quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Benelli TRE 1130 K Amazonas: On e Off-Road

--------------------------------------------
Ela foi lançada em 2007, após a visita de representantes da Benelli, no Brasil, mais especificamente, no estado do Amazonas. A idéia era construir uma moto que aguentasse o rojão fora-de-estrada, mas que trouxesse, ao mesmo tempo, conforto e segurança, além de beleza, nos perímetros urbanos e interurbanos, ou seja, nas rodovias. Foi criada, daí, a TRE 1130 K Amazonas.
A fábrica da Benelli foi criada no ano de 1911, na Itália. Na década de 60, a marca sofreu uma queda brusca, devido aos novos padrões de motocicletas lançados pelos japoneses que, com velocidade e custo médio, conseguiu conquistar o coração e a alma de motociclistas do mundo inteiro. No início dos anos 2000, a Benelli foi adquirida pelo grupo chinês Qianjiang, o qual tem trabalhado bastante para reerguer o conceito adotado pela Benelli, mas com as novas tecnologias e seguindo o gosto cada vez mais apurado dos fãs de motociclismo.
A Amazonas, como está sendo chamada (não confundir com a antiga Amazonas brasileira), é construída sobre um quadro multitubular de alumínio resistente a qualquer terreno e situação. Uma moto "construída para superar os limites conhecidos", como disse um de seus projetistas, no próprio site da Benelli. Sua suspensão traseira foi desenhada para garantir mais estabilidade e melhor dirigibilidade, tanto "on" quanto "off-road", sem alterar o conforto, devido à reação do sistema sobre o terreno.
------------------------------------------------
O quadro da TRE 1130 K Amazonas é reforçado e garante conforto e segurança em qualquer terreno. Foto: site oficial.



-------------------------------------------------
Em seu quadro, há montado um radiador de alta performance, que garante confiança nas mudanças de temperatura do motor, não importando se a moto está em baixa velocidade nas ruas, ou em velocidade de aventura-cruzeiro nas estradas de terra.
O motor é de 3 cilindros com 4 válvulas cada, levemente inclinado 15º para frente e com 1130 cc, é refrigerado a líquido e possui dois ventiladores (fans), um deles para resfriar o óleo, o que acaba por colaborar na durabilidade do lubrificante e, claro, do próprio motor e suas partes. Seu câmbio é de 6 marchas.
Usa pneus radiais e originalmente sem câmeras, medindo 120/70R17 na dianteira e 180/55R17 na traseira. Os freios são compostos por dois discos de 320 mm na dianteira e um disco na mesma medida na roda traseira.
Na categoria das maxitrails, a TRE 1130 da Benelli não deixa nada a desejar. É uma moto realmente forte e cumpre o que promete. No Brasil, ela é importada pelo grupo Izzo e tem feito bastante sucesso. Nos EUA, ela custa em torno de US$ 15 mil, enquanto que, no famigerado país tupiniquim, seu precinho ultrapassa os R$ 75 mil.
-------------------------------------------------
Detalhes laterais da frente da TRE: os piscas dianteiros encontram-se nos retrovisores.



---------------------------------------------------
A TRE 1130 tem altura, é bonita e imponente, sem contar sua agilidade nas pistas e na terra.

3 comentários:

Anônimo disse...

Antes, meu sonhe de consumo era a Tiger 1050, depois que vi a Tre K Amazonas nao consigo mais pensar na Tiger rsrs, eu quase fechei o negocio, mas estou com medo do pos-vendas e da falta de peças, entrei em contato com a Benelli, eles NAO vendem peças via internet, tenho que pedir para um distriuidor oficial, ai fica muito dificil, na Imocx (grupo izzo) me pediram quase 400 reais por um filtro de oleo (e eles nao tem), se eu conseguisse pecas via internet, ja estava com uma em minha garagem :)

Anônimo disse...

Tenho uma e adoro.O problema são as peças que estou procurando um distribuidor pois o tal do Grupo Iso não existe.Caso tenham algum contato favor informar.E-mail Botelho@bioderm.com.br

Motocicletas disse...

Motocicletas imponentes... linda demais essa TRE 1130.