sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Os CARROS mais LOUCOS do ASPHALT 8 - Eles EXISTEM de VERDADE! [c/ Vídeo]

Os CARROS mais LOUCOS do ASPHALT 8 - Eles EXISTEM de VERDADE!


Salve, motors! 


Esse é o início de uma série que o blog Louco por Motos e o Motonews TV, que pretende trazer 27 carros do racing game Asphalt 8, da Gameloft. Não se trata de publicidade sobre o jogo, mas sim um comparativo (feita por quem curte o A8) entre alguns dos supercarros do jogo com o que tem disponível no mercado. Sim, um mercado muito especial e restrito, mas que existe.

Você pode assistir ao vídeo da primeira parte da série por meio clicando aqui (você será redirecionado ao Youtube, página ou app), ou aqui mesmo, no blog, clicando no PLAY do vídeo abaixo. Se preferir ir para o Youtube, não se esqueça daquele "Gostei", e também de se inscrever no canal Motonews TV, que não por coincidência, é irmão deste blog. Gratidão!

Espero que curta, mesmo que não conheça o jogo. Motoabraço! 




ARAS -- Tecnologia da Bosch promete mais segurança

ARAS -- Tecnologia da Bosch promete mais segurança


Salve, motors!

Enquanto tentamos avançar em nossos motores, sempre querendo algo mais potente e mais pilotável, a tecnologia não para. Agora, é a alemã Bosch que traz uma solução que promete mais segurança aos pilotos, especialmente, os mais chegados a velocidades estonteantes.


Fig. 1. Sistema ARAS da Bosch: mais segurança para o motociclista. Fonte:Bosch


Apesar de já existir no mercado – tanto de carros como de motos – o ACC, ou Adaptative Cruise Control, que em português quer dizer Controle de Cruzeiro Adaptativo, nada melhor que uma atualização da própria tecnologia para transformar isso em mais segurança, concorda? O ACC já é um avanço significativo nessa questão, uma vez que sua função é ajustar automaticamente a velocidade do veículo para manter uma distância segura dos veículos à frente.

ARAS -- Sistemas de Assistência Avançada ao Piloto

A Bosch, empresa alemã que atua em diversos segmentos do mercado, inclusive, tecnologia, trouxe para as pistas e ruas um recurso que promete ser muito mais do que um simples controle de cruzeiro: trata-se do ARAS, sigla de ‘Advanced Rider Assistance Systems’, ou Sistemas de Assistência Avançada ao Piloto.


Fig. 2. O ARAS da Bosch usa radar dianteiro e traseiro, ECU, IMU, painel e unidade ABS para controlar funções para segurança e conforto. Fonte:Bosch


O ARAS pode fazer coisas incríveis usando um radar dianteiro e traseiro de segunda geração, que funciona em conjunto com a unidade ABS da Bosch e a ECU, que é a unidade de controle de motor, o módulo IMU e painel da moto.

Os novos sensores de radar são 30% mais compactos, mais leves e usam menos energia. O ARAS é provido de uma nova sequência de chip e modulação para medições mais precisas de distância, velocidade e ângulo, ao mesmo tempo em que é capaz de distinguir entre vários veículos. Com essa atualização, a Bosch conseguiu aumentar as funções de conforto e segurança que dependem de informações de radar — seis novas funções para ser exato. Algumas funções serão usadas por padrão ou ativadas pelo piloto, e algumas esperam nos bastidores para auxiliar em situações de emergência.

Há 1,2 milhões de fatalidades no trânsito em todo o mundo a cada ano, e as motocicletas representam 21% desses números. A Bosch diz que um em cada seis acidentes de motocicleta pode ser prevenido com sistemas de assistência baseados em radar. Isso é um potencial de 42.000 vidas salvas.

A Bosch organizou um dia inteiro de pilotagem nos confins fechados do campo de provas de Shiobara e nas estradas ao redor da instalação para entender e testar cada sistema com testes específicos para destacar cada nova função. Alguns sistemas eram fáceis de ver em ação e confiar imediatamente, enquanto outros exigiam que você realmente colocasse sua segurança e confiança nos engenheiros e sistemas da Bosch.

