sábado, 30 de setembro de 2023

Royal Enfield Metor 350 - Clássica e Atemporal

 Royal Enfield Metor 350 - Clássica e Atemporal


Salve, motors!

Meteor 350

A Royal Enfield Meteor 350 é uma moto que traz o espírito das estradas para o dia a dia. Ela tem um motor de 349 cc, cilindro único, 4 tempos, resfriado a óleo a ar, que gera uma potência máxima de 20.2 bhp a 6100 rpm e um torque máximo de 27 Nm a 4000 rpm. Esses números garantem uma performance ágil e divertida, com uma boa economia de combustível. 

Fig. 1. Meteor 350: bonita, ergonômica e gostosa de pilotar. Foto: divulgação.

A caixa de velocidades é de malha constante de 5 velocidades, que permite uma troca suave e precisa. A capacidade do tanque é de 15 litros, o que oferece uma boa autonomia para viagens curtas ou longas. O sistema de ignição é por EFI (injeção eletrônica de combustível), que otimiza a mistura de ar e combustível e melhora a resposta do motor. A Royal Enfield Meteor 350 é uma moto que combina o estilo clássico com a tecnologia moderna, sendo uma excelente escolha para quem busca aventura e liberdade.

Fig. 2. Moto com diferentes estilos. Foto: divulgação.



Chassi e Suspensão

A Royal Enfield Meteor 350 também se destaca pelo seu chassi, suspensão e freios, que garantem uma boa estabilidade, conforto e segurança. O tipo de chassi é de estrutura da coluna do tubo inferior duplo, que é resistente e leve. Os pneus dianteiro e traseiro são de 100/90 - 19" - 57P e 140/70 - 17" - 66P, respectivamente, que oferecem uma boa aderência e durabilidade. Os freios dianteiro e traseiro são de disco de 300 mm e 270 mm, respectivamente, com pinças flutuantes de pistão duplo e pistão único, respectivamente, que proporcionam uma boa frenagem e controle. 

Fig. 3. Cores estilosas. Foto: divulgação.

Fig. 4. Em trechos urbanos e pequenas viagens, ela consegue ir bem. Foto: divulgação.


Além disso, os freios contam com ABS (sistema de freio antibloqueio), que evita o travamento das rodas em situações de emergência. A suspensão dianteira é telescópica, com garfos de 41 mm e curso de 130 mm, que absorvem bem as irregularidades do terreno. A suspensão traseira é de amortecedores de emulsão de tubo duplo, com pré-carga ajustável de 6 etapas, que permitem ajustar a rigidez de acordo com o peso e a preferência do piloto. A Royal Enfield Meteor 350 é uma moto que oferece um bom equilíbrio entre desempenho e conforto, sendo ideal para quem gosta de viajar com estilo e segurança.

Dimensões

As dimensões da Royal Enfield Meteor 350 são as seguintes:

Comprimento: 2.140 mm
Largura: 800 mm
Altura: 1.170 mm
Distância entre eixos: 1.400 mm
Altura do assento: 765 mm
Peso seco: 191 kg
Capacidade do tanque: 15 litros

Fig. 6. Não é uma moto de alta velocidade na final, mas possui um bom torque e é segura na estrada. Foto: divulgação.



Preço

O preço da Royal Enfield Meteor 350 varia de acordo com a versão escolhida. Segundo os resultados da busca, os preços sugeridos são os seguintes:

Fireball: R$ 21.790,00 + frete
Stellar: R$ 22.990,00 + frete
Supernova: R$ 23.790,00 + frete
Além disso, há um valor de frete único para todo o Brasil, que é de R$ 1.000,00. A moto também conta com 3 anos de garantia sem limite de quilometragem. Esses preços podem estar sujeitos a alterações, por isso é recomendável consultar a rede de concessionárias participantes antes de realizar a compra.

Fig. 7. A Meteor 350 é uma moto que oferece uma
ótima relação custo x benefício. 
Foto: divulgação.



