PNEUS: Como Escolher o Melhor para Sua Moto - e outras Dicas
Salve, Motors!
Quem dirige ou pilota sabe muito bem da importância dos pneus para seu veículo, especialmente, no quesito segurança.
Por isso, escolher o pneu adequado e saber cuidar dele é crucial, pois, além da segurança, vai determinar o desempenho da moto e também os custos com o veículo no final do mês.
Não se esqueça de que os pneus são os pontos de contato direto entre sua moto e a estrada e influencia na tração, estabilidade e capacidade de frenagem.
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O mercado conta com vários tipos de pneus, desenhados para diferentes estilos de motos e outras características, as mesmas válidas para pneus automobilísticos, respeitando, claro, suas proporções. |
Hoje, o mercado de motos oferece uma infinidade de alternativas, mas claro que nem todas são para a sua moto ou, mesmo se servirem, podem não ser adequados ao seu estilo de pilotagem.
Bom, vamos ver, primeiramente, 5 dicas para você escolher melhor os pneus quando for comprá-los:
1. Tipo de Uso
Escolha o pneu adequado ao seu estilo de pilotagem: urbano, touring, esportivo ou off-road. Pneus errados podem comprometer segurança e desempenho.
2. Dimensão Correta
Siga sempre as medidas recomendadas pelo fabricante da moto. Pneus maiores ou menores alteram a estabilidade e podem afetar a leitura do velocímetro.
3. Índice de Carga e Velocidade
Verifique se o pneu suporta a carga e a velocidade máxima da moto. Esses índices encontram-se na lateral da moto e devem ser respeitados.
E já que estamos falando nisso, que tal uma conferida nesses dados? Você pode, agora, mesmo, conferir os atributos dos pneus que estão em sua moto, por meio destas informações.
O índice de carga é um número que representa o peso máximo que o pneu pode suportar quando inflado corretamente. Para saber o peso exato, é necessário consultar uma tabela específica.
Exemplo do código na lateral do pneu: "150/70 R17 69H"
Onde: 150 representa a largura do pneu em milímetros. Neste caso, ele possui 150 mm, ou 15 cm de largura. 70 representa a altura lateral do pneu em milímetros. R17 indica o aro, ou melhor, o diâmetro interno do pneu, que deve coincidir com o da roda. Já o 69H representa o índice de carga e velocidade. Neste caso, o 69 indica que o peso máximo é de 325 kg por pneu, incluindo o peso da moto, e o H significa que o pneu garante estabilidade até os 210 km/h.
Veja esta tabela do índice de carga:
- 58 ==> 236 Kg
- 69 ==> 325 Kg
- 75 ==> 387 Kg
A seguir, a tabela do índice de velocidade, representada pelas letras:
- P ==> 150 km/h
- S ==> 180 km/h
- H ==> 210 km/h
- V ==> 240 km/h
- W ==> 270 km/h
4. Composição da Borracha
Pneus mais macios oferecem maior aderência e são ideais para motos esportivas, contudo, desgastam mais rápido. Já compostos mais duros, duram mais e são recomendados para touring (viagens).
5. Data de Fabricação
Atenção para isso: evite pneus antigos, mesmo que estejam em "estado de novo", nunca usado. O fato é que a borracha tem prazo de validade e, quando mais tempo passa, mesmo sem uso, ela endurece, racha e perde a aderência. A data de validade pode ser conferida no código DOT na lateral do pneu.
O código DOT nos pneus é uma série de letras e números que fica na lateral do pneu. Ele possui 13 dígitos e indica quem fabricou o pneu e sua data de fabricação. Os três primeiros números representam qual empresa e fábrica produziu o pneu, e os seis seguintes significam o modelo e a medida do pneu. Na verdade, um grupo de quatro algarismos é que determina a data de fabricação. Por exemplo: se em seu pneu há o número 2524 após o DOT, quer dizer que ele foi fabricado na 25ª semana de 2024.
Uma observação: os pneus mais antigos continham somente 12 dígitos. Neste caso, os primeiros dois números indicam o código da fábrica e país de produção do pneu; os próximos seis números indicam o o modelo e medida do pneu e os quatro número finais são a data de fabricação.
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Este pneu, por exemplo, foi fabricado na 41ª semana de 2008 |
Agora, veja alguma dicas para manter a vida útil de seus pneus por mais tempo:
1. Calibragem Correta
Mantenha sempre a pressão recomendada pelo fabricante. Pneus murchos desgastam de forma irregular e aumentam o consumo de combustível.
2. Rodízio e Equilíbrio (Balanceamento)
Em motos que permitem a troca dos pneus traseiro e dianteiro, faça o rodízio para uniformizar desgaste, assim como fazem nos carros. Faça o balanceamento regularmente. Apesar de ser moto, saiba que as rodas das motocicletas também perdem a equalização ao longo delas, especialmente devido a terrenos acidentados. O balancemento serve para justamente recuperar essa equalização e equilibrar a distribuição de peso em toda a roda.
3. Evite Excesso de Carga
Peso acima do recomendado força os pneus, acelerando o desgaste e podendo causar falhas estruturais.
4. De olho no TWI
O TWI - sigla em inglês para "indicador de desgaste de rodagem" - é um indicador, propriamente dito, que fica na banda de rodagem de qualquer pneu. Quando esse indicador começa a se desgastar, é sinal que está na hora de trocar o pneu. De acordo com a Associação Nacional das Indústrias de Pneus - ANIP -, o limite de segurança é de 1,6 mm de profundidade, indicado nos sulcos do pneu. A marcação é uma saliência da borracha e, quando atingida, significa que o pneu já pode ser considerado "careca".
5 Dicas para Manter os Pneus em Bom Estado por Mais Tempo
- Calibragem Correta – Mantenha a pressão recomendada pelo fabricante. Pneus murchos desgastam irregularmente e aumentam o consumo de combustível.
- Rodízio e Equilíbrio – Em motos que permitem troca de pneus dianteiro e traseiro, faça o rodízio para uniformizar o desgaste. Equilibre as rodas periodicamente.
- Evite Excesso de Carga – Peso acima do recomendado força os pneus, acelerando o desgaste e podendo causar falhas estruturais.
- Condução Suave – Acelerações bruscas, frenagens fortes e curvas agressivas reduzem a vida útil dos pneus. Dirigir de forma progressiva ajuda a conservá-los.
- Armazenamento e Limpeza – Se a moto ficar parada por longos períodos, mantenha os pneus afastados do solo e evite exposição excessiva ao sol e umidade. Limpe-os regularmente para remover sujeiras abrasivas.
Então, é isso, galera! Por hoje é só. Motoabraço!
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