RDW – Aviso de Distância Traseira

O novo RDW, Rear Distance Warning (Aviso de Distância Traseira) da Bosch usa o radar traseiro para escanear atrás da motocicleta e avisar o piloto quando um veículo está muito próximo. O gerente de projeto ARAS da Bosch, Thomas Maurer, destacou que cada fabricante decidirá como exibirá o aviso no painel, mas na motocicleta usada no teste, uma Kawasaki H2 SX, um ícone de aviso no canto superior esquerdo do painel é exibido, permitindo que o piloto ficasse atento, caso houvesse uma certa aproximação.


Fig. 3. Um ícone RDW no lado esquerdo do painel avisa se um veículo
está muito perto da traseira da moto. Fonte:
Bosch


Assim, caberá ao piloto decidir: ou mudar de faixa ou acelerar. A segunda opção é tentadora, eu sei, mas melhor usar a primeira. Talvez, o motorista de trás esteja com muito mais pressa do que você. Uma solução é razoável e segura, a outra é simplesmente divertida. Bom, de qualquer forma, a boa notícia é que os testes do RDW foram um sucesso.

RCW – Aviso de Colisão Traseira

Da mesma forma, o Rear Collision Warning é um sistema de segurança de radar voltado para trás que tem como objetivo avisar um veículo que se aproxima atrás de você de que uma colisão é iminente. O aviso vem na forma de luzes de emergência traseiras ou piscas para chamar a atenção do motorista que está atrás. “Olha, meu amigo, você vai bater na traseira do meu veículo”. Só faltou um aviso desses, em forma holográfica. Embora não seja a função mais alucinante, é um potencial salva-vidas.


Fig. 4. O Aviso de Colisão Traseira da Bosch alertará o veículo atrás de que uma colisão é iminente. Bosch


RDA – Assistência de Distância de Condução

Esse é ótimo para aqueles pilotos - ou motoristas, também, já que o sistema é também adaptável a automóveis – que ficam pensando no “antes de ontem”, ou na “morte da bezerra”. O Assistente de Distância de Condução é uma função de radar frontal selecionada pelo usuário com dois modos, Sport e Comfort. O RDA aumenta a rede de segurança do motociclista ao desacelerar a motocicleta para evitar uma colisão com o veículo à frente.

Conforme você se aproxima do veículo à frente, a moto desacelera e então mantém uma distância segura e razoavelmente grande, especialmente quando o acelerador está sendo “esguelado”.


Fig. 4. O Assitente de Distância de Direção desacelera a motocicleta para evitar uma colisão e manter uma distância entre o veículo à frente e a motocicleta. Bosch


O motociclista pode então anular o sistema para situações como ultrapassagem adicionando alguma entrada de acelerador. Quando isso é feito, uma luz de advertência vermelha acende, significando que o RDA foi anulado e não está funcionando. Após vários segundos de aceleração consistente, o RDA reinicia e se torna ativo novamente. Ambos os modos desaceleram a moto na mesma taxa, mas o Comfort é menos sensível aos desejos do motociclista de anular a desaceleração ou manter a distância, enquanto o Sport salta para a frente com apenas um ligeiro aumento no acelerador.

O RDA é uma ferramenta útil quando o tráfego à frente em uma estrada sinuosa se move em velocidades inconsistentes e pode haver a possibilidade de fadiga e reações lentas, pois os que estão à frente variam constantemente a velocidade.

GRA – Assistente de Viagem em Grupo

O GRA, Group Ride Assist, é uma extensão do Adaptive Cruise Control (ACC) que ajusta a velocidade da motocicleta e a distância até o veículo mais próximo em um grupo. As iterações atuais do ACC têm dificuldades com pilotagem em grupo, pois o radar só consegue rastrear um veículo por vez. Com o novo sistema de radar, a Bosch consegue rastrear várias motos e reconhecer a formação escalonada comumente usada em pilotagem em grupo. O GRA reconhece a moto líder, mas baseia a velocidade e a distância nos pilotos escalonados à frente.