Mercado

A Royal Enfield Meteor 350 é um modelo que tem se destacado no mercado brasileiro de motos em 2023. Segundo os dados sobre emplacamentos de motos em 2023, a Meteor 350 foi o modelo mais vendido da marca no país, com 721 unidades em agosto, superando a média mensal da marca até então, que era de cerca de 500 unidades. A Meteor 350 também estabeleceu um novo recorde para a Royal Enfield no Brasil ao vender mais de 700 unidades em um único mês, sendo a única na história da marca a alcançar esse feito. 

Além disso, a Meteor 350 ajudou a Royal Enfield a chegar ao top 5 das marcas de motos mais vendidas no Brasil em agosto, com uma participação de mercado de 1,8%. Esses números mostram que a Meteor 350 tem sido bem aceita pelos consumidores brasileiros, que buscam uma moto de estilo clássico, com bom custo-benefício e sem concorrentes diretas na faixa de 350 cilindradas.

Conclusão

Se pedissem minha opinião, eu diria que, sim, se estiver a fim de comprar uma Metor, compre. Tenho feito algumas perguntas de forma aleatória nas ruas, quando vejo o proprietário de alguma. Não é moto para correr, mas conduz confortavelmente piloto e garupa em trechos urbanos e viagens mais curtas. Além de ser uma moto muito bonita. E ainda oferece um ótimo custo x benefício.

Motoabraço e valeu!

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Fontes:
https://vivendoduasrodas.com.br/fichas-tecnicas/royal-enfield-meteor-350-ficha-tecnica-e-especificacoes/
https://ofertasroyalenfield.com.br/meteor-350
https://motonewsbrasil.com/royal-enfield-meteor-350-2022-ficha-tecnica-imagens-e-preco/
https://hpg.com.br/nova-royal-enfield-meteor-350-2023-preco-ficha-tecnica-e-fotos.html
https://www.royalenfield.com/br/pt/motorcycles/meteor/
https://revista.moto.com.br/conteudo/royal-enfield-meteor-350-chega-ao-brasil-161465.html
https://www.motonline.com.br/noticia/meteor-350-vendas-preco-top-speed/
https://motor1.uol.com.br/reviews/530884/royal-meteor-350-avaliacao-teste/






segunda-feira, 25 de setembro de 2023

URGENTE! MOTOS que podem SAIR DE LINHA em 2023!

URGENTE! 

MOTOS que podem SAIR DE LINHA em 2023!


Salve, motors!


Bem, galera, tudo que se cria aqui na Terra, um dia, perde seu tempo de validade. E isso não é diferente com as motos, nunca foi. No mundo do motociclismo, diversos fatores influenciam no fim da estrada para alguns modelos de motos, como no caso das que, provavelmente, sairão das concessionárias ainda neste ano de 2023.

Se você possui uma destas motos, não precisa se alarmar, uma vez que o mercado ainda está bem munido de peças de reposição, pelo menos, por um tempo. Mas, vamos lá! Depois, falaremos sobre o porquê.


Shineray Worker. Foto: divulgação/site
1. Shineray Worker

É uma das motos de 125 cc mais baratas do país. Para o dia a dia, para quem faz um "corre médio", ela é bastante adequada. Não tem a potência nem a qualidade e outros atributos de uma Honda CG 125, mas pode ser uma boa pedida em alguns casos. No entanto, ela é uma moto carburada e já não se encontra mais nos protocolos exigidos pelo Promot, que é o Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares. Ou o fabricante atualiza o modelo da Worker 125, ou este ano será seu último.


Shineray Jet 125. Foto: divulgação/site
2. Shineray Jet

Toda a linha Jet da Shineray poderá perder a vez, a partir do ano que vem. Em especial, a "cinquentinha" e a Jet 125. O ciclomotor e a pequena scooter estão na lista negra justamente por serem alimentadas por carburador, que está com os dias contados para se tornar impróprio para novos modelos de motos e autos. E aí, Shineray? Vai dar aquele upgrade nas pequenas, ou não?


