NC 700: um novo conceito da Honda
De olho em um novo mercado de motocicletas de média-alta
cilindrada no Brasil, a Honda acaba de lançar um novo conceito em motocicleta:
a NC 700, nas versões "S" e "X". A segunda é equipada com
ABS e custa quase 2 mil reais a mais que a versão standard.
A NC 700 foi
apresentada no salão de Milão, em 2011, mas só agora, em meados de 2012, veio
parar em terras tupiniquins. E não veio para marcar bobeira. A motocicleta
promete. A não ser pelo seu preço, que não agradou muito ao consumidor
brasileiro, ela tem tudo para dar certo em nossos terrenos. Apesar
de ser uma moto mais apropriada ao asfalto, devido ao seu estilo “crossover”, ela suporta bem alguns tipos de terrenos acidentados.
A NC 700, em
termos de categoria, é como se fosse um híbrido de maxi-trail e sport-naked,
por assim dizer. Não é à toa que dará conta de todo o tipo de terreno, ou a
maior parte deles, que temos por aqui. O modelo "X" carrega mais uma
vantagem em relação à "S", por oferecer um pouco mais de conforto,
economia e versatilidade.
Ela vem equipada
com um motor bicilíndrico de 669,6 cm3, no qual é gerada uma
potência de 52,5 cavalos a 6250 rpm e torque de 6,4 kgfm a 4700 rpm. Devido à
força de seu motor, aliado ao excelente desempenho do quadro, tais números a
fazem, na prática, uma motocicleta de bastante conforto, em baixas rotações,
nos perímetros urbanos, como também, uma ótima companheira de viagens, curtas
ou longas.
Visualmente, é uma motocicleta que traz o modernismo em seu
design. Em termos de acessórios, além do básico, ela oferece um espaço
específico para o transporte de um segundo capacete, ou outros objetos, o qual
está localizado no local onde, normalmente, está o tanque de combustível. Seu
verdadeiro tanque encontra-se embaixo do banco e tem capacidade para 14,1
litros. A Honda garante que, com esse posicionamento, conseguiu melhorar o
centro de gravidade da moto e, consequentemente, sua manobrabilidade.
As maiores concorrentes da NC, no Brasil, atualmente, são:
Kawasaki Versys 650 cc, BMW GS 650 e Yamaha XJ 6N – como vemos, grandes nomes,
grandes potências em se tratando de motores. Mas, a Honda quer provar que não
fica atrás de nenhuma dessas.
Crossover
O termo está sendo bastante utilizado para definir aqueles
veículos que, apesar de terem aspecto de “aventureiros do barro”, não são
bastante adequados para o uso off-road, apesar de não ter problemas em
inseri-los na terra. Portanto, a NC 700 não é uma moto para ser confundida com
uma big-trail, que possa “escalar montanhas” – mas, mesmo assim, não deixa de
oferecer conforto e segurança.
E por falar em conforto, uma das características desta moto é que
justamente o posicionamento do piloto, cujos braços são melhor acomodados ao
guidão e as pernas não ficam tão flexionadas como em modelos semelhantes – ou mesmo
nas trilheiras. O assento da NC possui
dois níveis e foi desenhado para evitar que o garupa escorregue sobre o piloto,
nas frenagens e, também, permite que as pernas deste se fixem melhor ao “tanque”.
Pilotagem
A NC 700 é uma moto de fácil pilotagem. Permite mudança rápida e
ágil na direção, é estável em altas velocidades e tem um comportamento bastante
alinhado. O que pode, às vezes, trazer um certo “quê” ao piloto, são: a bolha
(párabrisas) não teve seu tamanho suficientemente projetado para segurar o ar
em velocidades acima de 140 km/h; e, inicialmente, o piloto pode estranhar, pois
as marchas são curtas, ganhando melhor dinamismo a partir da 3ª. Mas, não é
isso, nem a bolha que vai denegrir esta excelente motocicleta.
Valores
Chegamos, enfim, à parte mais dolorida do post. A versão standard
está sendo comercializada por R$ 27.490, enquanto a versão ABS sai por R$
29.990. São valores não muito fora do mercado nessa categoria, mas, deixa o
consumidor pensar em algumas outras possibilidades. Daí, vai o gosto pessoal ou
o quão o consumidor gosta daquela marca.
Motoabraço a todos. E feliz Dia do Motociclista pra você!
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