sábado, 6 de março de 2010

Conforto e desempenho na nova KAWA GTR 1400

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Em se falando de motores verdadeiramente potentes, a Kawasaki nunca parou. Com a GTR 1400, uma tour de 4 cilindros, 1.352 cc, 152 cv e muito, muito conforto, muita segurança e alto desempenho, especialmente, para longas viagens, a marca mostra que continua andando bem à frente. Na verdade, o lançamento desta super-tour foi feito em 2007, mas a Kawasaki não parou de trabalhar nos detalhes da motocicleta.
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A Kawasaki 1400 GTR. Uma gran-tour perfeita para longas viagens.


Segundo os engenheiros que a desenvolveram, trata-se de uma motocicleta cheia de especialidades e ingredientes "kawasaki", líder de classe em performance e força, um novo marco no esporte-touring.
Seu motor é baseado no já tecnológico ZZR1400, regulado para torques médios e baixos, o que lhe confere uma força significativa. Refrigerado a líquido, possui 16 válvulas com a tecnologia Variable Valve Timing (Temporizador Variável de Válvula), que determina alto torque em baixas e médias rotações. Esta característica é uma atualização do motor que lhe deu base. Sua retomada de velocidade é algo espetacular: o motor se esforça e gira muito bem nas mais altas rotações.
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Motor ZZR1400: tecnologia VVT, da Kawasaki, 16 válvulas e quatro cilindros em linha.


Graças ao seu sistema de injeção de combustível, a resposta obtida pelo regulador de pressão é única, leve e macia. Ou seja, o piloto não sente a "pancada" do motorzão durante a pilotagem.
Suas linhas elegantes contam com bagageiros e um pára-brisas amplo e de altura regulável, características indispensáveis a motocicletas de sua categoria. O painel de instrumentos, além de mostrar velocidade e outras informações convencionais, ainda apresenta o consumo médio e a pressão dos pneus. Em sua própria ignição, há instalado um sistema anti-furto, o que garante ao proprietário maior segurança ao deixá-la estacionada em locais não muito bem quistos. Uma das curiosidades exclusivas está em seu tanque: o que se vê é um falso tanque, pois o verdadeiro encontra-se embaixo do primeiro, e possui capacidade para 22 litros. Autonomia razoável, já que esta motocicleta deve fazer entre 10 e 12 km/litro: isto resulta em 200 a 264 km, em velocidade controlada (até 110 km/h).
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O sistema de transmissão está ligado à suspensão: denominado Tetra-Lever, a resposta parece ser de uma super esportiva.


A ignição da GTR conta com um novo sistema de reconhecimento de chave, o que dispensa ter que colocá-la e girá-la no "miolo" para funcioná-la. Basta que o comando esteja no bolso e, ao aproximar da moto, seus sistema de partida é desbloqueado e ela entra em funcionamento.
A transmissão é por cardã e a máquina possui câmbio de 6 marchas. Opcionalmente, o interessado pode pagar um pouco mais para ter o ABS total em seus freios, para evitar derrapagens e quedas desnecessárias e indesejadas, evidentemente. Como uma boa turística, a GTR está equipada com um sistema de transmissão final por veio (fila). O sistema de transmissão está ligado ao sistema de suspensão, apelidado de Tetra-Lever. Com quatro pontos de articulação, esta estrutura adapta a sua forma e posicionamento para responder às necessidades de uma condução desportiva, diluindo os defeitos típicos de uma transmissão por "veio", que normalmente é menos suave na ação e menor capacidade de tração.
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Pra você, leitor de Louco por Motos: wallpaper da GTR 1400. Clique com o botão acionado na imagem e, em seguida, com o botão auxiliar do mouse: no menu, clique em"Definir como papel de parede".



Suas maiores concorrentes são: a BMW K1200 GT, a Honda Pan-European e a Yamaha FJR 1300 AS, ainda não disponíveis no Brasil. Na pontuação geral dada pelos testes comparativos feitos pela revista Motociclismo, de Portugual, a GTR 1400 ganhou a batalha, até mesmo no quesito custo x benefício.
Se desejar ver o vídeo da GTR 1400, clique no link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=NU6CStaPY9U


Nos EUA, ela recebeu o nome de Concours 14. Linda, não acha?


Boas viagens e ótimas estradas a todos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esta moto tem um grande problema no que diz respeito a segurança...

http://kawasakigtr1400problemas.blogspot.com/