Haojue DK 150. Foto: divulgação/site
3. Haojue DK 150

Com um visual que lembra um dos últimos modelos da CG 150, a Haojue DK 150 também pode estar na lista negra da extinção, e o motivo é o mesmo: motor carburado. Este modelo de moto é relativamente novo no Brasil, especialmente, nas cidades mais distantes do litoral e dos grandes centros, mas onde chegou tem tido boa aceitação, dado a relação custo x benefício. Mas, assim como a da Shineray, se não tiver uma atualização convincente para o Promot, nada de 2024 para a DK 150.


Haolue Chopper Road 150. Foto: divulgação/site
4. Haojue Chopper Road

A Haojue Chopper Road é, como o próprio nome diz, uma estradeira ou, pelo menos, tem o visual trabalhado nas estradeiras. Seu motor 150 é bem firme e suporta bem os trancos, até certo ponto. Não pense em colocar uma moto como esta para percorrer mais de 300 quilômetros numa pancada só, porque vai te dar canseira. Isso porque, apesar do visual custom e estradeiro, ela não foi feita para longas viagens. Mas, o fato de ela estar aqui é que, se não sofrer atualização, como as anteriores, poderá não ter modelo novo ano que vem.


Avelloz AZ1. Foto: divulgação/site
5. Avelloz AZ1

A situação da Avelloz AZ1 não é crítica somente para ela, como para a marca, que por enquanto conta somente com esse modelo, variando nas cores vermelha, branca e preta. Ou seja, se ela não for adaptada para o Promot, já era. 

Outros modelos da Shineray - a Phoenix 50, JEF 150S e a SHI 175 - também se encontram nos mesmos planos das irmãs. Já da parte da Haojue, vem a scooterzinha Lindy 125, que também precisa se adequar, ou... 

O PROMOT

O Promot é um programa que visa controlar as emissões de gases poluentes e de ruído por ciclomotores, motociclos e veículos similares novos. Ele foi instituído pela Resolução Conama nº 297/2002 e tem como objetivo reduzir os impactos ambientais e na saúde pública causados pela poluição do ar por esses veículos.

A Fase 5 do Promot é a última etapa do programa, que se iniciou em 1º de janeiro de 2023. Ela estabelece limites mais rigorosos para as emissões de monóxido de carbono, hidrocarbonetos, óxidos de nitrogênio e material particulado, além de exigir a adoção de sistemas de diagnóstico de bordo e de durabilidade dos dispositivos de controle de emissão. Essa fase também altera os limites de ruído para os veículos novos, de acordo com a Resolução Conama nº 432/2011. O objetivo dessa fase é harmonizar os padrões brasileiros com os internacionais, especialmente os europeus.






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Fontes:

https://motos2023.com.br/fim-da-estrada-para-elas/

https://www.vrum.com.br/motos/motos-carburadas-promot-2023/ 

https://www.gov.br/ibama/pt-br/assuntos/emissoes-e-residuos/emissoes/programa-de-controle-de-emissoes-veiculares-proconve


sábado, 16 de setembro de 2023

SÉRIE SUPER CARROS INCRÍVEIS: LAMBOURGHINI SIÁN

SÉRIE SUPER CARROS INCRÍVEIS: LAMBOURGHINI SIÁN

Com um nome derivado do dialeto bolonhês - relâmpago -, não é surpresa que a eletrificação também seja o tema de discussão do Sián


Fala, motors!

Estamos aqui novamente com mais um artigo sobre um dos carros esportivos mais incríveis do mundo. Conheça o Lambourghini Sián, um relâmpago fora de série.

Fig. 1. O primeiro Sián foi vendido a um brasileio.
(Créd. foto: divulgação)

O Lamborghini Sián é um dos carros mais impressionantes do mundo, combinando um poderoso motor V12 com uma tecnologia híbrida baseada em supercapacitores. Neste artigo, vamos explorar as características e o desempenho deste superesportivo que desafia os limites da engenharia e do design.

HOMENAGEM

O Sián, que significa “relâmpago” em dialeto bolognês, é o primeiro carro produzido pela
Lamborghini que inclui um componente híbrido. O carro foi apresentado online em 3 de setembro de 2019 e tem uma produção limitada de 63 unidades na versão coupé e 19 na versão roadster. O nome também homenageia o falecido presidente do Grupo Volkswagen, Ferdinand Karl Piëch, cujas iniciais e ano de nascimento são adicionados ao nome do carro: FKP 37.

