5 Motos PROMETIDAS para 2024 no Brasil + Bonus

Salve, motors!

Sempre que chega o fim de algum ano, a gente fica se perguntando quais as novidades para o ano seguinte, geralmente. É por isso que uni minha própria curiosidade com a tarefa que tenho em trazer informações pra galera que lê esse blog, e fiz um compilado de alguns modelos que estão prometidos para chegar em 2024 em território tupiniquim.  Confira!

1 - Bajaj Chitak Elétrica

Desde que a Bajaj chegou ao Brasil, em dezembro de 2021, ela tem rebolado em um mercado já tomado por motos, digamos, mais clássicas, como as da Honda, da Yamaha e, até mesmo da Dafra, entre tantas outras, mas tem conseguido colocar seus modelos Dominar nas ruas. De forma lenta e gradual, mas tem. 

Agora, ela está trazendo outro de seus modelos, a pequena scooter elétrica Chitak. Ela tem uma aparência vintage, que lembra muito as Vespas dos anos 1960. 

Na Índia, país natal da marca, a Chitak é vendida em duas versões, ambas alimentadas por uma bateria de 2,9 kWh. A versão Premium tem uma autonomia de 108 km, enquanto que a Urbane chega aos 113 km. Em termos de velocidade máxima, a Premium atinge 63 km/h e sua irmã, 73 km/h. 

Aqui no Brasil, ainda não se confirmou qual das duas versões virá, ou se ambas, e nem mesmo divulgou-se o preço. Em Delhi, capital indiana, a Premium tem preço sugerido de 120 mil rúpias, o que equivale a R$ 6.965,00 no câmbio de hoje. A versão Urbane básica, sem o sistema TecPac, que otimiza a moto, é sugerida no site por 115 mil rúpias.

2 - Royal Enfield Himalayan 450

O brasileiro ainda não se acostumou muito com a Royal Enfield, mesmo porque ela não é encontrada em todas cidades brasileiras. Pelo menos, não ainda. Mas, onde ela aportou, sem dúvida chamou a atenção com suas motocicletas com pegada vintage. 

No caso da Himalayan, que aqui já roda com seu motor de 411 cc, além do visual retrô, aparenta ser resistente, e tem conquistado o gosto de alguns aventueiros de fim de semana. "Só não conte com alta velocidade, pois ela mal passa dos 110 km", disse certa vez Bressan, um conhecido morador de Brasília, DF, apaixonado pela Himalayan. "Tenho duas.", completou ele.

Para 2024, a Royal Enfield promete a versão mais potente da Himalayan, que agora virá com 50 cilindradas e também uns bons cavalos a mais: enquanto que a Himalayan 400 - que, na verdade, possui um motor de 411 cc - oferece potência de 24,5 cv a 6500 rpm, a de 450 cc fornece 40,02 cv a 8.000 rpm. A diferença é notável, no final. O torque oferecido pela nova Himalayan é 4,07 kgfm contra 3,26 da atual. 

A Royal não especificou a data, mas alguns apostam em abril ou maio.

3 - Honda Hornet 750

A Hornet 600, sem dúvida alguma, caiu no gosto do brasileiro. Quem possui, ou já possuiu uma, sabe do que estou falando. É uma motocicleta ágil no trânsito e uma bala nas estradas. Sem falar que é muito bonita (há quem não ache, sei disso também). 

Bom, a novidade é que a Honda promete trazer alguns modelos e, mesmo sem confirmar nada, pode ser que a irmã maior, de 750 cilindradas, revista e renovada, para o Brasil. O modelo já está no mercado exterior há mais de um ano e tem feito sucesso por lá. 

A naked vem equipada com motozão de 755 cm³ e com um visual mais moderno e bruto. A potência máxima da nova Hornet, 91 cv, é cerca de 12% menor na comparação com o modelo anterior, no entanto o torque máximo é 17% maior. Nesta equação é necessário incluir também a importante redução de peso do modelo atual, cerca de 10 quilos mais leve, o que define o caráter ágil da novidade, a troca da brutalidade por eficiência dinâmica, e muito mais. Iluminação LED, painel TFT também fazem parte do pacote.

4 - BMW R 1300 GS

A nova big trail da BMW parece ser uma das primeiras a desembarcar por aqui, no ano que vem, e pelo jeito, logo no início, quando a fábrica disse que irá montar o modelo no Brasil. Estou falando da novíssima R 1300 GS. Atualmente, o carro-chefe da marca neste segmento é a R 1250 GS, que em breve deverá sair de linha.

A BMW R 1300 GS 2024 é alimentada por um boxer de 1.300 cm³ e arrefecimento líquido. Ele produz uma potência declarada de 145 cv a 7.750 rpm, e 14,5 kgfm de torque a 6.500 rpm. A velocidade máxima é declarada como 200 km/h, e o tempo de 0 a 100 km/h é listado como 3,39 segundos.

Mesmo que ainda não tenha sido informado oficialmente, podemos esperar um valor acima dos R$ 130 mil para este modelo, já que a R 1250 GS Premium está disponível no site por R$ 112.500,00 à vista (preço atualizado em 27/12/2023).

5 - Kawasaki Eliminator 450

A Eliminator 450 se destaca com um motor de 451 cm³, proporcionando um desempenho impressionante tanto em trajetos urbanos quanto em aventuras nas estradas. O design arrojado e contemporâneo da moto reflete a essência da marca japonesa, oferecendo uma fusão harmoniosa entre tradição e modernidade.



Seu motor é derivado da Ninja 400 e teve o quadro projetado especificamente para ele, isto é: a Eliminator 450 tem um quadro exclusivo para "chamar de seu".

Aqui, no Louco por Motos, há um artigo completo falando sobre a Eliminator e a possibilidade de ela vir ao Brasil. Para saber mais, clique neste link.

6 – Royal Enfield Super Meteor 650 (bônus)

Acho que, por essa, você não esperava. A Royal Enfield já informou que irá trazer para cá a Super Meteor 650, uma custom de arrepiar os pelos do braço.


“Troncuda”, ela faz presença com seu motor
twin e roupagem estradeira. A marca parece que vai trazer outro modelo, a Shotgun 650, uma motocicleta de personalidade e identidade próprias. Poderá chamar a atenção da galera mais jovem, com seu monobanco, isto é, ela não tem espaço para passageiro. Mas, para viajar, assim como sua irmã Super Meteor, é proporciona um prazer imenso.

Assim que as novidades forem chegando, vou vos atualizando. Motoabraço e até a próxima. Em breve, este artigo estará disponível também no Youtube.


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