Honda CG 160: A queridinha do Brasil que segue imbatível em 2025

Honda CG 160: A queridinha do Brasil que segue imbatível em 2025

Se existe um modelo que simboliza as motos no Brasil, esse modelo é a Honda


CG 160
. Líder absoluta de vendas há décadas, a CG não conquistou esse posto à toa. Desde o seu lançamento nos anos 1970, ela evoluiu sem abrir mão de duas características essenciais: robustez e confiabilidade.

Mas o sucesso da CG não está apenas em sua mecânica confiável. A ampla rede de concessionárias Honda espalhadas pelo país torna o modelo extremamente acessível, tanto para aquisição quanto para manutenção. Não é à toa que ela se tornou a companheira de milhões de motociclistas brasileiros.

Fig. 1. A campeã de vendas continuará assim em 2025? É a aposta da Honda. Divulgação.


A moto da primeira experiência


Se você já pilotou uma moto no Brasil, é quase certo que a CG fez parte dessa experiência. Basta visitar qualquer moto-escola: ela reina como a moto oficial de treinamento, deixando uma marca na memória de milhares de habilitados todos os anos. É justo dizer que o nome "CG" está gravado no DNA do motociclismo brasileiro.

Fig. 2. É bem provável que você já tenha pilotado uma CG em sua vida. Divulgação.

Onipresente nas ruas

Nos grandes centros urbanos, a CG é onipresente. Seja como ferramenta de trabalho dos motoboys, meio de transporte diário ou até mesmo como "primeira moto" de muitos, a CG 160 é vista em uma variedade impressionante de estados de conservação e personalizações. Sua versatilidade é um reflexo da confiança que os brasileiros depositam nela há gerações.

Fig. 3. Em praticamente todo o país, para onde você olha, há uma CG - 125 a 160, elas tomam conta das ruas. Foto: Durães


Uma linha em constante evolução

A Honda alcançou um marco histórico ao ultrapassar a marca de 30 milhões de motos produzidas no Brasil, e impressiona saber que quase metade desse número pertence à família CG. A linha 2025 chega ao mercado com novidades que reforçam essa liderança.

Entretanto, os preços também acompanharam o avanço. Confira os novos valores:

  • CG 160 Start: de R$ 14.650 para R$ 16.194
  • CG 160 Fan: de R$ 16.070 para R$ 17.723
  • CG 160 Cargo: de R$ 15.970 para R$ 17.175
  • CG 160 Titan: de R$ 17.440 para R$ 19.230

Os valores variam conforme a região e concessionária, e não incluem o frete. Apesar do reajuste, cada versão da linha 2025 recebeu melhorias em equipamentos, que prometem elevar ainda mais a experiência de pilotagem.

Fig. 4. Será que continuará sendo a estrela das ruas em 2025?


Mais tecnologia, segurança e um toque de modernidade

A linha 2025 da Honda CG 160 chega ao mercado reafirmando sua posição de líder, trazendo atualizações que prometem conquistar tanto os iniciantes quanto os motociclistas experientes. A versão Titan, topo de linha, se destaca com recursos exclusivos, enquanto as demais – Start, Fan e Cargo – também recebem melhorias importantes.

Fig. 5. Tecnologia é um dos atrativos em uma moto tão acessível. Divulgação.



Fig. 6. Robustez e confiabilidade em um motor já para lá de experiente.


Tecnologia que faz a diferença

Entre as novidades mais aguardadas, está o novo painel digital completo, presente em todas as versões. Além de informações padrão, ele agora inclui indicador de marchas, uma funcionalidade especialmente útil para quem está começando no mundo das duas rodas.

A segurança também evoluiu:

  • Freios a disco na roda dianteira são padrão em toda a linha;
  • Freios ABS aparecem pela primeira vez em uma CG, exclusividade da versão Titan;
  • Na roda traseira, a Titan também adota freios a disco, enquanto Start, Fan e Cargo mantêm o tambor.