PROPULSÃO

O Sián usa o mesmo motor do Lamborghini Aventador SVJ, um V12 de 6,5 litros que gera 785
cv de potência. Porém, o diferencial está no motor elétrico integrado à transmissão, que adiciona mais 25 kW (34 cv) ao conjunto. O motor elétrico é alimentado por um supercapacitor instalado no compartimento do motor, que é três vezes mais potente do que uma bateria de lítio-íon do mesmo peso. O supercapacitor é recarregado pelo sistema de freios regenerativos e fornece um impulso de potência ao motorista em velocidades de até 130 km/h. O motor elétrico também auxilia nas manobras de baixa velocidade, como estacionar e dar ré.

Com essa combinação, o Sián atinge uma potência total de 819 cv, tornando-se o Lamborghini mais potente já produzido. O carro acelera de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e tem uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 355 km/h. Além disso, o Sián conta com um sistema de tração integral eletrônico e um diferencial traseiro autoblocante mecânico para melhorar a dirigibilidade.

Fig. 4. Diz se ele não é mesmo um convite à luxúria...


DESIGN & LUXO

O design do Sián é inspirado no Lamborghini Countach, um dos ícones da marca italiana. O carro tem linhas afiadas, elegância aerodinâmica e uma silhueta inconfundível. A carroceria é totalmente feita de fibra de carbono, o que reduz o peso e aumenta a rigidez. O teto tem uma função eletrocromática, que permite ao motorista ajustar a transparência da superfície. As entradas de ar e as asas traseiras são controladas por materiais inteligentes que reagem à temperatura e à velocidade. Os faróis têm um formato inspirado no conceito Terzo Millennio, que antecipa o futuro do design da Lamborghini.

Fig. 5. Os bancos são exclusividade da Lambourghini

Fig.6. O painel do ponto de vista do passageiro.


Fig. 7. Visão em perspectiva do painel 


O interior do Sián combina luxo italiano com tecnologia de ponta. O painel tem uma tela digital que mostra as informações do carro e do sistema híbrido. Os bancos são revestidos de couro e alcântara, com costuras hexagonais que remetem ao estilo da Lamborghini. O volante tem botões para selecionar os modos de condução: Strada (rua), Sport (esporte) e Corsa (corrida). Há também um botão EGO, que permite personalizar as configurações de acordo com as preferências do motorista.

PREÇO

O preço do Lamborghini Sián varia de acordo com a versão e o mercado. Segundo os resultados da busca, o preço base do Sián coupé é de 3 milhões de libras na Inglaterra1, o que equivale a cerca de R$ 22,5 milhões em conversão direta. Já o preço base do Sián
roadster é de 3,5 milhões de euros, o que corresponde a aproximadamente R$ 21,8 milhões. No entanto, esses valores podem ser maiores dependendo da personalização do carro pelo cliente. Vale lembrar que o Sián é um carro extremamente limitado, com apenas 63 unidades do coupé e 19 do roadster produzidas, e todas já estão esgotadas. Portanto, o preço real de mercado pode ser muito superior ao preço base.

Fig. 8. E a versão Cabriolet? Chama sua atenção?

O Lamborghini Sián é um carro que representa a vanguarda da indústria automotiva, unindo tradição e inovação em uma obra-prima da mecânica e da estética. O carro é uma homenagem à história da Lamborghini e ao legado de Ferdinand Piëch, mas também uma visão do futuro da mobilidade sustentável e emocionante.


Valeu e motoabraço!



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Fontes:

MOTO DE LEILÃO: COMPENSA COMPRAR?

 MOTO DE LEILÃO: COMPENSA COMPRAR?

Muita gente tem dúvidas a respeito se deve ou não comprar motos de leilões. Eis aqui um guia para te ajudar


Salve, Motors!

É normal ter dúvidas a respeito de comprar ou não uma motoca de leilão. Muitos são os detalhes a serem vistos, antes de dar o lance. Afinal, compensa comprar uma moto de leilão?