Para membros de alguns motoclubes, especialmente, aqueles mais ligados em tecnologia do que no espírito motociclista, esse recurso vem bem a calhar.


Fig. 5. O GRA da Bosch melhora o ACC em situações de pilotagem em grupo. Bosch


ACC/S&G – Controle de Cruzeiro Adaptativo/Para-e-Vai

Este é um sistema que realmente chama a atenção de qualquer piloto: o casamento do ACC com o recurso ‘Stop and Go’. Em termos de segurança, mostrou-se altamente útil nos testes.

Soma-se ao sistema de radar frontal a capacidade de parar e andar. O recurso S&G é outra extensão do ACC padrão, que permite controlar automaticamente a velocidade e a distância do veículo à frente. Mas, diferentemente dos atuais sistemas ACC de motocicletas de produção em uso no momento, que param de funcionar a 30 km/h, o S&G na verdade funcionará até e incluirá uma parada completa.


Fig. 6. O Adaptive Cruise Control Stop & Go parará completamente a motocicleta quando o controle de cruzeiro for
definido e o veículo à frente parar, sem a intervenção do piloto. 
Bosch


Para evitar acelerações indesejadas ou inesperadas de uma parada, a S&G exige que o motociclista introduza uma confirmação de que gostaria de continuar após a parada. Isso pode ser um leve rolar e soltar o acelerador ou pressionar um botão no câmbio. Qualquer entrada pode ser feita enquanto a moto está parada e o veículo ainda não se moveu, mas após um determinado período de tempo a confirmação será reiniciada se a máquina à frente não se mover.

EBA – Assistência de Frenagem de Emergência

Por mais impressionante que seja o ACC/S&G, o EBA – Assistente de Frenagem de Emergência -- da Bosch foi o centro das atenções durante os testes. Usando o radar frontal, o sistema detecta uma situação de emergência e realmente aumenta a pressão do freio da motocicleta para maximizar o poder de parada, caso o piloto não aplique pressão total por alguma razão.

Este sistema está sempre ativo em segundo plano como um sistema de segurança, mas requer que o piloto inicie a frenagem. Ele não ativará os freios de forma autônoma. Os dados da Bosch provaram que muitos motociclistas freiam abaixo do normal ou não aplicam pressão de freio suficiente em situações de emergência. A EBA corrige esse problema.


Fig. 7. O Emergency Brake Assist aumentará a pressão do freio se a entrada do piloto for insuficiente para
desacelerar a moto o suficiente para evitar uma colisão. 
Bosch


Do jeito que as coisas andam, é muito interessante saber de todos os novos recursos voltados para a segurança, como o ARAS da Bosch, ainda mais, porque podem já vir instalados nos próximos modelos 2025. Eles tornam o passeio mais seguro e confortável com o mínimo de contribuição ou vontade do piloto. Salvar vidas e prevenir acidentes é o objetivo do ARAS e, depois de experimentar esses novos sistemas, a Bosch está cada vez mais perto de salvar aqueles 42.000 pilotos que são perdidos a cada ano.

Conte pra gente aí nos comentários se você é a favor de toda essa tecnologia, ou se estamos caminhando rumo à robotização também os pilotos de moto?


Motoabraço!


quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Yamaha YZF-R3 2025 - O que essa esportiva tem de bom?

 Yamaha YZF-R3 2025 - O que essa esportiva tem de bom?


Salve, motors!

Acredito que por aqui há alguns fãs das motos da Yamaha, com certeza. 

