terça-feira, 13 de maio de 2025

Royal Enfield Classic 350: Review de 1 Ano

Salve, motors!

Beleza? Hoje a gente vai bater um papo reto sobre uma moto que tá fazendo bastante sucesso por aí: a Royal Enfield Classic 350. Muita gente sonha com ela, curte o visual clássico, o jeito dela de rodar... Mas, como nem tudo são flores nesse mundão das duas rodas, ela também tem uns pontinhos que a gente precisa colocar na balança, né?




Não é que a moto seja ruim, longe disso! As fontes que a gente consultou deixam claro que ela funciona do jeito que deveria e que achar problema nela exige até ser "um pouco criativo". Mas, para não fazer ninguém perder tempo e ir direto ao ponto, vamos falar sobre os principais "problemas" ou pontos negativos que foram levantados sobre a Classic 350 depois de um tempo de uso:

  • Falta de "Final" (Velocidade Máxima Baixa): Olha, esse é o primeiro ponto. Por ter um motor 350 cilindradas, a Classic não foi feita pra correr, e isso é ok. A velocidade máxima fica ali pelos 110-120 km/h no máximo. As fontes até entendem a proposta, mas um pouquinho mais de velocidade final seria bacana, principalmente pra dar aquela segurança a mais na hora de fazer uma ultrapassagem na estrada. Não é um problema enorme, mas algo que a Royal Enfield poderia repensar.
  • Dificuldade para Tirar o Banco do Garupa: Esse aqui é considerado um ponto negativo enorme e que incomoda bastante. A Classic 350 fica show de bola sem o banco traseiro. Mas, sério, a Royal Enfield parece que "estudou bastante como complicar" a vida do motociclista na hora de remover o banco. Você tem que soltar uns parafusos debaixo do banco do piloto num espaço super apertado – é um "trabalho desgraçado"!. Diferente de outras motos custom, onde é rapidinho tirar, na Classic 350 "dá um trabalho miserável". Ponto a ser melhorado urgente!
  • Manutenção Cara e Dificuldade com Peças: Eita, aqui o bicho pega!. O custo da manutenção nas concessionárias é bem alto, especialmente o valor das peças. Isso causa estranhamento, porque a linha 350 foi pensada
    pra galera com "menos grana", custando perto de uma Titan, sabe?. Uma das fontes chuta que talvez seja porque a moto é nova e não tem peça paralela no mercado ainda. Mas os preços nas concessionárias são descritos como um "verdadeiro absurdo", com peças custando mais que o dobro do valor de importação.


  • Pneu Traseiro Original, só na Concessionária: Ligado ao ponto anterior, tem a questão do pneu traseiro. Nenhuma fabricante no Brasil produz o pneu traseiro da Classic 350 nas medidas originais. Ou seja, se você quer manter as medidas de fábrica, a única opção é comprar na concessionária Royal Enfield. Mais um "verdadeiro absurdo", segundo as fontes.
  • Risco de Queimar a Perna no Escapamento: Cuidado na hora de parar!. Ao apoiar a perna direita no chão, você corre o risco de queimar a canela

    ou o tornozelo no escapamento
    . A posição dele é meio ingrata. Apesar de ter um protetor que ajuda a evitar queimaduras graves, o risco de dar aquela "sapecada" ainda existe se não tomar cuidado.
  • Marcador de Combustível Impreciso: Esse é um dos dois problemas que mais afetam no dia a dia. A boia é considerada a "simplesmente mais imprecisa" que uma das fontes já viu, quase "figurativa" e que "não dá pra confiar". Principalmente depois de meio tanque, a marcação fica "completamente errada" e aleatória, variando até com a inclinação da moto. A dica é se basear pela quilometragem rodada ou abastecer assim que a luz da reserva acender.


  • Retrovisores Soltando: O outro problema chato e que mais afeta o uso diário. Os retrovisores soltam dos dois lados. Pode ser na haste (fazendo ele cair "quase no seu peito") ou na junta do espelho (deixando a parte que balança "bamba"). É algo chato e considerado perigoso no trânsito porque desvia a atenção. Uma das fontes pegou o hábito de ficar empurrando os espelhos pra frente o tempo todo para tentar mantê-los firmes. Acredita-se que um trava rosca pode resolver, mas é um problema recorrente e já visto por outros usuários.


Um detalhe extra, que não é bem um problema da Classic 350, mas de motos com rodas raiadas, é que calibrar os pneus é "muito chato" e demorado por causa do pouco espaço para a mangueira, principalmente atrás. É uma característica desse tipo de roda.

Apesar desses pontos, as fontes reforçam que, no geral, a moto é boa e funciona como deveria. Ela até tem coisas bacanas que motos bem mais caras não têm, como o cavalete central e o protetor no escapamento.



Então é isso, motors! A Royal Enfield Classic 350 é uma moto com muito estilo e personalidade, mas que tem esses detalhes que podem pesar para alguns. A manutenção e as peças parecem ser os pontos que mais pegam no bolso e na praticidade, junto com a imprecisão do marcador e os retrovisores que soltam no dia a dia.

E aí, você que tem uma Classic 350, concorda com esses pontos? Encontrou mais algum? Deixa a sua opinião aqui nos comentários! Vamos trocar essa ideia, porque falar de moto é o que a gente mais curte por aqui!

Valeu, falou, tamo junto! Motoabraço!

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