Fig. 1. Motos de leilão podem ter diversos problemas. (Créd. foto: Levy Ferreira-SMCS)


A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como o tipo de leilão, o estado da moto, o valor do lance, os custos de regularização e os riscos envolvidos. Em geral, comprar uma moto de leilão pode ser vantajoso se você souber escolher bem o veículo e tiver paciência para lidar com a burocracia.

Existem diferentes tipos de leilões de motos no Brasil, cada um com suas características e regras. Alguns dos mais comuns são:

  • Leilões de apreensões podem trazer mais complicação.
    (Créd. Foto - Motos de Leilão (site)
    Leilões de apreensões: realizam a venda pública de veículos que estão sob a guarda
    de autoridades públicas, como Detran, Polícia Rodoviária Federal ou Receita Federal. Esses veículos podem ter sido apreendidos por infrações de trânsito, falta de pagamento de impostos ou envolvimento em crimes. Nesses leilões, é possível encontrar motos com preços bem abaixo do mercado, mas também com problemas mecânicos, documentais ou judiciais. É importante verificar o estado da moto e a situação do lote antes de dar um lance.

  • Leilões de montadoras: costumam ser feitos quando os fabricantes vão lançar algum modelo novo de moto no mercado e precisam liberar espaço em seus pátios, ocupados por motocicletas mais antigas. Esses leilões oferecem motos seminovas ou usadas, mas em bom estado de conservação e com documentação em dia. Os preços costumam ser um pouco mais altos do que nos leilões de apreensões, mas ainda assim inferiores aos praticados nas concessionárias.

  • Leilões de recuperação financeira: ocorrem quando as instituições financeiras retomam os veículos que foram financiados e não tiveram as parcelas pagas pelos compradores. Esses leilões também podem oferecer motos em boas condições e com documentação regular, mas é preciso ficar atento aos possíveis débitos pendentes, como multas, IPVA ou seguro obrigatório.

    Motos de montadoras ou recuperadas por financeiras podem ser boas opções, na hora
    da escolha. (Créd. foto - Divulgação)

  • Leilões de órgãos públicos: realizam a venda de veículos que pertencem ao patrimônio público e que não são mais utilizados pelos órgãos governamentais. Esses leilões podem ter motos novas ou usadas, mas geralmente com alta quilometragem e desgaste. Os preços costumam ser baixos, mas é preciso verificar se há restrições administrativas ou judiciais que impeçam a transferência do veículo.

  • Leilões de pessoas físicas: são feitos por particulares que querem vender suas motos por algum motivo pessoal ou profissional. Esses leilões podem ter motos de diversos modelos, marcas e anos, mas é preciso ter cuidado com possíveis fraudes ou golpes. É recomendável verificar a procedência da moto e do vendedor, além de conferir a documentação e o estado do veículo antes de fechar o negócio.

    Motos do Poder Público podem - ou não - ser uma boa opção.
    (Créd. foto: Lara Muniz / Roraima em Tempo)


Para comprar uma moto de leilão no Brasil, é preciso seguir alguns passos:

  • Pesquisar os leilões disponíveis na sua região ou online. Você pode consultar os sites das empresas leiloeiras ou dos órgãos públicos que realizam os leilões.

  • Escolher o leilão que mais lhe interessa e se cadastrar no site da empresa leiloeira ou do órgão público responsável pelo leilão.

  • Analisar o edital do leilão e verificar as condições de participação, pagamento, retirada e regularização do veículo.

    Antes de qualquer coisa, conheça bem a empresa leiloeira e seu
    histórico. De preferência, converse com pessoas que já
    tiveram experiência com tal empresa.
    (Créd. foto: SE7I Leilões)

  • Visitar o pátio onde estão as motos disponíveis para o leilão e inspecionar os veículos de seu interesse. Você pode levar um mecânico ou um especialista para avaliar o estado da moto.

  • Participar do leilão presencialmente ou online e dar o seu lance pela moto que deseja comprar. Você pode acompanhar o andamento do leilão pelo site da empresa leiloeira ou do órgão público.

  • Se o seu lance for o vencedor, você deverá pagar o valor da moto mais as taxas administrativas e os impostos referentes à compra. Você também deverá assinar o termo de arrematação e retirar a nota de venda.