Design moderno e funcional

A CG 160 2025 traz um visual renovado, com novas carenagens que remetem a modelos maiores, como a Twister. Essa mudança é especialmente marcante nas versões Fan e Titan, que ganharam um tanque redesenhado com carenagens plásticas laterais. Apesar da redução da capacidade para 14 litros, a Honda explica que essa escolha facilita a manutenção em caso de quedas, já que apenas as carenagens podem ser substituídas, e não o tanque inteiro.




Iluminação e conveniência

Outro destaque é a adoção de iluminação em LED:

  • A lanterna traseira LED agora é padrão em todos os modelos;
  • O farol LED está disponível nas versões Titan e Fan, enquanto Start e Cargo seguem com faróis halógenos.

Além disso, a tomada USB-C, uma grande aliada no dia a dia para carregar celulares ou GPS, aparece como item de série na versão Titan. Quem optar pela CG Fan pode adquirir a tomada como acessório, mas, infelizmente, o mesmo não vale para as versões Start e Cargo, que não oferecem essa funcionalidade nem como opcional – um ponto que merece atenção, especialmente para quem utiliza a moto para trabalho.

Desempenho aprimorado e adequação às normas ambientais

A linha 2025 da Honda CG 160 não apenas mantém o desempenho confiável que a consagrou no mercado brasileiro, mas também se adapta às novas exigências ambientais do Promot5, garantindo eficiência e respeito ao meio ambiente.



Motor ajustado e mais limpo

O motor monocilíndrico de 162,7 cm³ recebeu atualizações significativas, como uma nova central eletrônica, injeção revisada e um escapamento com dois catalisadores, tornando-o mais limpo e eficiente. Esses ajustes garantem conformidade com o Promot5 sem sacrificar o desempenho:

  • Potência na gasolina: 14,4 cv a 8.000 rpm, com torque de 1,41 kgf.m a 6.750 rpm.
  • Potência no etanol: 14,7 cv a 8.000 rpm, com torque de 1,43 kgf.m a 6.750 rpm.

Esses números proporcionam uma condução ágil na cidade e até permitem passeios pela estrada com confiança.

Tecnologia FlexOne: nem todas são flexíveis

As versões Cargo, Fan e Titan contam com a tecnologia FlexOne, permitindo o uso de gasolina ou etanol. Já a versão Start é movida exclusivamente a gasolina, uma escolha que pode ser limitante para alguns usuários.

Fig. 12. Só a versão CG 160 Start não é Flex, tendo a gasolina como único combustível.


Impressões ao guidão da CG 160 Titan

Para testar as melhorias da linha 2025, levamos a CG 160 Titan para um passeio pela Baixada Santista, passando por trechos urbanos e rodoviários. A experiência reforçou por que a CG é tão popular:

  • Visual imponente: Muitos confundiram a Titan com uma moto de maior cilindrada graças ao novo design.
  • Conforto: O assento redesenhado, posicionado a 796 mm do solo, oferece conforto e facilita o apoio dos pés no chão. O encaixe ergonômico entre as pernas proporciona uma pilotagem ágil e segura.
  • Suspensão e pneus: O conjunto de bengalas dianteiras de 33 mm e amortecedores traseiros absorvem bem as irregularidades do asfalto. As rodas de 18 polegadas, equipadas com pneus sem câmara Michelin Pilot Street 2, garantem estabilidade e suavidade ao rodar.
  • Freios com ABS: Disponível na roda dianteira da Titan, o sistema ABS oferece uma frenagem suave e eficiente, ideal para quem está começando no mundo das duas rodas.
Fig. 13. Modelo 2025 está esperando a galera nas concessionárias. Faça um test-drive.


Conclusão

A Honda CG 160 2025 prova mais uma vez por que é a líder no segmento. Com um motor eficiente, design moderno, conforto aprimorado e tecnologia que atende tanto aos iniciantes quanto aos mais experientes, ela segue sendo referência. As melhorias no conjunto mecânico e nos equipamentos elevam o patamar da CG, mantendo-a como uma escolha confiável e versátil.

Quer saber mais sobre qual versão da CG 160 combina com o seu estilo de vida? Continue acompanhando o Louco por Motos!


Motoabraço!

Comentários

Postagens mais visitadas