domingo, 12 de novembro de 2017

Minha Moto Não Pega... Principalmente, de Manhã. Que faço? Parte I

Alô, galera de motocicleta, alô galera de vento na cara!!

Esse post é pra tirar algumas dúvidas e trazer algumas dicas pra você, que fica p... da vida quando a motoca não pega pela manhã... E você, quase atrasado para o trabalho!

Caso 1:


- Você tentou, tentou, tentou e a moto não pegou. Isso acontece muito com motores ainda não motor esteja afogado.
amaciados, também, não é só os já bastante rodados (antes que alguém coloque a culpa na idade da moto). Se há combustível suficiente no tanque, pode ser que

O que fazer?


Com o motor desligado, mesmo, primeiro você puxa o acelerador até o fim do cabo e o segura por alguns segundos. Em seguida, solte quase todo o acelerador, mantendo-o só um pouquinho puxado, e tente a partida novamente. Se ela começar a pegar, não puxe o acelerador repentinamente, faça isso aos poucos, até que o combustível tenha seu fluxo normalizado.

Partidas a frio podem trazer certo desconforto, mas há solução.
E o afogador da moto? Serve pra isso também?

Sim, claro. O afogador da moto é usado justamente para ajudar nas partidas a frio do motor. Puxe ou levante o afogador; dê a partida, sem contudo insistir. Se a moto não pegar, desative o afogador, ative-o novamente e dê outra partida. Assim que o motor der sinal de vida, volte o afogador para sua posição "off" e acelere o motor com calma. Mantenha-o por cerca de 1 minuto ligado, até que o óleo possa circular por todos os compartimentos e frestas.

Aliás, com o motor frio, é altamente recomendado que mantenha a moto funcionando um tempinho, antes de sair, ok? Quer diminuir a vida útil do motor, é ligar a moto e já sair feito doido. Isso é válido para carros, ônibus, caminhões, barcos, lanchas, jet skis...

Ah, o afogador pode estar presente em diferentes locais, dependendo da moto e modelo; e pode não estar, como é o caso de motocicletas mais recentes.







O que afoga o motor da moto? Água????


kkkkkkkkkkkk NÃO! Água enferruja várias partes, mas não é o que afoga o motor. O que faz o motor afogar é o excesso de combustível que é jorrado para dentro do carburador (dizem que motores com injeção não afoga, mas isso pode ser um mito, ok?). E isso acontece por vários motivos, e um deles, é você acelerar a motocicleta (ou alguém com aquela mania feia que tem de chegar perto de uma moto e ficar acelerando sem parar e sem qualquer necessidade) com ela parada e desligada.

Caso 2:


- Você tentou dar a partida e, logo na primeira vez, o motor deu sinais de fraqueza, isto é, parece que vai ligar, mas acaba "desistindo". Isso pode ser bateria descarregada ou com carga baixa.

Uma das coisas que você pode fazer, evidentemente, é empurrar a moto e tentar fazê-la funcionar no tranco, isto é, enquanto ela estiver no embalo, você engata a 2ª marcha e solta a embreagem, o que fará o motor "trancar" e, talvez, funcionar. Só que esse procedimento já mostrou que não faz muito bem para o motor, especialmente, os motores mais moderninhos. Uma hora, pode levar consigo alguma peça interna mais sensível.

O correto, mesmo, é você ter um cabo para transmissão de carga, ou o famoso "cabo de chupetinha", e fazer a conexão de sua bateria com outra carregada. Ah, e falar nisso, apesar de muita gente fazê-lo, não é aconselhável carregar a bateria de uma moto "chupando" a carga da bateria de um carro, ok? Isso, devido a alta amperagem da bateria de automóveis (cerca de 400 amperes). Pode não queimar a sua bateria de cara, mas por ser uma carga muito rápida, poderá
Fazer a moto pegar no tranco, só neste caso...
danificá-la com o uso.

Então,  que devo fazer, realmente? 


Ter um carregador específico em casa, sem dúvida, é a melhor saída. É barato e você garante a vida útil da bateria de sua moto. Sem falar que, nas horas mais inesperadas, é que as coisas acontecem. E um "velho deitado" diz que "1 homem prevenido vale por 10", o que é verdade.

Depois, posto mais! Valeu e motoabraço!



quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Niken, a moto de 3 rodas da Yamaha

Fala aí, galera motociclista! 

Esta matéria tem uma novidade: ela tem versão em vídeo, também, no Youtube. O link encontra-se no final do artigo, se preferir assistir, ao invés de ler, é só clicar. 


A Yamaha parece querer antecipar o futuro, com o lançamento da motocicleta que poderia estar nas cenas de Blade Runner: a Niken, a primeira alta cilindrada de três rodas do mundo.




Antes, tal modelo foi apresentado em scooters, começando com a Piaggio, na Itália. Depois, veio a Yamaha Tricity, também uma scooter de 3 rodas. A Piaggio fez e ainda faz muito sucesso na Europa, devido ao seu conforto, beleza e praticidade.

Agora, com o lançamento da Niken, revelada no Salão de Toquio 2017, a Yamaha aposta em um mercado, podemos dizer, elitizado, que vem aumentando gradativamente. 

Em relação aos dados técnicos da moto, ela possui um motor de 847 cc, derivado da MT-09, refrigerada a líquido, cabeçotes DOHC, 3 cilindros em linha e 12 válvulas. Oferece 6 marchas e sua transmissão é por corrente. 

A moto promete mais estabilidade e segurança, segundo o fabricante, ainda mantendo a inclinação desejada e necessária nas curvas. Isso é o que difere a Niken dos triciclos, por exemplo, que não possuem inclinação. Isso em termos técnicos, já que a moto é bem diferente de um trike, a começar pela distância entre as rodas dianteiras, que é menor na Niken. 




Entre outros mimos, a Niken já sai de fábrica com seletor de modo de pilotagem D-Mode System, desenvolvido pela Yamaha, que permite ao piloto escolher o comportamento do motor de acordo com a ocasião ou local onde está pilotando. A Niken inclui um sistema de controle de cruzeiro, denominado YCC-T, que oferece ao piloto selecionar ou ajustar um parâmetro de velocidade de cruzeiro em viagens mais longas, tornando-as mais confortáveis possível. Isso, sem nos esquecermos que estamos falando de uma moto de 3 rodas.

Seu painel de instrumentos é hightech e conta com um display LCD de alto-contraste, que oferece uma visão clara das informações, como: velocímetro, odômetro, controle de tração e D-Mode, combustível, autonomia e outras informações.

Por enquanto, a Yamaha só está recebendo cadastros de propensos compradores, o que pode ser feito por meio do site da empresa. Nas lojas - e isso não quer dizer no Brasil - ela só estará disponível a partir do segundo semestre de 2018. Para os mais apaixonados, o jeito, meu amigo, é ficar ao lado de Jó, servindo-se de um chá de paciência. 






Link para o vídeo:




COMPARATIVO: HONDA CB 300F TWISTER x BAJAJ DOMINAR 400

  COMPARATIVO: HONDA CB 300F TWISTER x BAJAJ DOMINAR 400 Quem leva a melhor? Salve, motors! Como vai essa força motriz? Ambas as motos são e...