  • Retirar a moto do pátio no prazo estipulado pelo edital do leilão e providenciar a regularização do veículo junto aos órgãos competentes. Você deverá pagar as eventuais dívidas pendentes, como multas, IPVA ou seguro obrigatório, e solicitar a transferência do veículo para o seu nome.

  • Aproveite a sua moto de leilão!

Comprar uma moto de leilão no Brasil pode ser uma boa opção se você estiver disposto a pesquisar, analisar e negociar os veículos disponíveis. Você pode encontrar motos com preços atrativos e em boas condições, mas também pode se deparar com problemas mecânicos, documentais ou judiciais. Por isso, é preciso ter cautela e atenção ao participar de um leilão de motos. No mais, boa sorte e motoabraço!




COMPARATIVO: YAMAHA R15 x HONDA CBR 150R

Comparativo: Yamaha R15 2023 x Honda CBR 150R 2023

Os motivos que podem tornar essas duas ferinhas verdadeiras adversárias aqui no Brasil



Salve, motors!! 

Recentemente, a Yamaha agraciou uma fatia do público motociclista brasileiro com sua nova YZF-R15, uma miniesportiva que já tem feito alguns coraçõezinhos baterem mais forte. Uma urbana com pegada esportiva, a Yamaha R15 deve estrear, como dito no próprio site da Yamaha, uma nova categoria de motos, a sportfun, esportiva e divertida.  

Do outro lado, a maior concorrente da Yamaha, lançou recentemente a sua nova CBR 150R, porém, e por enquanto, na Indonésia.

YAMAHA R15 2023

A Yamaha R15 2023 é a nova integrante da família R-Series, que conta com modelos como a R3 ABS e a R1. A R15 é uma moto inspirada nas corridas, mas que também pode ser usada
no dia a dia. Ela tem um design arrojado e aerodinâmico, com linhas marcantes e carenagem que lembra a YZR-M1 da MotoGP. A parte frontal tem um duto de entrada em forma de M, que otimiza o fluxo de ar, e um conjunto óptico com farol e luz de posição de LED. A rabeta é alta e afilada, com lanterna de LED e piscas integrados. O painel é 100% digital, com iluminação de LED e fundo branco, e conta com contagiros, indicador de marcha, medidor de combustível, indicador VVA (que mostra quando o sistema de comando de válvulas variável está atuando), velocímetro, hodômetro, consumo instantâneo e médio, entre outras funções. O painel também tem um shift light, que indica o momento ideal para troca de marchas, e que pode ser ajustado pelo piloto.

A R15 2023 tem um motor monocilíndrico de 155 cc, com refrigeração líquida e comando de
válvulas variável (VVA), que garante agilidade nas arrancadas e retomadas. Esse motor entrega 19 cv de potência a 10.000 rpm e 14,7 Nm de torque a 8.500 rpm, acoplado a uma transmissão de seis velocidades com embreagem assistida e deslizante, que evita o travamento da roda traseira nas reduções bruscas. A suspensão dianteira é do tipo invertida (upside-down), com tubos de 37 mm de diâmetro, que oferece mais rigidez e estabilidade nas curvas. A suspensão traseira é monoamortecida, com link progressivo e ajuste na pré-carga da mola. Os freios são a disco nas duas rodas, com ABS de dois canais, que evita o bloqueio das rodas em frenagens mais fortes. As rodas são de liga leve, com pneus largos (100/80 na frente e 140/70 atrás).




A Yamaha R15 2023 tem um peso seco de 137 kg e uma capacidade do tanque de combustível de 11 litros. Ela está disponível nas cores azul metálico (Racing Blue), vermelho metálico (Racing Red) e preto fosco (Stealth Black). O preço sugerido é de R$ 19.990.