A Yamaha divulgou detalhes de sua moto esportiva de entrada aprimorada, a YZF-R3, que estará disponível nas concessionárias (americanas) a partir de dezembro. A moto terá o preço de $5.499, algo em torno de R$ 31.309,00 no câmbio de 23/10/24, ou seja, o mesmo preço sugerido de fábrica da edição de 2024. Bom, por aqui, podemos esperar algo um pouco acima disso, já que a versão disponível, sem a atualização, está sendo ofertado pelo site oficial da marca por R$ 34.190,00.

Yamaha YZF-R3 2025 em Matte Stealth Black. Foto: Yamaha


Para 2025, a YZF-R3 recebe uma reformulação estética, com uma carenagem atualizada que visa imitar o design de seus modelos maiores, a YZF-R1 e YZF-R1M. Isso inclui uma nova carenagem frontal e painéis de carroceria atualizados, além de uma seção de asa traseira redesenhada. As mudanças na carroceria também permitem um assento mais estreito e coberturas laterais que facilitam o alcance dos pilotos com pernas mais curtas ao solo.

A YZF-R3 2025 mantém todas as suas principais peças mecânicas iguais às do modelo do ano passado e, apesar de algumas outras atualizações, seu preço permanece o mesmo de 2024. Foto: Yamaha


Em termos de mecânica, a YZF-R3 permanece em grande parte inalterada, exceto por uma nova embreagem assistida e deslizante. Esse sistema utiliza cames de assistência e deslizamento para suavizar reduções de marcha e frenagens do motor, além de tornar mais leve o acionamento da embreagem no guidão.

A moto também vem com iluminação LED atualizada, um painel de instrumentos LCD atualizado, além da capacidade de se conectar a um smartphone via Bluetooth por meio do aplicativo Yamaha Motorcycle Connect (Y-Connect). Isso permitirá aos pilotos receber informações sobre chamadas recebidas e outras notificações, atualizações de status da moto e funcionalidades de rastreamento de dados.

Yamaha YZF-R3 2025 em Branco Lunar e Azul Nebular. Foto: Yamaha


A Yamaha YZF-R3 2025 estará disponível nas cores Team Yamaha Blue, Matte Stealth Black, ou Lunar White e Nebular Blue.

Ficha técnica:

**Especificações Técnicas da Yamaha YZF-R3 2025 no Brasil**


Preço sugerido: A definir (equivalente ao mercado brasileiro)

Motor: 321 cc, DOHC, 2 cilindros em linha, refrigerado a líquido; 8 válvulas  

Diâmetro x Curso: 68,0 mm x 44,1 mm  

Taxa de compressão: 11,2:1  

Alimentação: Injeção eletrônica de combustível (EFI)  

Embreagem: Multidisco em banho de óleo, assistida e deslizante  

Transmissão/Tração final: 6 marchas / corrente  


Chassi: Tipo diamante  

Suspensão dianteira: Garfo invertido KYB (USD); curso de 130 mm  

Suspensão traseira: Amortecedor único KYB monocross, ajustável na pré-carga; curso de 125 mm  

Freio dianteiro: Disco hidráulico de 298 mm com ABS  

Freio traseiro: Disco hidráulico de 220 mm com ABS  


Rodas dianteira/traseira: Alumínio fundido, 10 raios; 17 pol. / 17 pol.  

Pneus dianteiro/traseiro: Dunlop Sportmax GPR-300; 110/70-17 / 140/70-17  


Ângulo de cáster/trail: 25,0° / 94 mm  

Distância entre eixos: 1.380 mm  

Altura do assento: 780 mm  

Capacidade do tanque: 14 litros  

Peso (em ordem de marcha): 169 kg  


Disponibilidade: Dezembro de 2024 (Estados Unidos)

Contato: yamaha-motor.com.br  


**Observações:** Os preços e especificações podem variar conforme a região e políticas da Yamaha no Brasil.

COMPARATIVO: HONDA CB 300F TWISTER x BAJAJ DOMINAR 400

  COMPARATIVO: HONDA CB 300F TWISTER x BAJAJ DOMINAR 400 Quem leva a melhor? Salve, motors! Como vai essa força motriz? Ambas as motos são e...