduções bruscas.
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Motor de 293,5 cilindradas da CB 300F |
Tecnologias Embarcadas e Detalhes
* Painel 100% digital: Completo, com indicador de marchas, consumo médio e instantâneo.* Iluminação Full LED: Farol, lanterna e piscas são todos em LED, garantindo excelente visibilidade e durabilidade.
* Freios: Disponível nas versões "CBS (Combined Brake System)" e "ABS
(Anti-lock Braking System)". A versão ABS oferece maior segurança,
especialmente em frenagens de emergência.
* Suspensão: Garfo telescópico convencional na dianteira (130 mm de curso) e
monoamortecedor na traseira (120 mm de curso).
* Pneus: Pirelli Diablo Rosso III, nas medidas 110/70R 17 (dianteiro) e
150/60R 17 (traseiro), que oferecem boa aderência.
* Peso: Cerca de 140 kg (peso seco), tornando-a leve e ágil para o uso
urbano.
Bajaj Dominar 400
A
Bajaj Dominar 400 chegou ao Brasil para agitar o segmento das motos de média
cilindrada, oferecendo um pacote muito robusto e completo, com foco em viagens
e performance. Ela é a "Sport Tourer" da Bajaj.
Estilo e Design
A Dominar 400 possui um design mais encorpado e imponente, característico de uma Sport Tourer. O conjunto óptico é **full LED**, com um farol principal que se
destaca. Ela conta com um **display LCD bipartido**, sendo o principal no painel e um secundário no tanque, que exibe informações adicionais. A moto transmite a sensação de ser mais "moto", com um porte físico maior. As cores incluem Savanna Green, Canyon Red e Charcoal Black.
Motor
Seu
motor é um monocilíndrico, DOHC, de 373,27 cc, **refrigerado a líquido** e com
3 velas de ignição, derivado da KTM 390 Duke, mas ajustado para uma entrega de
potência mais linear. A potência máxima é de **40 cv a 8.800 rpm** e o torque
máximo é de **3,569 kgf.m a 6.500 rpm**. A transmissão é de 6 velocidades e
também conta com **embreagem assistida e deslizante**. Essa motorização entrega
um desempenho superior à CB 300F, especialmente em rodovias.
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Motor de 373,3 cilindradas da Dominar 400 |
Tecnologias Embarcadas e Detalhes
* Painel LCD Bipartido: Um painel principal completo e um painel secundário
no tanque que mostra informações como consumo, odômetro parcial, etc.
* Iluminação Full LED: Todos os itens de iluminação são em LED, incluindo
farol e lanterna.
* Suspensão dianteira invertida (USD): Garfo invertido de 43 mm na dianteira,
que oferece maior rigidez e melhor desempenho dinâmico, especialmente em
curvas. A traseira conta com monoamortecedor com nitrox.
* Pneus: Medidas 110/70 R17 (dianteiro) e 150/60 R17 (traseiro), do tipo
tubeless.
* Entrada USB: Um diferencial para carregar dispositivos eletrônicos durante
a viagem.
* Peso: Com cerca de 192 kg em ordem de marcha, ela é significativamente mais pesada que a CB 300F, o que pode ser um ponto a considerar no trânsito urbano, mas confere maior estabilidade em velocidades mais altas.
* Itens de conforto para viagem: A Dominar 400 pode vir com acessórios para viagem, como para-brisa, protetores de mão e motor, bagageiro e apoio lombar para o garupa, dependendo da versão ou acessórios vendidos separadamente.
Preços
Sugeridos (Maio/Junho de 2025)
Os
preços são sugestões e podem variar bastante dependendo da região, frete e
negociação na concessionária.
* Honda CB 300F Twister 2025:
CBS: A partir de R$ 24.090.
ABS: A partir de R$ 25.070.
* Bajaj Dominar 400:
A partir de R$ 26.000.
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Conclusão e Recomendação
A
escolha entre a Honda CB 300F Twister e a Bajaj Dominar 400 depende muito do
seu uso principal e prioridades:
Honda CB 300F Twister 2025: É a moto ideal para quem busca uma naked
ágil, econômica e confiável para o dia a dia na cidade, com um bom desempenho
para escapadas no fim de semana. Sua leveza e facilidade de manutenção (devido
à ampla rede Honda) são grandes vantagens para quem busca praticidade e baixo
custo de uso.
Bajaj Dominar 400: Se a sua prioridade é performance, conforto para
viagens e um pacote tecnológico mais robusto por um preço competitivo, a
Dominar 400 é a escolha certa. Ela oferece mais potência, suspensão dianteira
invertida e ABS de canal duplo de série, sendo mais adequada para quem pega
estrada com frequência e busca uma experiência de pilotagem mais esportiva e
segura em altas velocidades.
Em resumo, se você quer uma moto para o trânsito urbano com versatilidade para a estrada, a CB 300F Twister é uma opção sólida. Se o foco é a estrada, viagens e um desempenho superior, com um custo-benefício interessante, a Dominar 400 se destaca.
Comente aí: qual dessas características se alinha mais com o seu perfil de motociclista?