HONDA CBR 150R 2023

A Honda CBR 150R 2023 é outra opção para quem busca uma moto esportiva de baixa cilindrada. Ela faz parte da linha CBR da Honda, que tem modelos como
a CBR 250R e a CBR 1000RR. A CBR 150R tem um visual inspirado nas motos de competição da marca, com uma carenagem que envolve o motor e o chassi, dando um aspecto mais robusto e aerodinâmico. A frente tem um farol duplo de LED, com luzes diurnas integradas, que garantem uma boa visibilidade noturna. A traseira tem uma lanterna de LED em forma de X, que dá um toque moderno e diferenciado. O painel é totalmente digital, com iluminação vermelha, e mostra as informações básicas como velocímetro, contagiros, indicador de marcha, medidor de combustível, hodômetro total e parcial, relógio e luzes espia.


A CBR 150R 2023 tem um motor monocilíndrico de 149 cc, com refrigeração líquida e injeção eletrônica. Esse motor produz 16,8 cv de potência a 9.000 rpm e 14 Nm de torque a 7.000 rpm, acoplado a uma transmissão de seis velocidades. A suspensão dianteira é convencional, com tubos de 31 mm de diâmetro, e a suspensão traseira é monoamortecida, com ajuste na pré-carga da mola. Os freios são a disco nas duas rodas, com ABS de dois canais, que evita o bloqueio das rodas em frenagens mais fortes. As rodas são de liga leve, com pneus de medidas 100/80 na frente e 130/70 atrás.

A Honda CBR 150R 2023 tem um peso seco
de 135 kg e uma capacidade do tanque de combustível de 12 litros. Ela está disponível nas cores vermelho (Victory Red), preto (Matte Black) e branco (Matte Pearl White). O preço sugerido é de R$ 18.999.

COMPARATIVO

A Yamaha R15 2023 e a Honda CBR 150R 2023 são duas motos que oferecem uma experiência esportiva para quem busca diversão e performance em uma moto de baixa cilindrada. Ambas têm um design


inspirado nas motos de corrida, com carenagens aerodinâmicas, faróis e lanternas de LED, painéis digitais e freios com ABS. As diferenças estão nos detalhes, como o comando de válvulas variável da R15, que dá mais potência e torque em altas rotações, a suspensão invertida da R15, que dá mais rigidez e estabilidade nas curvas, o shift light da R15, que indica o momento ideal para troca de marchas, a embreagem assistida e deslizante da R15, que evita o travamento da roda traseira nas reduções bruscas, e o pneu traseiro mais largo da R15, que dá mais aderência e tração.

A Honda CBR 150R 2023 tem como vantagens o preço mais baixo, a capacidade do tanque
maior e o peso menor. Ela também tem um motor mais linear e econômico, que pode ser mais adequado para o uso urbano. A Yamaha R15 2023 tem como vantagens a potência e o torque maiores, a suspensão e os freios mais sofisticados, o design mais arrojado e as cores mais chamativas. Ela também tem um motor mais esportivo e divertido, que pode ser mais adequado para o uso em estradas ou pistas.

No final das contas, a escolha entre as duas motos depende do gosto e do perfil de cada piloto. As duas são ótimas opções para quem quer uma moto esportiva de 150 cc, mas cada uma tem seus pontos fortes e fracos. O ideal é fazer um test drive em ambas e ver qual delas se adapta melhor ao seu estilo de pilotagem.

Espero que você tenha gostado deste comparativo entre as motos Yamaha R15 2023 e Honda CBR 150R 2023. Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário abaixo. E se você quiser saber mais sobre outras motos, fique ligado no nosso blog. Motoabraço e até a próxima!




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Fontes:

https://www.yamaha-motor.com.br/r15-abs/product/30089

https://www.car.blog.br/2023/06/yamaha-yzf-r15-super-esportiva-de-r.html

https://www.uol.com.br/carros/colunas/infomoto/2023/06/23/yamaha-r15-mini-esportiva-de-155-cc-chega-ao-brasil-em-novembro-conheca.htm

https://www.youtube.com/watch?v=FPkbQHGkKig

https://www.motoo.com.br/honda-cbr150r-como-e-rival-da-yamaha-r15/

https://www.astra-honda.com/product/cbr-150-r

https://motociclismoonline.com.br/noticias/honda-apresenta-nova-cbr150r-na-indonesia/




COMPARATIVO: HONDA CB 300F TWISTER x BAJAJ DOMINAR 400

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